Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5263 |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas. |
id |
UFRJ_bd630a612270f9053c7538ff20967e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5263 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado XSupermercadoEstratégia de marketingPequenas e médias empresasPlanejamento estratégicoVantagem competitivaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEsta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJLeite, Valdecy Fariahttp://lattes.cnpq.br/2256679804280874Vassalo, Julia Porto Pereira2018-10-04T15:19:24Z2023-12-21T03:04:09Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/5263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5263Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
title |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
spellingShingle |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X Vassalo, Julia Porto Pereira Supermercado Estratégia de marketing Pequenas e médias empresas Planejamento estratégico Vantagem competitiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
title_full |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
title_fullStr |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
title_sort |
Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X |
author |
Vassalo, Julia Porto Pereira |
author_facet |
Vassalo, Julia Porto Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, Valdecy Faria http://lattes.cnpq.br/2256679804280874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vassalo, Julia Porto Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supermercado Estratégia de marketing Pequenas e médias empresas Planejamento estratégico Vantagem competitiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Supermercado Estratégia de marketing Pequenas e médias empresas Planejamento estratégico Vantagem competitiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Esta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07 2018-10-04T15:19:24Z 2023-12-21T03:04:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5263 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455969955545088 |