O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Ana Carla Magalhães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3197
Resumo: Análise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo.
id UFRJ_cda4be7f90ff4250d405240d3ba9e7f4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3197
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetizaçãoEducação de jovens e adultosAlfabetizaçãoCubaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALAnálise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJScofano, Reuber Gerbassihttp://lattes.cnpq.br/9838212020104691Marques, Robertohttp://lattes.cnpq.br/7700061700590484Masson, Máximo Augusto Camposhttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174Azeredo, Ana Carla Magalhães2017-11-27T11:40:26Z2023-12-21T03:03:14Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:14Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-11T16:13:21.844060Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
title O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
spellingShingle O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
Azeredo, Ana Carla Magalhães
Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Cuba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
title_short O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
title_full O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
title_fullStr O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
title_full_unstemmed O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
title_sort O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização
author Azeredo, Ana Carla Magalhães
author_facet Azeredo, Ana Carla Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scofano, Reuber Gerbassi
http://lattes.cnpq.br/9838212020104691
Marques, Roberto
http://lattes.cnpq.br/7700061700590484
Masson, Máximo Augusto Campos
http://lattes.cnpq.br/1132398987153174
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Ana Carla Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Cuba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
topic Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Cuba
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description Análise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-11-27T11:40:26Z
2023-12-21T03:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/3197
identifier_str_mv AZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/3197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1823672581847252992