Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Altheman, Francine
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lins, Letícia Alves, Francine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201295
Resumo: A partir de cenas dos movimentos feministas contemporâneos, e trabalhando conceitos como cultura das marcas e femvertising, o objetivo deste trabalho é compreender o modo como a Avon se adequa a esse cenário, assim como os arranjos e disrupções que essas cenas promovem em torno de processos emancipatórios. Apostando no método da cena de Rancière para observar duas campanhas recentes, #OlhadeNovo e #VemdeAvon, constatamos que as transformações acontecem mais no âmbito da micropolítica do que de emancipações que transformam a realidade como um todo.
id USP-72_80ee70ae303b0b453dfdfc34d9ecd392
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/201295
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da AvonOlha de novo: reconstruction of the scene of contemporary feminisms from Avon’s campaingnsOlha de novo: reconstrucción de la escena del feminismo contemporáneo a partir de las campañas de AvonFeminismos contemporáneosFemvertisingAVONMétodo da cenaCampanhas de belezaContemporary feminismsFemvertisingScene methodBeauty campaignsAVONFeminismos contemporáneosFemvertisingCampañas de bellezaAVONMétodo de la escenaA partir de cenas dos movimentos feministas contemporâneos, e trabalhando conceitos como cultura das marcas e femvertising, o objetivo deste trabalho é compreender o modo como a Avon se adequa a esse cenário, assim como os arranjos e disrupções que essas cenas promovem em torno de processos emancipatórios. Apostando no método da cena de Rancière para observar duas campanhas recentes, #OlhadeNovo e #VemdeAvon, constatamos que as transformações acontecem mais no âmbito da micropolítica do que de emancipações que transformam a realidade como um todo.From the scenes of the contemporary feminist movements and dealing with concepts such as label culture and femvertising, this work aims to understand how Avon adequates itself to this scenario, and the arrangements and disruptions these scenes cause around emancipatory processes. Betting on the scene method of Rancière to observe two recent campaigns, #OlhadeNovo and #VemdeAvon, we noted that the transformations occur more in the field of micropolitics than of emancipation that transform reality as a whole.Desde las escenas de movimientos feministas contemporáneos, y trabajando conceptos como la cultura de marca y femvertising, el objetivo de este trabajo es entender cómo Avon se ha adaptado a este escenario y cómo estas escenas promueven arreglos y disrupciones en torno a los procesos emancipatorios. Se utilizó el método de la escena de Rancière para analizar dos campañas recientes, #OlhadeNovo y #VemdeAvon, y se constató que las transformaciones ocurren más en el ámbito de la micropolítica que de las emancipaciones que transforman la realidad en su conjunto.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/20129510.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 202-2142238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201295/192329Copyright (c) 2023 Francine Altheman, Letícia Alves Linshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAltheman, FrancineLins, Letícia AlvesFrancine2023-03-27T11:09:11Zoai:revistas.usp.br:article/201295Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-27T11:09:11Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
Olha de novo: reconstruction of the scene of contemporary feminisms from Avon’s campaingns
Olha de novo: reconstrucción de la escena del feminismo contemporáneo a partir de las campañas de Avon
title Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
spellingShingle Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
Altheman, Francine
Feminismos contemporáneos
Femvertising
AVON
Método da cena
Campanhas de beleza
Contemporary feminisms
Femvertising
Scene method
Beauty campaigns
AVON
Feminismos contemporáneos
Femvertising
Campañas de belleza
AVON
Método de la escena
title_short Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
title_full Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
title_fullStr Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
title_full_unstemmed Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
title_sort Olha de novo: reconstrução da cena dos feminismos contemporâneos a partir de campanhas da Avon
author Altheman, Francine
author_facet Altheman, Francine
Lins, Letícia Alves
Francine
author_role author
author2 Lins, Letícia Alves
Francine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Altheman, Francine
Lins, Letícia Alves
Francine
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismos contemporáneos
Femvertising
AVON
Método da cena
Campanhas de beleza
Contemporary feminisms
Femvertising
Scene method
Beauty campaigns
AVON
Feminismos contemporáneos
Femvertising
Campañas de belleza
AVON
Método de la escena
topic Feminismos contemporáneos
Femvertising
AVON
Método da cena
Campanhas de beleza
Contemporary feminisms
Femvertising
Scene method
Beauty campaigns
AVON
Feminismos contemporáneos
Femvertising
Campañas de belleza
AVON
Método de la escena
description A partir de cenas dos movimentos feministas contemporâneos, e trabalhando conceitos como cultura das marcas e femvertising, o objetivo deste trabalho é compreender o modo como a Avon se adequa a esse cenário, assim como os arranjos e disrupções que essas cenas promovem em torno de processos emancipatórios. Apostando no método da cena de Rancière para observar duas campanhas recentes, #OlhadeNovo e #VemdeAvon, constatamos que as transformações acontecem mais no âmbito da micropolítica do que de emancipações que transformam a realidade como um todo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201295
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201295
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2023.201295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/201295/192329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Francine Altheman, Letícia Alves Lins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Francine Altheman, Letícia Alves Lins
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 20 n. 41 (2023): Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade; 202-214
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107953098752