Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Devesa, Renata Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16494
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias usadas pela marca de beleza Avon, na campanha “Beleza que faz sentido”, para dialogar sobre feminismo com mulheres da classe C. O objetivo central é entender como e porque a marca decidiu tentar se colocar de forma mais humana e empática para empoderar mulheres periféricas. O posicionamento da marca foi analisado através da perspectiva do marketing de causas e das teorias feministas que fundamentaram questões relacionadas à representatividade da mulher na sociedade e na mídia e ao empoderamento feminino. Com base no estudo de caso da campanha “Beleza que faz sentido”, é possível analisar todas as técnicas usadas para envolver o público alvo e entender porque a marca ganhou o Top of Mind no ano seguinte ao lançamento da campanha tombando padrões no universo da beleza.
id UFRJ_c4d81fb0b63bb1a5beb67d1f6337d2f6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16494
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Devesa, Renata OliveiraCarrera, Fernanda Ariane SilvaSchramm, Luanda DiasBarros, Chalini Torquato Gonçalves de2022-03-18T16:57:04Z2023-11-30T03:01:23Z2018-12-05DEVESA, Renata Oliveira. Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/16494Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2022-01-03T16:28:52Z No. of bitstreams: 1 RDevesa.pdf: 958513 bytes, checksum: c4b03214911ef295e2574fb20e4654b7 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-18T16:57:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RDevesa.pdf: 958513 bytes, checksum: c4b03214911ef295e2574fb20e4654b7 (MD5) Previous issue date: 2018-12-05O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias usadas pela marca de beleza Avon, na campanha “Beleza que faz sentido”, para dialogar sobre feminismo com mulheres da classe C. O objetivo central é entender como e porque a marca decidiu tentar se colocar de forma mais humana e empática para empoderar mulheres periféricas. O posicionamento da marca foi analisado através da perspectiva do marketing de causas e das teorias feministas que fundamentaram questões relacionadas à representatividade da mulher na sociedade e na mídia e ao empoderamento feminino. Com base no estudo de caso da campanha “Beleza que faz sentido”, é possível analisar todas as técnicas usadas para envolver o público alvo e entender porque a marca ganhou o Top of Mind no ano seguinte ao lançamento da campanha tombando padrões no universo da beleza.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAvon Products, incFeminismoMarketingCampanhas publicitáriasEstratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe Cinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16494/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALRDevesa.pdfRDevesa.pdfapplication/pdf958513http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16494/1/RDevesa.pdfc4b03214911ef295e2574fb20e4654b7MD5111422/164942023-11-30 00:01:23.136oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
title Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
spellingShingle Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
Devesa, Renata Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Avon Products, inc
Feminismo
Marketing
Campanhas publicitárias
title_short Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
title_full Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
title_fullStr Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
title_full_unstemmed Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
title_sort Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C
author Devesa, Renata Oliveira
author_facet Devesa, Renata Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Devesa, Renata Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Schramm, Luanda Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
contributor_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
Schramm, Luanda Dias
Barros, Chalini Torquato Gonçalves de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Avon Products, inc
Feminismo
Marketing
Campanhas publicitárias
dc.subject.por.fl_str_mv Avon Products, inc
Feminismo
Marketing
Campanhas publicitárias
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias usadas pela marca de beleza Avon, na campanha “Beleza que faz sentido”, para dialogar sobre feminismo com mulheres da classe C. O objetivo central é entender como e porque a marca decidiu tentar se colocar de forma mais humana e empática para empoderar mulheres periféricas. O posicionamento da marca foi analisado através da perspectiva do marketing de causas e das teorias feministas que fundamentaram questões relacionadas à representatividade da mulher na sociedade e na mídia e ao empoderamento feminino. Com base no estudo de caso da campanha “Beleza que faz sentido”, é possível analisar todas as técnicas usadas para envolver o público alvo e entender porque a marca ganhou o Top of Mind no ano seguinte ao lançamento da campanha tombando padrões no universo da beleza.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T16:57:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DEVESA, Renata Oliveira. Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/16494
identifier_str_mv DEVESA, Renata Oliveira. Estratégias da Avon na campanha publicitária “Beleza que faz sentido” e o diálogo sobre feminismo com mulheres da classe C. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/16494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16494/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16494/1/RDevesa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
c4b03214911ef295e2574fb20e4654b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097228809306112