Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vassalo, Julia Porto Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5263
Resumo: Esta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.
id UFRJ_bd630a612270f9053c7538ff20967e9a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5263
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado XSupermercadoEstratégia de marketingPequenas e médias empresasPlanejamento estratégicoVantagem competitivaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEsta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJLeite, Valdecy Fariahttp://lattes.cnpq.br/2256679804280874Vassalo, Julia Porto Pereira2018-10-04T15:19:24Z2023-12-21T03:04:09Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/5263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5263Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
title Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
spellingShingle Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
Vassalo, Julia Porto Pereira
Supermercado
Estratégia de marketing
Pequenas e médias empresas
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
title_full Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
title_fullStr Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
title_full_unstemmed Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
title_sort Planejamento estratégico de marketing como vantagem competitiva em pequenas e médias empresas: estudo de caso Supermercado X
author Vassalo, Julia Porto Pereira
author_facet Vassalo, Julia Porto Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Valdecy Faria
http://lattes.cnpq.br/2256679804280874
dc.contributor.author.fl_str_mv Vassalo, Julia Porto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Supermercado
Estratégia de marketing
Pequenas e médias empresas
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Supermercado
Estratégia de marketing
Pequenas e médias empresas
Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Esta monografia tem como objetivo avaliar como as pequenas e médias empresas se destacam no mercado por conseguirem se manter competitivas mesmo disputando em um ambiente com as grandes empresas. Esta competitividade ocorre devido à existência de ações de marketing isoladas, na maioria das vezes, decididas pelos próprios proprietários, sem um planejamento de marketing especifico. Estas ações são consideradas informais por serem planejadas por gestores que não possuem um conhecimento especifico do Planejamento Estratégico. Aliado a falta de conhecimento sobre Planejamento Estratégico estão a falta de recursos financeiros e de recursos humanos para desenvolvimento de um plano de Marketing estruturado, isto pode ocasionar uma desvantagem competitiva em relação à concorrência. Este estudo teve por pretensão verificar de que forma a teoria do planejamento estratégico de marketing pode ser aplicada à empresa Supermercado X, e qual seriam as contribuições para o processo de gestão sob o enfoque da vantagem competitiva frente à concorrência das grandes redes supermercadistas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07
2018-10-04T15:19:24Z
2023-12-21T03:04:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5263
url http://hdl.handle.net/11422/5263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455969955545088