As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/378 |
Resumo: | Nesta pesquisa discutem-se as mudanças nos filmes publicitários da cerveja Skol, a mais vendida no Brasil, nos primeiros dez anos do séc. XXI, devido às restrições estabelecidas pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação, CONAR, em outubro de 2003, e a Lei Seca, que proíbe o consumo de álcool pelos motoristas, reforçando o Código de Trânsito, e punindo mais severamente os infratores. No estudo visa-se a analisar essas transformações de abordagem da Skol em doze vídeos veiculados na TV – um por ano, de 2000 a 2008, e três filmes de 2009 – considerando também os efeitos audiovisuais utilizados. Os motivos dessas mudanças também são explicados. São mencionados ainda o público-alvo dessas campanhas publicitárias e como a Skol conseguiu se tornar a marca líder no segmento. Após um breve histórico sobre a entrada da televisão no Brasil e algumas características dessa mídia, através de uma análise sobre como o discurso utilizado nas campanhas veiculadas na TV afeta o consumidor, procura-se também desvendar as razões do sucesso e do encantamento produzido por esses vídeos. |
id |
UFRJ_dec83a60c91c56cf8959cb696cc23f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/378 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXIPublicidadeFilme publicitárioAudiovisualCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAONesta pesquisa discutem-se as mudanças nos filmes publicitários da cerveja Skol, a mais vendida no Brasil, nos primeiros dez anos do séc. XXI, devido às restrições estabelecidas pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação, CONAR, em outubro de 2003, e a Lei Seca, que proíbe o consumo de álcool pelos motoristas, reforçando o Código de Trânsito, e punindo mais severamente os infratores. No estudo visa-se a analisar essas transformações de abordagem da Skol em doze vídeos veiculados na TV – um por ano, de 2000 a 2008, e três filmes de 2009 – considerando também os efeitos audiovisuais utilizados. Os motivos dessas mudanças também são explicados. São mencionados ainda o público-alvo dessas campanhas publicitárias e como a Skol conseguiu se tornar a marca líder no segmento. Após um breve histórico sobre a entrada da televisão no Brasil e algumas características dessa mídia, através de uma análise sobre como o discurso utilizado nas campanhas veiculadas na TV afeta o consumidor, procura-se também desvendar as razões do sucesso e do encantamento produzido por esses vídeos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFernandes, Fátima Sobralhttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895Lissovsky, Mauriciohttp://lattes.cnpq.br/8617902192670705Breitschaft, Paulo SenraFernandes, Liana Beatriz Chaves2016-05-19T13:42:24Z2023-12-21T03:04:34Z2009-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFERNANDES, Liana Beatriz Chaves. As mudanças nos filmes publicitários da cerveja Skol na primeira década do século XXI. 2009. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/378Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
title |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
spellingShingle |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI Fernandes, Liana Beatriz Chaves Publicidade Filme publicitário Audiovisual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
title_full |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
title_fullStr |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
title_full_unstemmed |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
title_sort |
As mudanças nos vídeos publicitários da Skol na primeira década do século XXI |
author |
Fernandes, Liana Beatriz Chaves |
author_facet |
Fernandes, Liana Beatriz Chaves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Fátima Sobral http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 Lissovsky, Mauricio http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 Breitschaft, Paulo Senra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Liana Beatriz Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Filme publicitário Audiovisual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Publicidade Filme publicitário Audiovisual CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
Nesta pesquisa discutem-se as mudanças nos filmes publicitários da cerveja Skol, a mais vendida no Brasil, nos primeiros dez anos do séc. XXI, devido às restrições estabelecidas pelo Conselho Nacional de Auto-regulamentação, CONAR, em outubro de 2003, e a Lei Seca, que proíbe o consumo de álcool pelos motoristas, reforçando o Código de Trânsito, e punindo mais severamente os infratores. No estudo visa-se a analisar essas transformações de abordagem da Skol em doze vídeos veiculados na TV – um por ano, de 2000 a 2008, e três filmes de 2009 – considerando também os efeitos audiovisuais utilizados. Os motivos dessas mudanças também são explicados. São mencionados ainda o público-alvo dessas campanhas publicitárias e como a Skol conseguiu se tornar a marca líder no segmento. Após um breve histórico sobre a entrada da televisão no Brasil e algumas características dessa mídia, através de uma análise sobre como o discurso utilizado nas campanhas veiculadas na TV afeta o consumidor, procura-se também desvendar as razões do sucesso e do encantamento produzido por esses vídeos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-06 2016-05-19T13:42:24Z 2023-12-21T03:04:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERNANDES, Liana Beatriz Chaves. As mudanças nos filmes publicitários da cerveja Skol na primeira década do século XXI. 2009. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. http://hdl.handle.net/11422/378 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Liana Beatriz Chaves. As mudanças nos filmes publicitários da cerveja Skol na primeira década do século XXI. 2009. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455951570862080 |