Termometria através do computador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2928 |
Resumo: | O que acontece com a temperatura interna do congelador quando o abrimos para retirar cubos de gelo? É verdade que uma peça de carne continua cozinhando mesmo após ter sido retirada do forno? O que é o fenômeno de super-resfriamento? É possível detectá-lo? Para responder a estas e outras questões de física térmica, o computador é utilizado como termômetro pela adaptação de um termistor ao circuito elétrico de um joystick, permitindo aquisição automática de dados através da porta de jogos. A construção e calibração do termômetro são descritos neste trabalho, assim como um conjunto básico de experimentos e seus resultados, tendo em vista aplicações a atividades de caráter didático. Por fim, apresentamos os resultados da aplicação deste Projeto de Instrumentação em turmas da segunda série do ensino médio do Cap-UFRJ, a cujos alunos foram propostos a montagem, a calibração e a utilização do termômetro em projetos abertos de pesquisa, sob coordenação do Professor de Física, nos anos letivos de 2005 e 2006. |
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Termometria através do computadorTermometriaTermodinâmicaEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOSO que acontece com a temperatura interna do congelador quando o abrimos para retirar cubos de gelo? É verdade que uma peça de carne continua cozinhando mesmo após ter sido retirada do forno? O que é o fenômeno de super-resfriamento? É possível detectá-lo? Para responder a estas e outras questões de física térmica, o computador é utilizado como termômetro pela adaptação de um termistor ao circuito elétrico de um joystick, permitindo aquisição automática de dados através da porta de jogos. A construção e calibração do termômetro são descritos neste trabalho, assim como um conjunto básico de experimentos e seus resultados, tendo em vista aplicações a atividades de caráter didático. Por fim, apresentamos os resultados da aplicação deste Projeto de Instrumentação em turmas da segunda série do ensino médio do Cap-UFRJ, a cujos alunos foram propostos a montagem, a calibração e a utilização do termômetro em projetos abertos de pesquisa, sob coordenação do Professor de Física, nos anos letivos de 2005 e 2006.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJPimentel, RobertoAguiar, Carlos Eduardo M.Lopes, Bernardo de Mello Medina Isidoro2017-09-27T18:39:03Z2023-12-21T03:03:41Z2006-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2928Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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