O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Brenda Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11786
Resumo: Ao observar o contexto tecnológico e a comunicacional atual, percebe-se a necessidade de inovação e criação constante de estratégias por parte das marcas que buscam sobressair e despertar a atenção dos públicos. Dentre as estratégias utilizadas, destaca-se o meme, que tem se mostrado um recurso promissor para a comunicação digital, pela sua característica humorística. Sob essa perspectiva, buscou-se compreender pelo viés da comunicação, como a informação por meio de memes é transmitida, e entender como esta estratégia contribui para a construção de interações entre as marcas e o público. Além disso, foi realizada uma análise da contribuição do profissional de relações públicas como gestor da comunicação nas redes sociais. Através da revisão bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, que se deu por meio da análise de memes do Shrek publicados pela Netflix foi possível identificar que os memes humorísticos os memes humorísticos são uma importante ferramenta estratégica na construção de interações entre as marcas e seus com os públicos, e as marcas que o utilizam, tornando-se um recurso favorável à comunicação digital. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_7928a0d49bbde9932052272f04f93a84
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11786
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Miranda, Brenda RodriguesRoveda, VanessaSpada, AnaizeAlbé, Jussania de Fátima2023-03-24T01:09:29Z2023-03-24T01:09:29Z2022-12-132022-12-08https://repositorio.ucs.br/11338/11786Ao observar o contexto tecnológico e a comunicacional atual, percebe-se a necessidade de inovação e criação constante de estratégias por parte das marcas que buscam sobressair e despertar a atenção dos públicos. Dentre as estratégias utilizadas, destaca-se o meme, que tem se mostrado um recurso promissor para a comunicação digital, pela sua característica humorística. Sob essa perspectiva, buscou-se compreender pelo viés da comunicação, como a informação por meio de memes é transmitida, e entender como esta estratégia contribui para a construção de interações entre as marcas e o público. Além disso, foi realizada uma análise da contribuição do profissional de relações públicas como gestor da comunicação nas redes sociais. Através da revisão bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, que se deu por meio da análise de memes do Shrek publicados pela Netflix foi possível identificar que os memes humorísticos os memes humorísticos são uma importante ferramenta estratégica na construção de interações entre as marcas e seus com os públicos, e as marcas que o utilizam, tornando-se um recurso favorável à comunicação digital. [resumo fornecido pelo autor]By observing the current technological and communicational context, it's possible to see the need for innovation and constant creation of strategies on the part of brands that seek to stand out and arouse the attention of the public. Among the strategies used, the meme stands out, which has proven to be a promising resource for digital communication, due to its humorous nature. From this perspective, we sought to understand, through communication, how information is transmitted through memes, and to understand how this strategy contributes to the construction of interactions between brands and the public. In addition, an analysis of the contribution of the public relations professional as a manager of communication in social networks was carried out. Through the bibliographic review and the content analysis technique, which took place through the analysis of Shrek memes published by Netflix, it was possible to identify that humorous memes are a strategic tool in building interactions with audiences, and the brands that use them, becoming a favorable resource for digital communication. [resumo fornecido pelo autor]Relações públicasComunicaçãoMemesHumorismoEstratégiaO uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflixinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em Relações PúblicasCampus Universitário de Caxias do Sul2022-12-12ORIGINALTCC Brenda Rodrigues Miranda.pdfTCC Brenda Rodrigues Miranda.pdfapplication/pdf3835980https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11786/1/TCC%20Brenda%20Rodrigues%20Miranda.pdfcdd2a0fc0e05af2afcaa31cba1f49ab9MD51TEXTTCC Brenda Rodrigues Miranda.pdf.txtTCC Brenda Rodrigues Miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain137824https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11786/2/TCC%20Brenda%20Rodrigues%20Miranda.pdf.txt6e2a25154545512a8891835fee945db7MD52THUMBNAILTCC Brenda Rodrigues Miranda.pdf.jpgTCC Brenda Rodrigues Miranda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11786/3/TCC%20Brenda%20Rodrigues%20Miranda.pdf.jpgc18d347d00903a6bca81a85c5ad70ae2MD5311338/117862023-03-28 17:47:34.396oai:repositorio.ucs.br:11338/11786Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-28T17:47:34Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
title O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
spellingShingle O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
Miranda, Brenda Rodrigues
Relações públicas
Comunicação
Memes
Humorismo
Estratégia
title_short O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
title_full O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
title_fullStr O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
title_full_unstemmed O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
title_sort O uso dos memes como estratégia de comunicação digital: uma análise sobre o case Netflix
author Miranda, Brenda Rodrigues
author_facet Miranda, Brenda Rodrigues
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Roveda, Vanessa
Spada, Anaize
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Brenda Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albé, Jussania de Fátima
contributor_str_mv Albé, Jussania de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Comunicação
Memes
Humorismo
Estratégia
topic Relações públicas
Comunicação
Memes
Humorismo
Estratégia
description Ao observar o contexto tecnológico e a comunicacional atual, percebe-se a necessidade de inovação e criação constante de estratégias por parte das marcas que buscam sobressair e despertar a atenção dos públicos. Dentre as estratégias utilizadas, destaca-se o meme, que tem se mostrado um recurso promissor para a comunicação digital, pela sua característica humorística. Sob essa perspectiva, buscou-se compreender pelo viés da comunicação, como a informação por meio de memes é transmitida, e entender como esta estratégia contribui para a construção de interações entre as marcas e o público. Além disso, foi realizada uma análise da contribuição do profissional de relações públicas como gestor da comunicação nas redes sociais. Através da revisão bibliográfica e da técnica de análise de conteúdo, que se deu por meio da análise de memes do Shrek publicados pela Netflix foi possível identificar que os memes humorísticos os memes humorísticos são uma importante ferramenta estratégica na construção de interações entre as marcas e seus com os públicos, e as marcas que o utilizam, tornando-se um recurso favorável à comunicação digital. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-24T01:09:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-24T01:09:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11786
url https://repositorio.ucs.br/11338/11786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11786/1/TCC%20Brenda%20Rodrigues%20Miranda.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11786/2/TCC%20Brenda%20Rodrigues%20Miranda.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11786/3/TCC%20Brenda%20Rodrigues%20Miranda.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cdd2a0fc0e05af2afcaa31cba1f49ab9
6e2a25154545512a8891835fee945db7
c18d347d00903a6bca81a85c5ad70ae2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308883425394688