Facilitando a segunda lei da Termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thiago Oliveira Mello de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8022
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre um tópico da Física tido como difícil pela maioria dos alunos, a Termodinâmica. Para isso vamos utilizar o método de levar ao aluno a visualização das leis da termodinâmica, por meio de experimentos que serão mostrados em sala de aula. Alunos se dividirão em grupos, construíram e apresentaram um experimento predeterminado pelo professor. O professor irá analisar e julgar os experimentos dando-lhes notas. Portanto o aluno assimila o conteúdo com mais interesse, pois estará interagindo com a matéria por meio do experimento, e o professor por sua vez inova no seu método de ensino não se baseando somente na utilização do quadro-negro.
id UFRJ_fe86aea8aa9defaf498cedfbcb7b4c25
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8022
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Facilitando a segunda lei da TermodinâmicaTermodinâmicaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSEsse trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre um tópico da Física tido como difícil pela maioria dos alunos, a Termodinâmica. Para isso vamos utilizar o método de levar ao aluno a visualização das leis da termodinâmica, por meio de experimentos que serão mostrados em sala de aula. Alunos se dividirão em grupos, construíram e apresentaram um experimento predeterminado pelo professor. O professor irá analisar e julgar os experimentos dando-lhes notas. Portanto o aluno assimila o conteúdo com mais interesse, pois estará interagindo com a matéria por meio do experimento, e o professor por sua vez inova no seu método de ensino não se baseando somente na utilização do quadro-negro.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, LígiaVianna, Deise MirandaPenna, AndréGaspar, Marcos BinderlySouza, Thiago Oliveira Mello de2019-05-21T18:18:34Z2023-12-21T03:02:09Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8022Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
title Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
spellingShingle Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
Souza, Thiago Oliveira Mello de
Termodinâmica
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
title_short Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
title_full Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
title_fullStr Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
title_full_unstemmed Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
title_sort Facilitando a segunda lei da Termodinâmica
author Souza, Thiago Oliveira Mello de
author_facet Souza, Thiago Oliveira Mello de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Lígia
Vianna, Deise Miranda
Penna, André
Gaspar, Marcos Binderly
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thiago Oliveira Mello de
dc.subject.por.fl_str_mv Termodinâmica
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
topic Termodinâmica
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS
description Esse trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão dos alunos de Ensino Médio sobre um tópico da Física tido como difícil pela maioria dos alunos, a Termodinâmica. Para isso vamos utilizar o método de levar ao aluno a visualização das leis da termodinâmica, por meio de experimentos que serão mostrados em sala de aula. Alunos se dividirão em grupos, construíram e apresentaram um experimento predeterminado pelo professor. O professor irá analisar e julgar os experimentos dando-lhes notas. Portanto o aluno assimila o conteúdo com mais interesse, pois estará interagindo com a matéria por meio do experimento, e o professor por sua vez inova no seu método de ensino não se baseando somente na utilização do quadro-negro.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-05-21T18:18:34Z
2023-12-21T03:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8022
url http://hdl.handle.net/11422/8022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455988893876224