Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3200 |
Resumo: | Aponta ligações entre estudos sobre Gênero e Educação Infantil. A pesquisa investiga as relações de Gênero entre crianças de cinco a seis anos de idade que frequentam uma turma de Educação Infantil de uma tradicional instituição de ensino público federal do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II. O objetivo central constituiu-se em perceber como as crianças vão construindo as identidades e os papéis de Gênero nas relações que estabelecem com seus pares e os adultos mais próximos nos espaços educacionais. Considerando que as interações estabelecidas pelas crianças fazem parte de um conjunto de experiências objetivas e também subjetivas que vão criando as suas identidades, bem como os papéis sociais de Gênero pré-determinados, o trabalho buscou refletir sobre essas relações estabelecidas na interação e brincadeiras das crianças. Para está análise, a pesquisa baseia-se no estudo de autores como: Louro (1997, 2002, 2003), Finco (2003, 2004 e 2011) Kramer (2011), entre outros estudiosos nesses temas, para definições sobre Gênero, Educação Infantil e para que seja possível estabelecer relação entre ambos. A metodologia da pesquisa possui inspiração etnográfica, pois para realizá-la convivi de perto com as crianças, que são os principais sujeitos deste trabalho, para que assim fosse possível aproximar as interpretações elaboradas no estudo de campo com os sentidos que as próprias crianças produzem sobre as situações, e para isso foi preciso ouvi-las. Para este estudo foram realizadas observações de brincadeiras, desenhos e conversa com as crianças, registros em caderno de campo e fotos de momentos distintos da rotina da turma. Tomando por base os dados colhidos no decorrer dos meses em campo, se mostrou notório que mesmo entre as crianças os papéis de Gênero estão muito próximos dos papéis vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e as identidades de gênero são experimentadas em diversos momentos de interação entre as crianças da Educação Infantil. |
id |
UFRJ_db88e5db392cda4839acd6da7c290fda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3200 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – RealengoEducação infantilIdentidade de gêneroBrincadeirasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOAponta ligações entre estudos sobre Gênero e Educação Infantil. A pesquisa investiga as relações de Gênero entre crianças de cinco a seis anos de idade que frequentam uma turma de Educação Infantil de uma tradicional instituição de ensino público federal do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II. O objetivo central constituiu-se em perceber como as crianças vão construindo as identidades e os papéis de Gênero nas relações que estabelecem com seus pares e os adultos mais próximos nos espaços educacionais. Considerando que as interações estabelecidas pelas crianças fazem parte de um conjunto de experiências objetivas e também subjetivas que vão criando as suas identidades, bem como os papéis sociais de Gênero pré-determinados, o trabalho buscou refletir sobre essas relações estabelecidas na interação e brincadeiras das crianças. Para está análise, a pesquisa baseia-se no estudo de autores como: Louro (1997, 2002, 2003), Finco (2003, 2004 e 2011) Kramer (2011), entre outros estudiosos nesses temas, para definições sobre Gênero, Educação Infantil e para que seja possível estabelecer relação entre ambos. A metodologia da pesquisa possui inspiração etnográfica, pois para realizá-la convivi de perto com as crianças, que são os principais sujeitos deste trabalho, para que assim fosse possível aproximar as interpretações elaboradas no estudo de campo com os sentidos que as próprias crianças produzem sobre as situações, e para isso foi preciso ouvi-las. Para este estudo foram realizadas observações de brincadeiras, desenhos e conversa com as crianças, registros em caderno de campo e fotos de momentos distintos da rotina da turma. Tomando por base os dados colhidos no decorrer dos meses em campo, se mostrou notório que mesmo entre as crianças os papéis de Gênero estão muito próximos dos papéis vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e as identidades de gênero são experimentadas em diversos momentos de interação entre as crianças da Educação Infantil.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGuimarães, Danielahttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Silva, Sergio Luiz Baptista dahttp://lattes.cnpq.br/0028737125113983Simões, Andressa Barbosa da Cunha2017-11-27T12:18:01Z2023-12-21T03:03:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSIMÕES, Andressa Barbosa da Cunha. Questões de Gênero na Educação Infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:15Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3200Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:15Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
title |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
spellingShingle |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo Simões, Andressa Barbosa da Cunha Educação infantil Identidade de gênero Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
title_full |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
title_fullStr |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
title_full_unstemmed |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
title_sort |
Questões de gênero na educação infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo |
author |
Simões, Andressa Barbosa da Cunha |
author_facet |
Simões, Andressa Barbosa da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Daniela http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 Santos, Núbia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 Silva, Sergio Luiz Baptista da http://lattes.cnpq.br/0028737125113983 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Andressa Barbosa da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Identidade de gênero Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Identidade de gênero Brincadeiras CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
Aponta ligações entre estudos sobre Gênero e Educação Infantil. A pesquisa investiga as relações de Gênero entre crianças de cinco a seis anos de idade que frequentam uma turma de Educação Infantil de uma tradicional instituição de ensino público federal do Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II. O objetivo central constituiu-se em perceber como as crianças vão construindo as identidades e os papéis de Gênero nas relações que estabelecem com seus pares e os adultos mais próximos nos espaços educacionais. Considerando que as interações estabelecidas pelas crianças fazem parte de um conjunto de experiências objetivas e também subjetivas que vão criando as suas identidades, bem como os papéis sociais de Gênero pré-determinados, o trabalho buscou refletir sobre essas relações estabelecidas na interação e brincadeiras das crianças. Para está análise, a pesquisa baseia-se no estudo de autores como: Louro (1997, 2002, 2003), Finco (2003, 2004 e 2011) Kramer (2011), entre outros estudiosos nesses temas, para definições sobre Gênero, Educação Infantil e para que seja possível estabelecer relação entre ambos. A metodologia da pesquisa possui inspiração etnográfica, pois para realizá-la convivi de perto com as crianças, que são os principais sujeitos deste trabalho, para que assim fosse possível aproximar as interpretações elaboradas no estudo de campo com os sentidos que as próprias crianças produzem sobre as situações, e para isso foi preciso ouvi-las. Para este estudo foram realizadas observações de brincadeiras, desenhos e conversa com as crianças, registros em caderno de campo e fotos de momentos distintos da rotina da turma. Tomando por base os dados colhidos no decorrer dos meses em campo, se mostrou notório que mesmo entre as crianças os papéis de Gênero estão muito próximos dos papéis vividos pelos adultos que convivem no mesmo contexto cultural, e as identidades de gênero são experimentadas em diversos momentos de interação entre as crianças da Educação Infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-11-27T12:18:01Z 2023-12-21T03:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SIMÕES, Andressa Barbosa da Cunha. Questões de Gênero na Educação Infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/3200 |
identifier_str_mv |
SIMÕES, Andressa Barbosa da Cunha. Questões de Gênero na Educação Infantil: ser menino e ser menina nas interações e brincadeiras das crianças em uma turma no Colégio Pedro II – Realengo. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964262825984 |