Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Alexandre Bacalhau
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20430
Resumo: O presente estudo buscou analisar as mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após o surgimento da Lei Seca. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário realizado com base no referencial teórico da pesquisa com pessoas que moram no Estado do Rio de Janeiro. Tópicos como comportamento do consumidor, processo de mudança e ética foram abordados. Através da análise dos resultados dos questionários respondidos, foi possível verificar importantes mudanças de atitude e de comportamento dos motoristas depois da implantação da Lei Seca em grande parte da amostra, mesmo que em alguns casos, alguns entrevistados ainda sejam contrários a essas novas ações. Dessa forma, esse estudo contribui para mostrar como uma nova lei com caráter rigoroso e disciplinador, contribuiu para alterar de forma incisiva, os hábitos e comportamentos da população para que se tenha um trânsito mais seguro e menos violento.
id UFRJ_df47644bf82920289f53f09152cfd9b3
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20430
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Marques, Alexandre Bacalhauhttp://lattes.cnpq.br/2256679804280874Westenberger, HenriqueLeite, Valdecy Faria2023-05-11T11:40:25Z2023-11-30T03:00:39Z2011-11MARQUES, Alexandre Bacalhau. Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/20430Submitted by Juliana Pinho (julianafpinho5@gmail.com) on 2022-05-17T14:39:58Z No. of bitstreams: 1 ABMarques.pdf: 553950 bytes, checksum: 963fe9c0be5c61bc7882343a60e92dad (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2023-05-11T11:40:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ABMarques.pdf: 553950 bytes, checksum: 963fe9c0be5c61bc7882343a60e92dad (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-11T11:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABMarques.pdf: 553950 bytes, checksum: 963fe9c0be5c61bc7882343a60e92dad (MD5) Previous issue date: 2011-11O presente estudo buscou analisar as mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após o surgimento da Lei Seca. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário realizado com base no referencial teórico da pesquisa com pessoas que moram no Estado do Rio de Janeiro. Tópicos como comportamento do consumidor, processo de mudança e ética foram abordados. Através da análise dos resultados dos questionários respondidos, foi possível verificar importantes mudanças de atitude e de comportamento dos motoristas depois da implantação da Lei Seca em grande parte da amostra, mesmo que em alguns casos, alguns entrevistados ainda sejam contrários a essas novas ações. Dessa forma, esse estudo contribui para mostrar como uma nova lei com caráter rigoroso e disciplinador, contribuiu para alterar de forma incisiva, os hábitos e comportamentos da população para que se tenha um trânsito mais seguro e menos violento.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOBebidas alcoólicasLei SecaRio de Janeiro (RJ)Comportamento do consumidorMudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20430/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALABMarques.pdfABMarques.pdfapplication/pdf553950http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20430/1/ABMarques.pdf963fe9c0be5c61bc7882343a60e92dadMD5111422/204302023-11-30 00:00:39.47oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
title Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
spellingShingle Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
Marques, Alexandre Bacalhau
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Bebidas alcoólicas
Lei Seca
Rio de Janeiro (RJ)
Comportamento do consumidor
title_short Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
title_full Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
title_fullStr Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
title_sort Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro
author Marques, Alexandre Bacalhau
author_facet Marques, Alexandre Bacalhau
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2256679804280874
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Alexandre Bacalhau
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Westenberger, Henrique
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Valdecy Faria
contributor_str_mv Westenberger, Henrique
Leite, Valdecy Faria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Bebidas alcoólicas
Lei Seca
Rio de Janeiro (RJ)
Comportamento do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Bebidas alcoólicas
Lei Seca
Rio de Janeiro (RJ)
Comportamento do consumidor
description O presente estudo buscou analisar as mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após o surgimento da Lei Seca. Para tanto, através de uma pesquisa qualitativa, foi aplicado um questionário realizado com base no referencial teórico da pesquisa com pessoas que moram no Estado do Rio de Janeiro. Tópicos como comportamento do consumidor, processo de mudança e ética foram abordados. Através da análise dos resultados dos questionários respondidos, foi possível verificar importantes mudanças de atitude e de comportamento dos motoristas depois da implantação da Lei Seca em grande parte da amostra, mesmo que em alguns casos, alguns entrevistados ainda sejam contrários a essas novas ações. Dessa forma, esse estudo contribui para mostrar como uma nova lei com caráter rigoroso e disciplinador, contribuiu para alterar de forma incisiva, os hábitos e comportamentos da população para que se tenha um trânsito mais seguro e menos violento.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-11T11:40:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Alexandre Bacalhau. Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/20430
identifier_str_mv MARQUES, Alexandre Bacalhau. Mudanças no comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas após a implantação da Lei Seca no Rio de Janeiro. 2011. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/20430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20430/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20430/1/ABMarques.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
963fe9c0be5c61bc7882343a60e92dad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097246824890368