Mal-estar docente em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19288 |
Resumo: | A presente pesquisa objetiva realizar uma análise qualitativa com embasamento psicanalítico do mal-estar docente em tempos de pandemia da COVID-19. A nova realidade proporcionada pelo novo coronavírus, responsável pela difusão da pandemia do COVID-19, trouxe mudanças significativas nas relações sociais e no campo da educação, acarretando novas formas de organização pedagógica. Professoras e professores vivenciaram uma mudança brusca em suas rotinas, principalmente pelo uso do ensino remoto e, consequentemente, novas condições de trabalho foram implementadas. Tais condições desconsideravam as lacunas de condições trabalhistas, estruturais e até formativas que já eram presentes no sistema educacional e que já eram fontes de mal-estar para estes profissionais. Diante disso, busca-se compreender se houve um aumento no mal-estar docente a partir da análise das transcrições dos áudios de entrevistas individuais realizadas com nove professores da educação básica realizadas no período de janeiro de 2021, a partir das 3 fontes de mal-estar relatadas por Freud (1930): o mal-estar com a natureza; o mal-estar com o governo/sistema e o mal-estar com a civilização, onde foi possível perceber que houve um aumento no mal-estar e sofrimento destes profissionais mediante às novas condições de trabalho e a nova realidade proporcionada pela pandemia da COVID-19. |
id |
UFRJ_d8e2005a02adcc015b3faaa49168be60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19288 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Mal-estar docente em tempos de pandemiaMal-estarProfessoresPandemiasCOVID-19CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALA presente pesquisa objetiva realizar uma análise qualitativa com embasamento psicanalítico do mal-estar docente em tempos de pandemia da COVID-19. A nova realidade proporcionada pelo novo coronavírus, responsável pela difusão da pandemia do COVID-19, trouxe mudanças significativas nas relações sociais e no campo da educação, acarretando novas formas de organização pedagógica. Professoras e professores vivenciaram uma mudança brusca em suas rotinas, principalmente pelo uso do ensino remoto e, consequentemente, novas condições de trabalho foram implementadas. Tais condições desconsideravam as lacunas de condições trabalhistas, estruturais e até formativas que já eram presentes no sistema educacional e que já eram fontes de mal-estar para estes profissionais. Diante disso, busca-se compreender se houve um aumento no mal-estar docente a partir da análise das transcrições dos áudios de entrevistas individuais realizadas com nove professores da educação básica realizadas no período de janeiro de 2021, a partir das 3 fontes de mal-estar relatadas por Freud (1930): o mal-estar com a natureza; o mal-estar com o governo/sistema e o mal-estar com a civilização, onde foi possível perceber que houve um aumento no mal-estar e sofrimento destes profissionais mediante às novas condições de trabalho e a nova realidade proporcionada pela pandemia da COVID-19.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCarneiro, CristianaMachado, Leonardo Maia BastosLara, Juliana Siqueira deBarbosa, Paula Porto2022-12-01T20:05:41Z2023-12-21T03:09:37Z2022-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBARBOSA, Paula Porto. Mal-estar docente em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-15T02:44:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19288Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-15T02:44:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
title |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Mal-estar docente em tempos de pandemia Barbosa, Paula Porto Mal-estar Professores Pandemias COVID-19 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
title_full |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
title_sort |
Mal-estar docente em tempos de pandemia |
author |
Barbosa, Paula Porto |
author_facet |
Barbosa, Paula Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Cristiana Machado, Leonardo Maia Bastos Lara, Juliana Siqueira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Paula Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mal-estar Professores Pandemias COVID-19 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Mal-estar Professores Pandemias COVID-19 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
A presente pesquisa objetiva realizar uma análise qualitativa com embasamento psicanalítico do mal-estar docente em tempos de pandemia da COVID-19. A nova realidade proporcionada pelo novo coronavírus, responsável pela difusão da pandemia do COVID-19, trouxe mudanças significativas nas relações sociais e no campo da educação, acarretando novas formas de organização pedagógica. Professoras e professores vivenciaram uma mudança brusca em suas rotinas, principalmente pelo uso do ensino remoto e, consequentemente, novas condições de trabalho foram implementadas. Tais condições desconsideravam as lacunas de condições trabalhistas, estruturais e até formativas que já eram presentes no sistema educacional e que já eram fontes de mal-estar para estes profissionais. Diante disso, busca-se compreender se houve um aumento no mal-estar docente a partir da análise das transcrições dos áudios de entrevistas individuais realizadas com nove professores da educação básica realizadas no período de janeiro de 2021, a partir das 3 fontes de mal-estar relatadas por Freud (1930): o mal-estar com a natureza; o mal-estar com o governo/sistema e o mal-estar com a civilização, onde foi possível perceber que houve um aumento no mal-estar e sofrimento destes profissionais mediante às novas condições de trabalho e a nova realidade proporcionada pela pandemia da COVID-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01T20:05:41Z 2022-07-26 2023-12-21T03:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Paula Porto. Mal-estar docente em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19288 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Paula Porto. Mal-estar docente em tempos de pandemia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456039369179136 |