Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/812
Resumo: A televisão ainda é o meio predominante no Brasil em penetração e alcance, mas vem perdendo espaço devido a concorrência com outras mídias. Diante dos desafios impostos pela convergência midiática torna-se necessária uma adaptação visando atender as novas demandas de um público em mutação. Da associação entre a lógica do fluxo de conteúdo, particular da televisão, e da lógica do arquivo, fundamento da internet; emerge os princípios da segunda tela: um canal de resposta simultânea da audiência. Esse espaço se caracteriza pela manifestação e compartilhamento das opiniões e sentimentos do público consumidor sobre os produtos televisivos. O estudo do fenômeno, portanto, tem importância estratégica para o contínuo desenvolvimento do meio televisivo, mas também para validação e esclarecimento deste como um ponto de contato entre emissor e receptor, posições cada vez mais híbridas. Propõe-se demonstrar a importância da audiência segunda tela, como um potencial indicador da recepção televisiva, desta forma foi analisada a novela Babilônia, exibida na faixa das 21 horas na Rede Globo de Televisão que estreou no dia 16 de março de 2015. Primeiramente, foi realizada uma revisão literária, onde foram selecionados os conceitos a serem estudados, posteriormente foi realizada uma netnografia para a identificação dos principais pontos de discussão. Por fim foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais especialistas de áreas correlatas a produção da novela, visando um macro entendimento a partir do cruzamento de dados. Pode-se observar o impacto da audiência da segunda tela, como um caminho propício para a identificação de pontos críticos específicos a trama.
id UFRJ_bb12015b6ecfb62fe56125aa4d554c22
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/812
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira dehttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Lagôa, Maria Beatriz da Rochahttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133Burrowes, Patricia Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/5814638513632403Rett, Lucimara2016-09-26T19:12:41Z2023-11-30T03:02:07Z2015-07-09OLIVEIRA, Gabriel Jácome Nogueira de. Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/812Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-26T21:20:38Z No. of bitstreams: 1 GOliveira.pdf: 3601658 bytes, checksum: 1f34d2dc4d37312f469a234779f0d348 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-26T19:12:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOliveira.pdf: 3601658 bytes, checksum: 1f34d2dc4d37312f469a234779f0d348 (MD5) Previous issue date: 2015-07-09A televisão ainda é o meio predominante no Brasil em penetração e alcance, mas vem perdendo espaço devido a concorrência com outras mídias. Diante dos desafios impostos pela convergência midiática torna-se necessária uma adaptação visando atender as novas demandas de um público em mutação. Da associação entre a lógica do fluxo de conteúdo, particular da televisão, e da lógica do arquivo, fundamento da internet; emerge os princípios da segunda tela: um canal de resposta simultânea da audiência. Esse espaço se caracteriza pela manifestação e compartilhamento das opiniões e sentimentos do público consumidor sobre os produtos televisivos. O estudo do fenômeno, portanto, tem importância estratégica para o contínuo desenvolvimento do meio televisivo, mas também para validação e esclarecimento deste como um ponto de contato entre emissor e receptor, posições cada vez mais híbridas. Propõe-se demonstrar a importância da audiência segunda tela, como um potencial indicador da recepção televisiva, desta forma foi analisada a novela Babilônia, exibida na faixa das 21 horas na Rede Globo de Televisão que estreou no dia 16 de março de 2015. Primeiramente, foi realizada uma revisão literária, onde foram selecionados os conceitos a serem estudados, posteriormente foi realizada uma netnografia para a identificação dos principais pontos de discussão. Por fim foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais especialistas de áreas correlatas a produção da novela, visando um macro entendimento a partir do cruzamento de dados. Pode-se observar o impacto da audiência da segunda tela, como um caminho propício para a identificação de pontos críticos específicos a trama.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDATelevisãoAudiênciaSegunda telaSecond screenBabilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGJNOliveira.pdfGJNOliveira.pdfapplication/pdf3177016http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/812/3/GJNOliveira.pdf48959e20054f5b8667972ba43b3277c4MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/812/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTGJNOliveira.pdf.txtGJNOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain162603http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/812/4/GJNOliveira.pdf.txtd6e63e5463e917ead5abcc1d95d54486MD5411422/8122023-11-30 00:02:07.07oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
title Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
spellingShingle Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Televisão
Audiência
Segunda tela
Second screen
title_short Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
title_full Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
title_fullStr Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
title_full_unstemmed Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
title_sort Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva
author Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
author_facet Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriel Jácome Nogueira de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lagôa, Maria Beatriz da Rocha
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4053248213865133
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Burrowes, Patricia Cecilia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5814638513632403
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rett, Lucimara
contributor_str_mv Lagôa, Maria Beatriz da Rocha
Burrowes, Patricia Cecilia
Rett, Lucimara
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Televisão
Audiência
Segunda tela
Second screen
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Audiência
Segunda tela
Second screen
description A televisão ainda é o meio predominante no Brasil em penetração e alcance, mas vem perdendo espaço devido a concorrência com outras mídias. Diante dos desafios impostos pela convergência midiática torna-se necessária uma adaptação visando atender as novas demandas de um público em mutação. Da associação entre a lógica do fluxo de conteúdo, particular da televisão, e da lógica do arquivo, fundamento da internet; emerge os princípios da segunda tela: um canal de resposta simultânea da audiência. Esse espaço se caracteriza pela manifestação e compartilhamento das opiniões e sentimentos do público consumidor sobre os produtos televisivos. O estudo do fenômeno, portanto, tem importância estratégica para o contínuo desenvolvimento do meio televisivo, mas também para validação e esclarecimento deste como um ponto de contato entre emissor e receptor, posições cada vez mais híbridas. Propõe-se demonstrar a importância da audiência segunda tela, como um potencial indicador da recepção televisiva, desta forma foi analisada a novela Babilônia, exibida na faixa das 21 horas na Rede Globo de Televisão que estreou no dia 16 de março de 2015. Primeiramente, foi realizada uma revisão literária, onde foram selecionados os conceitos a serem estudados, posteriormente foi realizada uma netnografia para a identificação dos principais pontos de discussão. Por fim foram feitas entrevistas em profundidade com profissionais especialistas de áreas correlatas a produção da novela, visando um macro entendimento a partir do cruzamento de dados. Pode-se observar o impacto da audiência da segunda tela, como um caminho propício para a identificação de pontos críticos específicos a trama.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-26T19:12:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Gabriel Jácome Nogueira de. Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/812
identifier_str_mv OLIVEIRA, Gabriel Jácome Nogueira de. Babilônia em crise: uma análise do impacto da social tv na programação televisiva. 2015. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/812/3/GJNOliveira.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/812/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/812/4/GJNOliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 48959e20054f5b8667972ba43b3277c4
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
d6e63e5463e917ead5abcc1d95d54486
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097068537610240