A expressão da identidade pelo consumo: All Star Life Style vs Nike Shox é pra poucos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limoeiro, Vinicius Chaves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/615
Resumo: O estudo analisa a forma como duas tribos pós-modernas utilizam os tênis Nike Shox e All Star para expressar suas identidades e estilos de vida. Desvenda-se a maneira como os significados dos bens são construídos, apropriados e moldados por diversos discursos (não apenas pelo publicitário). A partir de referenciais sobre cultura do consumo e marketing contemporâneo é vista como a organização social pós-moderna baseia-se em diversos grupos afetivos, inspirados principalmente pelo consumo. As mudanças na forma de organização social modificam a mecânica das relações de consumo e obrigam as pesquisas de mercado a terem um novo direcionamento em suas técnicas. Agora as pesquisas precisam descobrir qual é o poder de ligação que uma marca pode oferecer a determinados grupos dentro de contextos sub-culturais com valores específicos. Para conhecer as tribos pós-modernas que utilizam os tênis será apresentada uma das mais modernas técnicas de pesquisa de mercado, a Etnografia Digital.
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