Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15954 |
Resumo: | O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica. |
id |
UFRJ_cfcf8b7be005660ebc49fd783c8ee9e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15954 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciênciasEnsino de ciênciasFotossínteseInstrução por computadorEnsino médioSciences teachingPhotosynthesisComputer-assisted instructionHigh schoolCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSalvador, Daniel Fábiohttp://lattes.cnpq.br/4596156812858787Vicente, Regiane Trigueirohttp://lattes.cnpq.br/1565220910007497Danter, Andressa Christina Rodrigues2022-01-06T14:20:34Z2023-12-21T03:01:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/15954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15954Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
title |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
spellingShingle |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências Danter, Andressa Christina Rodrigues Ensino de ciências Fotossíntese Instrução por computador Ensino médio Sciences teaching Photosynthesis Computer-assisted instruction High school CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
title_full |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
title_sort |
Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências |
author |
Danter, Andressa Christina Rodrigues |
author_facet |
Danter, Andressa Christina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salvador, Daniel Fábio http://lattes.cnpq.br/4596156812858787 Vicente, Regiane Trigueiro http://lattes.cnpq.br/1565220910007497 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danter, Andressa Christina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Fotossíntese Instrução por computador Ensino médio Sciences teaching Photosynthesis Computer-assisted instruction High school CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Ensino de ciências Fotossíntese Instrução por computador Ensino médio Sciences teaching Photosynthesis Computer-assisted instruction High school CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-01-06T14:20:34Z 2023-12-21T03:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/15954 |
identifier_str_mv |
DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456023501078528 |