Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13364 |
Resumo: | Unavailable. |
id |
UFRJ_cbe3921f352a7cfbe8a4fcffc7af738e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13364 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticasLíngua portuguesaRedação técnicaFormação de professoresPrática de ensinoEscritaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOUnavailable.Este livro resulta dos investimentos de ensino, extensão e pesquisa realizados por mim durante os últimos dez anos (2010 – 2020), como professor universitário e pesquisador voltado para o ensino da escrita e a formação dos seus professores. Nele estão reunidos os achados mais rele- vantes que derivaram desses investimentos. Apresento também proposições de ação, no plano da formação de estudantes de graduação, no que se refere ao desenvolvimento da escrita acadêmica. Os capítulos derivam, em sua maioria, de artigos publicados em periódicos científicos ou de trabalhos constantes de anais de encontros acadêmicos. Procurei construir uma sequência e um encadeamento que permitam a leitura do primeiro ao último. Reconhecendo, todavia, que na comunidade acadêmica vigora a prática de leitura de capítulos isolados, busquei contemplar essa opção, configurando cada capítulo com resumo, palavra-chave e referências bibliográficas. Para dar uma linha de condução que permita tanto a leitura independente de cada texto quanto a sua leitura em conjunto, formulei uma pergunta-guia para cada capítulo. Como se trata do estudo de um caso específico, considero fundamental registrar que as investigações se referem ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.Letra CapitalBrasilFaculdade de Educação2020-11-10T18:58:14Z2023-12-21T03:06:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookCASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. E-book.9786587594118http://hdl.handle.net/11422/13364porLetra Capital acadêmicaCastro, Marcelo Macedo Corrêa einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
title |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
spellingShingle |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas Castro, Marcelo Macedo Corrêa e Língua portuguesa Redação técnica Formação de professores Prática de ensino Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
title_short |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
title_full |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
title_fullStr |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
title_sort |
Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas |
author |
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
author_facet |
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Redação técnica Formação de professores Prática de ensino Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
Língua portuguesa Redação técnica Formação de professores Prática de ensino Escrita CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Unavailable. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-10T18:58:14Z 2020 2023-12-21T03:06:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. E-book. 9786587594118 http://hdl.handle.net/11422/13364 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020. E-book. 9786587594118 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Letra Capital acadêmica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Letra Capital Brasil Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Letra Capital Brasil Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456011211767808 |