Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Camila Portugal Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15944
Resumo: Esta pesquisa descreve a coleta de dados relacionados, através da bibliografia com estudo de caso sobre transmissões por vídeos online, de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Busca desenvolver conteúdo referencial para abranger assuntos que dizem respeito aos conhecimentos meméticos que compõem a comunicação digital, no sentido de sintetizar padrões da viralização, por meio dos estudiosos que desenvolveram conceitos relevantes ao traçarem um paralelo entre memes e virais, eventos que desde os exórdios apontam a disseminação ilustrativa e informante por interposição de veículos interligados. A divulgação como ocorrência digital interfere na cultura das massas e se torna permeável aos padrões populares, buscando refletir ideários específicos para atender ao público-alvo e ao mesmo tempo, alcançar a maior quantidade possível de consumidores. Com isso, o fenômeno é concebido, de forma generalizada, como a imitação dos padrões midiáticos difundidos, refletindo características conjunturais. Praticamente qualquer emissão circulando pelas redes sociais pode ser considerada com potencial para viralizar, visto que sintetiza a linguagem necessária para entreter.
id UFRJ_c7e6211c4573a0a42b4543487f2b9cc2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15944
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digitalMemesRedes sociaisWEB 2.0Comunicação digitalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEsta pesquisa descreve a coleta de dados relacionados, através da bibliografia com estudo de caso sobre transmissões por vídeos online, de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Busca desenvolver conteúdo referencial para abranger assuntos que dizem respeito aos conhecimentos meméticos que compõem a comunicação digital, no sentido de sintetizar padrões da viralização, por meio dos estudiosos que desenvolveram conceitos relevantes ao traçarem um paralelo entre memes e virais, eventos que desde os exórdios apontam a disseminação ilustrativa e informante por interposição de veículos interligados. A divulgação como ocorrência digital interfere na cultura das massas e se torna permeável aos padrões populares, buscando refletir ideários específicos para atender ao público-alvo e ao mesmo tempo, alcançar a maior quantidade possível de consumidores. Com isso, o fenômeno é concebido, de forma generalizada, como a imitação dos padrões midiáticos difundidos, refletindo características conjunturais. Praticamente qualquer emissão circulando pelas redes sociais pode ser considerada com potencial para viralizar, visto que sintetiza a linguagem necessária para entreter.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, EduardoCarneiro, Mario Rubens de OliveiraBraga, Robson SilvaRibeiro, Camila Portugal Castro2022-01-05T21:19:17Z2023-12-21T03:01:41Z2021-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRIBEIRO, Camila Portugal Castro. Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15944Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
title Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
spellingShingle Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
Ribeiro, Camila Portugal Castro
Memes
Redes sociais
WEB 2.0
Comunicação digital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
title_full Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
title_fullStr Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
title_full_unstemmed Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
title_sort Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital
author Ribeiro, Camila Portugal Castro
author_facet Ribeiro, Camila Portugal Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Refkalefsky, Eduardo
Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
Braga, Robson Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Camila Portugal Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Memes
Redes sociais
WEB 2.0
Comunicação digital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Memes
Redes sociais
WEB 2.0
Comunicação digital
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Esta pesquisa descreve a coleta de dados relacionados, através da bibliografia com estudo de caso sobre transmissões por vídeos online, de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Busca desenvolver conteúdo referencial para abranger assuntos que dizem respeito aos conhecimentos meméticos que compõem a comunicação digital, no sentido de sintetizar padrões da viralização, por meio dos estudiosos que desenvolveram conceitos relevantes ao traçarem um paralelo entre memes e virais, eventos que desde os exórdios apontam a disseminação ilustrativa e informante por interposição de veículos interligados. A divulgação como ocorrência digital interfere na cultura das massas e se torna permeável aos padrões populares, buscando refletir ideários específicos para atender ao público-alvo e ao mesmo tempo, alcançar a maior quantidade possível de consumidores. Com isso, o fenômeno é concebido, de forma generalizada, como a imitação dos padrões midiáticos difundidos, refletindo características conjunturais. Praticamente qualquer emissão circulando pelas redes sociais pode ser considerada com potencial para viralizar, visto que sintetiza a linguagem necessária para entreter.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
2022-01-05T21:19:17Z
2023-12-21T03:01:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Camila Portugal Castro. Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/15944
identifier_str_mv RIBEIRO, Camila Portugal Castro. Memes e viralização: de que forma os padrões virais influenciam a comunicação digital. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/15944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456024548605952