Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17895 |
Resumo: | O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto cicloviário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente, foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca. |
id |
UFRJ_cba373dce11e539b31d9211e2ff2a084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17895 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanosQuality of the cycling experience in urban environments evaluationBicicletamétodos de avaliaçãocicloviamobilidade sustentávelRio de JaneiroCNPQ::ENGENHARIASO modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto cicloviário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente, foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJD’Agosto, Márcio de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/8875361042998659http://lattes.cnpq.br/8932593711134769Leal Junior, Ilton CuryRossi, Angela Maria GabriellaRocha, Gabriel Marques da2022-07-25T20:02:11Z2023-12-21T03:05:23Z2014-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:23Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17895Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos Quality of the cycling experience in urban environments evaluation |
title |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos Rocha, Gabriel Marques da Bicicleta métodos de avaliação ciclovia mobilidade sustentável Rio de Janeiro CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos |
title_full |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos |
title_sort |
Avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos |
author |
Rocha, Gabriel Marques da |
author_facet |
Rocha, Gabriel Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D’Agosto, Márcio de Almeida http://lattes.cnpq.br/8875361042998659 http://lattes.cnpq.br/8932593711134769 Leal Junior, Ilton Cury Rossi, Angela Maria Gabriella |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Gabriel Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bicicleta métodos de avaliação ciclovia mobilidade sustentável Rio de Janeiro CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
Bicicleta métodos de avaliação ciclovia mobilidade sustentável Rio de Janeiro CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
O modelo de transporte baseado no automóvel particular se mostrou uma problemática para as cidades no século XXI. Nesse sentido, investimentos em transporte público e no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte vem sendo cada vez mais considerados em grandes centros urbanos, visando tornar as cidades mais sustentáveis e agradáveis para se viver. O trabalho apresenta um levantamento de cidades que desenvolveram uma cultura voltada para fazer seus cidadãos pedalarem, e quais são os fatores sociais, políticos e de infraestrutura que propiciaram esse cenário, para que seja elaborado um método de avaliação da qualidade da experiência de pedalar em ambientes urbanos. Sendo assim, foi desenvolvida uma lista de verificação com os principais fatores levantados e essa, por sua vez, é aplicada a um trajeto cicloviário na cidade do Rio de Janeiro, que conecta a Zona Sul ao Centro da cidade uma rota de grande importância social e econômica no município. Posteriormente, foram apontados os elementos positivos e negativos do trajeto, podendo assim discutir pontos que devem ser trabalhados para tornar esse modo mais convidativo à população carioca. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02 2022-07-25T20:02:11Z 2023-12-21T03:05:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17895 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456017543069696 |