A Google e o processo de decisão online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Amanda Antunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/759
Resumo: A internet faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros, movimentando R$ 16,06 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2014. Além de pessoas mais informadas, a internet e a tecnologia criaram consumidores mais exigentes, cada vez menos fiéis, sendo as pesquisas realizadas em sites como a Google, suas ferramentas para a obtenção de todas as informações necessárias antes da tomada de decisão. Neste estudo desenvolveu-se uma analise de como o serviço de busca e publicidade online oferecido pela Google ao mercado business to consumer (B2C) é percebido e utilizado por seus usuários dentro do processo de decisão de compra online. Para isso, foi adotado o método de pesquisa quantitativo através da aplicação de um questionário estruturado com 118 entrevistados. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar, dentre outras coisas, que os consumidores entendem a diferença entre anúncios e resultados da pesquisa realizada no site, tendo a maioria deles preferência pelos resultados da busca orgânica durante o processo de decisão de compra. Além disso, foi verificada a existência de um sentimento de aversão dos entrevistados com relação aos anúncios da Google, fato que deve ser acompanhado de um estudo futuro sobre a percepção da publicidade online pelos consumidores.
id UFRJ_d4944da37f230dfe543a94d9a7ea7bb9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/759
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A Google e o processo de decisão onlineConsumoInternetMarketing digitalCompra onlinePublicidade onlineCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAA internet faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros, movimentando R$ 16,06 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2014. Além de pessoas mais informadas, a internet e a tecnologia criaram consumidores mais exigentes, cada vez menos fiéis, sendo as pesquisas realizadas em sites como a Google, suas ferramentas para a obtenção de todas as informações necessárias antes da tomada de decisão. Neste estudo desenvolveu-se uma analise de como o serviço de busca e publicidade online oferecido pela Google ao mercado business to consumer (B2C) é percebido e utilizado por seus usuários dentro do processo de decisão de compra online. Para isso, foi adotado o método de pesquisa quantitativo através da aplicação de um questionário estruturado com 118 entrevistados. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar, dentre outras coisas, que os consumidores entendem a diferença entre anúncios e resultados da pesquisa realizada no site, tendo a maioria deles preferência pelos resultados da busca orgânica durante o processo de decisão de compra. Além disso, foi verificada a existência de um sentimento de aversão dos entrevistados com relação aos anúncios da Google, fato que deve ser acompanhado de um estudo futuro sobre a percepção da publicidade online pelos consumidores.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Pereira, Camila Augusta Alveshttp://lattes.cnpq.br/1284922248505888Trindade, Amanda Antunes2016-09-06T18:30:32Z2023-12-21T03:03:00Z2014-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisTRINDADE, Amanda Antunes. A Google e o processo de decisão de compra online. 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/759porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/759Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Google e o processo de decisão online
title A Google e o processo de decisão online
spellingShingle A Google e o processo de decisão online
Trindade, Amanda Antunes
Consumo
Internet
Marketing digital
Compra online
Publicidade online
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short A Google e o processo de decisão online
title_full A Google e o processo de decisão online
title_fullStr A Google e o processo de decisão online
title_full_unstemmed A Google e o processo de decisão online
title_sort A Google e o processo de decisão online
author Trindade, Amanda Antunes
author_facet Trindade, Amanda Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348
Santini, Rose Marie
http://lattes.cnpq.br/8757803805826489
Pereira, Camila Augusta Alves
http://lattes.cnpq.br/1284922248505888
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Amanda Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo
Internet
Marketing digital
Compra online
Publicidade online
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Consumo
Internet
Marketing digital
Compra online
Publicidade online
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description A internet faz parte do dia a dia de milhares de brasileiros, movimentando R$ 16,06 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2014. Além de pessoas mais informadas, a internet e a tecnologia criaram consumidores mais exigentes, cada vez menos fiéis, sendo as pesquisas realizadas em sites como a Google, suas ferramentas para a obtenção de todas as informações necessárias antes da tomada de decisão. Neste estudo desenvolveu-se uma analise de como o serviço de busca e publicidade online oferecido pela Google ao mercado business to consumer (B2C) é percebido e utilizado por seus usuários dentro do processo de decisão de compra online. Para isso, foi adotado o método de pesquisa quantitativo através da aplicação de um questionário estruturado com 118 entrevistados. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar, dentre outras coisas, que os consumidores entendem a diferença entre anúncios e resultados da pesquisa realizada no site, tendo a maioria deles preferência pelos resultados da busca orgânica durante o processo de decisão de compra. Além disso, foi verificada a existência de um sentimento de aversão dos entrevistados com relação aos anúncios da Google, fato que deve ser acompanhado de um estudo futuro sobre a percepção da publicidade online pelos consumidores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-02
2016-09-06T18:30:32Z
2023-12-21T03:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, Amanda Antunes. A Google e o processo de decisão de compra online. 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/11422/759
identifier_str_mv TRINDADE, Amanda Antunes. A Google e o processo de decisão de compra online. 2014. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955281772544