Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danter, Andressa Christina Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15954
Resumo: O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.
id UFRJ_cfcf8b7be005660ebc49fd783c8ee9e5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15954
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciênciasEnsino de ciênciasFotossínteseInstrução por computadorEnsino médioSciences teachingPhotosynthesisComputer-assisted instructionHigh schoolCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSalvador, Daniel Fábiohttp://lattes.cnpq.br/4596156812858787Vicente, Regiane Trigueirohttp://lattes.cnpq.br/1565220910007497Danter, Andressa Christina Rodrigues2022-01-06T14:20:34Z2023-12-21T03:01:41Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/15954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15954Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
title Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
spellingShingle Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
Danter, Andressa Christina Rodrigues
Ensino de ciências
Fotossíntese
Instrução por computador
Ensino médio
Sciences teaching
Photosynthesis
Computer-assisted instruction
High school
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
title_full Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
title_fullStr Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
title_sort Uso de uma webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências
author Danter, Andressa Christina Rodrigues
author_facet Danter, Andressa Christina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvador, Daniel Fábio
http://lattes.cnpq.br/4596156812858787
Vicente, Regiane Trigueiro
http://lattes.cnpq.br/1565220910007497
dc.contributor.author.fl_str_mv Danter, Andressa Christina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Fotossíntese
Instrução por computador
Ensino médio
Sciences teaching
Photosynthesis
Computer-assisted instruction
High school
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Ensino de ciências
Fotossíntese
Instrução por computador
Ensino médio
Sciences teaching
Photosynthesis
Computer-assisted instruction
High school
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description O uso de tecnologia no nosso dia-a-dia é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas que auxilie o desenvolvimento de atividades complexas pode ajudar no ensino de ciência na escola. O objetivo desse estudo é apresentar o uso do Webquests com o tema de fotossíntese como uma das ferramentas de implementação da metodologia Blended Learning no ensino médio. Foram desenvolvidas colaborativamente com os professores práticas educativas para o ensino de ciências com uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs), no formato de Webquest, como forma de promoção da aprendizagem. Avaliação aconteceu por meios de uma ficha com perguntas sobre o tema de fotossíntese após uma semana da aplicação do Webquests. Os resultados iniciais mostraram efeitos positivos na motivação dos estudantes para aprender, bem como demonstraram que ocorreu aprendizagem, tanto a nível conceitual, como a aplicação dos conhecimentos adquiridos em outros contextos, indicando que os alunos experimentaram um processo de aprendizagem situada e autêntica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-01-06T14:20:34Z
2023-12-21T03:01:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/15954
identifier_str_mv DANTER, Andressa Christina Rodrigues. Uso de uma Webquest sobre fotossíntese como uma proposta para o ensino de ciências. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/15954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456023501078528