O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Laura Fraga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16006
Resumo: No Rio de Janeiro, o ensino de alemão como língua adicional costuma ser mediado por livros didáticos internacionais, ao redor dos quais se organizam currículos, métodos e avaliações (cf. Uphoff, 2009). Contudo, uma vez que se dirigem a um público-alvo europeu, estes materiais impõem severas limitações a um ensino localmente sensível ao ignorar demandas particulares deste contexto. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a elaboração local de materiais didáticos com base nas perspectivas decoloniais (Kumaravadivelu, 2012, 2014, 2016) e interculturais (Sampaio; Puh, 2020), com o intuito de defender um diálogo com a língua alemã que se inicie no contexto carioca e aproxime a língua-alvo ao aluno. A pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na prática reflexiva (cf. Schön, 2000; Dewey, 1959) e conclui que as dificuldades de conexão com o livro didático internacional relatadas pelos alunos podem ser superadas quando materiais cultural e localmente sensíveis são privilegiados. O grupo confrontado com o material desenvolvido respondeu positivamente à sua utilização, em um incentivo à produção de materiais locais complementares ou alternativos e outras pesquisas propositivas na área.
id UFRJ_df4a778e39216ea5dad7657e37736a06
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16006
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemãoLíngua alemãEstudo e ensinoDecolonialidadeInterculturalidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASNo Rio de Janeiro, o ensino de alemão como língua adicional costuma ser mediado por livros didáticos internacionais, ao redor dos quais se organizam currículos, métodos e avaliações (cf. Uphoff, 2009). Contudo, uma vez que se dirigem a um público-alvo europeu, estes materiais impõem severas limitações a um ensino localmente sensível ao ignorar demandas particulares deste contexto. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a elaboração local de materiais didáticos com base nas perspectivas decoloniais (Kumaravadivelu, 2012, 2014, 2016) e interculturais (Sampaio; Puh, 2020), com o intuito de defender um diálogo com a língua alemã que se inicie no contexto carioca e aproxime a língua-alvo ao aluno. A pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na prática reflexiva (cf. Schön, 2000; Dewey, 1959) e conclui que as dificuldades de conexão com o livro didático internacional relatadas pelos alunos podem ser superadas quando materiais cultural e localmente sensíveis são privilegiados. O grupo confrontado com o material desenvolvido respondeu positivamente à sua utilização, em um incentivo à produção de materiais locais complementares ou alternativos e outras pesquisas propositivas na área.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJFerreira, Mergenfel A. Vazhttp://lattes.cnpq.br/6277312293965310http://lattes.cnpq.br/0593778973977791Maia, Laura Fraga2022-01-11T16:31:46Z2023-12-21T03:09:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/16006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:44Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16006Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
title O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
spellingShingle O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
Maia, Laura Fraga
Língua alemã
Estudo e ensino
Decolonialidade
Interculturalidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
title_full O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
title_fullStr O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
title_full_unstemmed O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
title_sort O Rio de Janeiro continua wunderschön: elaboração local de material didático para umensino decolonial e intercultural de alemão
author Maia, Laura Fraga
author_facet Maia, Laura Fraga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mergenfel A. Vaz
http://lattes.cnpq.br/6277312293965310
http://lattes.cnpq.br/0593778973977791
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Laura Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Língua alemã
Estudo e ensino
Decolonialidade
Interculturalidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic Língua alemã
Estudo e ensino
Decolonialidade
Interculturalidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description No Rio de Janeiro, o ensino de alemão como língua adicional costuma ser mediado por livros didáticos internacionais, ao redor dos quais se organizam currículos, métodos e avaliações (cf. Uphoff, 2009). Contudo, uma vez que se dirigem a um público-alvo europeu, estes materiais impõem severas limitações a um ensino localmente sensível ao ignorar demandas particulares deste contexto. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo investigar a elaboração local de materiais didáticos com base nas perspectivas decoloniais (Kumaravadivelu, 2012, 2014, 2016) e interculturais (Sampaio; Puh, 2020), com o intuito de defender um diálogo com a língua alemã que se inicie no contexto carioca e aproxime a língua-alvo ao aluno. A pesquisa de natureza qualitativa baseia-se na prática reflexiva (cf. Schön, 2000; Dewey, 1959) e conclui que as dificuldades de conexão com o livro didático internacional relatadas pelos alunos podem ser superadas quando materiais cultural e localmente sensíveis são privilegiados. O grupo confrontado com o material desenvolvido respondeu positivamente à sua utilização, em um incentivo à produção de materiais locais complementares ou alternativos e outras pesquisas propositivas na área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-11T16:31:46Z
2022
2023-12-21T03:09:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/16006
url http://hdl.handle.net/11422/16006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456026258833408