Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13364
Resumo: Unavailable.
id UFRJ_cbe3921f352a7cfbe8a4fcffc7af738e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13364
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticasLíngua portuguesaRedação técnicaFormação de professoresPrática de ensinoEscritaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOUnavailable.Este livro resulta dos investimentos de ensino, extensão e pesquisa realizados por mim durante os últimos dez anos (2010 – 2020), como professor universitário e pesquisador voltado para o ensino da escrita e a formação dos seus professores. Nele estão reunidos os achados mais rele- vantes que derivaram desses investimentos. Apresento também proposições de ação, no plano da formação de estudantes de graduação, no que se refere ao desenvolvimento da escrita acadêmica. Os capítulos derivam, em sua maioria, de artigos publicados em periódicos científicos ou de trabalhos constantes de anais de encontros acadêmicos. Procurei construir uma sequência e um encadeamento que permitam a leitura do primeiro ao último. Reconhecendo, todavia, que na comunidade acadêmica vigora a prática de leitura de capítulos isolados, busquei contemplar essa opção, configurando cada capítulo com resumo, palavra-chave e referências bibliográficas. Para dar uma linha de condução que permita tanto a leitura independente de cada texto quanto a sua leitura em conjunto, formulei uma pergunta-guia para cada capítulo. Como se trata do estudo de um caso específico, considero fundamental registrar que as investigações se referem ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.Letra CapitalBrasilFaculdade de Educação2020-11-10T18:58:14Z2023-12-21T03:06:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookCASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. E-book.9786587594118http://hdl.handle.net/11422/13364porLetra Capital acadêmicaCastro, Marcelo Macedo Corrêa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
title Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
spellingShingle Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Língua portuguesa
Redação técnica
Formação de professores
Prática de ensino
Escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
title_short Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
title_full Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
title_fullStr Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
title_full_unstemmed Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
title_sort Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
author Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
author_facet Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Redação técnica
Formação de professores
Prática de ensino
Escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic Língua portuguesa
Redação técnica
Formação de professores
Prática de ensino
Escrita
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Unavailable.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10T18:58:14Z
2020
2023-12-21T03:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. E-book.
9786587594118
http://hdl.handle.net/11422/13364
identifier_str_mv CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. E-book.
9786587594118
url http://hdl.handle.net/11422/13364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Letra Capital acadêmica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Letra Capital
Brasil
Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Letra Capital
Brasil
Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456011211767808