O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3197 |
Resumo: | Análise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo. |
id |
UFRJ_cda4be7f90ff4250d405240d3ba9e7f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3197 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetizaçãoEducação de jovens e adultosAlfabetizaçãoCubaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALAnálise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Marques, Robertohttp://lattes.cnpq.br/7700061700590484Masson, Máximo Augusto Camposhttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174Azeredo, Ana Carla Magalhães2017-11-27T11:40:26Z2023-12-21T03:03:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:13:21.844060Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
title |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
spellingShingle |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização Azeredo, Ana Carla Magalhães Educação de jovens e adultos Alfabetização Cuba CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
title_short |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
title_full |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
title_fullStr |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
title_sort |
O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização |
author |
Azeredo, Ana Carla Magalhães |
author_facet |
Azeredo, Ana Carla Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scofano, Reuber Gerbassi http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 Marques, Roberto http://lattes.cnpq.br/7700061700590484 Masson, Máximo Augusto Campos http://lattes.cnpq.br/1132398987153174 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Ana Carla Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Alfabetização Cuba CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
topic |
Educação de jovens e adultos Alfabetização Cuba CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
description |
Análise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-11-27T11:40:26Z 2023-12-21T03:03:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/3197 |
identifier_str_mv |
AZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1823672581847252992 |