O professor e sua relação com a escrita: uma proposta de formação na perspectiva dos gêneros do discurso para o corpo docente da E.M.E.B. Luiz Lazzarin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254031 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023. |
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O professor e sua relação com a escrita: uma proposta de formação na perspectiva dos gêneros do discurso para o corpo docente da E.M.E.B. Luiz LazzarinLinguísticaRedaçãoEscritaProfessoresProfessores de ensino de primeiro grauRedaçãoDisciplinaFormação continuada do professorDiscursos, alocuções, etcDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023.Esta pesquisa tem como objetivo investigar, junto ao corpo docente da escola EMEB Luiz Lazzarin do município de Criciúma - SC, a relação que esses professores têm com a escrita quando precisam fazer uso dela tanto no seu cotidiano quanto no exercício de ensinar, propondo alternativas para uma formação continuada na perspectiva dos gêneros do discurso. Como se sabe, o sujeito escritor — aquele que escreve ou que tem necessidade de escrever nas mais diferentes situações da vida — se constrói durante sua formação humana e acadêmica. No entanto, situações observadas ao longo do tempo evidenciam que a escrita preocupa tanto estudantes de licenciatura quanto professores que atuam na Educação Básica; em outras palavras, ambos demonstram ter expressão em expressar-se através da escrita. As veredas que perpassam o caminho da formação do sujeito escritor rumam na direção de que temos uma cadeia complexa de eventos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem da escrita no percurso da vida acadêmica de todos os sujeitos e, particularmente, dos professores. Daí a importância de se investir no professor para que, no cronotopo de sua disciplina, cada um se responsabilize por também ensinar a ler e, principalmente, a escrever. Para atingir este escopo, foi realizada uma revisão de literatura acerca da concepção de língua como lugar de interação e do trabalho com a escrita na perspectiva dos gêneros a partir das contribuições de Bakhtin (1997; 2003; 2006), Antunes (2003; 2010) e Geraldi (2002; 2006). A fim de contextualizar nosso objeto de estudo, analisamos a prova de redação e o desempenho dos professores no processo selecionado realizado em 2021 pela Secretaria de Estado da Educação (SED-SC); a partir do resultado final do certome, foi possível observar que cerca de 25,86% dos professores aprovados obtiveram nota inferior a 6,0 na Redação e outros 25,71% zeraram na referida prova e foram desclassificados. Um mapeamento resultante das dissertações defendidas no PROFLETRAS revelou que, embora a escrita seja um objeto de estudo que se destaca entre as produções existentes, o escopo é voltado para o aluno; logo, fez-se necessário propor um olhar para o professor, particularmente para como ele lida com esse objeto de conhecimento e, como tal, de ensino e aprendizagem. Na análise documental envolvendo a matriz curricular das licenciaturas em Criciúma, apenas 24,4% das instituições de ensino apresentam alguma disciplina direcionada à produção de texto, revelando uma discrepância entre a necessidade de oferta e a realidade oferecida. Para a construção da proposta de formação continuada, trouxemos, como exemplo, um estudo de caso, fruto de uma tese de doutorado, que promove mudanças na escola e culminou na construção de uma nova concepção de ensino da leitura e da escrita (CARMINATI, 2017 ). Por fim, o resultado desta pesquisa mostrou-se esmagador já que os objetivos foram majoritariamente atingidos, fazendo com que, na medida do possível,Abstract: This research aims to investigate, among the teaching staff of the E.M.E.B. Luiz Lazzarin school in the municipality of Criciúma - SC, the relationship that these teachers have with writing when they need to use it both in their daily lives and in the exercise of teaching, proposing alternatives for continuing education from the perspective of speech genres. As is known, the writer subject — one who writes or has the need to write in different situations of life — is constructed during their human and academic formation. However, situations observed over time show that writing concerns both undergraduate students and teachers working in Basic Education; in other words, both demonstrate difficulty in expressing themselves through writing. The paths that traverse the path of the formation of the writer subject are headed in the direction that we have a complex chain of events with respect to the teaching and learning of writing throughout the academic life of all subjects and, particularly, teachers. Hence the importance of investing in the teacher so that, in the chronotope of their discipline, each one is responsible for also teaching to read and, above all, to write. To achieve this scope, a literature review was carried out on the conception of language as a place of interaction and work with writing from the perspective of genres based on the contributions of Bakhtin (1997; 2003; 2006), Antunes (2003; 2010) and Geraldi (2002; 2006). To contextualize our object of study, we analyzed the essay test and the performance of teachers in the selection process carried out in 2021 by the State Department of Education (SED-SC); from the final result of the contest, it was observed that about 25.86% of the approved teachers obtained a grade lower than 6.0 in the Essay and another 25.71% got zero in the test and were disqualified. A mapping involving the dissertations defended at PROFLETRAS revealed that, although writing is an object of study that stands out among existing productions, the scope is focused on the student; therefore, it was necessary to propose a look at the teacher, particularly in how he deals with this object of knowledge and, as such, of teaching and learning. In the documentary analysis involving the curriculum matrix of the degrees in Criciúma, only 24.4% of the educational institutions present any discipline directed to text production, revealing a discrepancy between the supply need and the offered reality. To construct the proposal for continuing education, we brought, as an example, a case study, resulting from a doctoral thesis, which promoted changes in the school and culminated in the construction of a new conception of reading and writing teaching (CARMINATI, 2017). Finally, the result of this research proved to be satisfactory since the objectives were mostly achieved, making it possible, as far as possible, for this didactic proposition to have an effective implication as a training tool, enabling teachers with respect to the difficulty in expressing themselves through writing and, above all, contributing to the improvement of the quality of teaching in the country.Monguilhott, Isabel de Oliveira e SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Giovani da Silva2024-01-16T23:23:48Z2024-01-16T23:23:48Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis219 p.| tabs.application/pdf385781https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254031porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T14:04:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254031Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-07T14:04:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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