Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Beatriz Rodrigues do Lago de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/22453
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica comparativa entre diferentes trabalhos que se debruçaram sobre as sentenças existenciais com ter e haver em diferentes variedades do português brasileiro (PB), com vistas a traçar um panorama do que se tem observado sobre a substituição de haver por ter no português brasileiro, fenômeno amplamente estudado no PB, em contraste do que se tem no português europeu (PE), sistema no qual haver é o verbo existencial prototípico. Nossa hipótese de trabalho é a de que o avanço de ter em contextos existenciais independe de fatores relacionados a questões diatópicas, já que parece se tratar de um fenômeno sistêmico e que, portanto, atinge o PB com um todo. Este estudo promoveu um levantamento bibliográfico de trabalhos de cunho variacionista, em estados do sudeste e nordeste, selecionados a partir da sua proximidade metodológica. A busca foi feita através de palavras-chave no Google Scholar e realizada uma avaliação qualitativa da publicação em que os trabalhos figuram. Os resultados apresentados nos trabalhos considerados nesta pesquisa, foram comparados com os de Callou e Avelar (2000) para a variedade culta carioca do PB, em duas décadas distintas. Os resultados tendem a confirmar aqueles verificados para a variedade culta carioca, em que se observa a prototipicidade de ter na representação da existência.
id UFRJ_d0379be7c1d60202bde8a5b9df0bfa09
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/22453
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do BrasilLíngua portuguesaPortuguês brasileiroVariação linguísticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica comparativa entre diferentes trabalhos que se debruçaram sobre as sentenças existenciais com ter e haver em diferentes variedades do português brasileiro (PB), com vistas a traçar um panorama do que se tem observado sobre a substituição de haver por ter no português brasileiro, fenômeno amplamente estudado no PB, em contraste do que se tem no português europeu (PE), sistema no qual haver é o verbo existencial prototípico. Nossa hipótese de trabalho é a de que o avanço de ter em contextos existenciais independe de fatores relacionados a questões diatópicas, já que parece se tratar de um fenômeno sistêmico e que, portanto, atinge o PB com um todo. Este estudo promoveu um levantamento bibliográfico de trabalhos de cunho variacionista, em estados do sudeste e nordeste, selecionados a partir da sua proximidade metodológica. A busca foi feita através de palavras-chave no Google Scholar e realizada uma avaliação qualitativa da publicação em que os trabalhos figuram. Os resultados apresentados nos trabalhos considerados nesta pesquisa, foram comparados com os de Callou e Avelar (2000) para a variedade culta carioca do PB, em duas décadas distintas. Os resultados tendem a confirmar aqueles verificados para a variedade culta carioca, em que se observa a prototipicidade de ter na representação da existência.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJMarins, Juliana Espositohttp://lattes.cnpq.br/2570423322498863Cavalcante, Silvia Regina de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1017704723687469Moraes, Beatriz Rodrigues do Lago de2024-02-05T12:54:01Z2024-02-07T03:00:20Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/22453porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-02-07T03:00:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22453Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-02-07T03:00:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
title Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
spellingShingle Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
Moraes, Beatriz Rodrigues do Lago de
Língua portuguesa
Português brasileiro
Variação linguística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
title_full Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
title_fullStr Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
title_full_unstemmed Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
title_sort Sentenças existenciais com ter e haver: um panorama sobre a fala no português do Brasil
author Moraes, Beatriz Rodrigues do Lago de
author_facet Moraes, Beatriz Rodrigues do Lago de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Juliana Esposito
http://lattes.cnpq.br/2570423322498863
Cavalcante, Silvia Regina de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/1017704723687469
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Beatriz Rodrigues do Lago de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Português brasileiro
Variação linguística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Língua portuguesa
Português brasileiro
Variação linguística
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise bibliográfica comparativa entre diferentes trabalhos que se debruçaram sobre as sentenças existenciais com ter e haver em diferentes variedades do português brasileiro (PB), com vistas a traçar um panorama do que se tem observado sobre a substituição de haver por ter no português brasileiro, fenômeno amplamente estudado no PB, em contraste do que se tem no português europeu (PE), sistema no qual haver é o verbo existencial prototípico. Nossa hipótese de trabalho é a de que o avanço de ter em contextos existenciais independe de fatores relacionados a questões diatópicas, já que parece se tratar de um fenômeno sistêmico e que, portanto, atinge o PB com um todo. Este estudo promoveu um levantamento bibliográfico de trabalhos de cunho variacionista, em estados do sudeste e nordeste, selecionados a partir da sua proximidade metodológica. A busca foi feita através de palavras-chave no Google Scholar e realizada uma avaliação qualitativa da publicação em que os trabalhos figuram. Os resultados apresentados nos trabalhos considerados nesta pesquisa, foram comparados com os de Callou e Avelar (2000) para a variedade culta carioca do PB, em duas décadas distintas. Os resultados tendem a confirmar aqueles verificados para a variedade culta carioca, em que se observa a prototipicidade de ter na representação da existência.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-05T12:54:01Z
2024-02-07T03:00:20Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/22453
url http://hdl.handle.net/11422/22453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456055752130560