Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1401 |
Resumo: | Grandes questões desafiam o século XXI, certamente conciliar progresso econômico à preservação dos recursos naturais é uma delas. Desde que foi criado em 1987, o termo “desenvolvimento sustentável” vem ganhando mais importância e ocupando o topo das agendas corporativas. A mídia, as ONGs, o setor público e sobretudo a iniciativa privada vem se apropriando do discurso “sustentável” como uma grife, uma marca a ser usada, na maioria das vezes em troco de respaldo social. Ocasionalmente esses atores utilizam a “linguagem verde” como discurso infundado, transmitindo uma imagem ambientalmente responsável que não condiz com a realidade. Nesses casos, entra em cena o greenwash. O trabalho se propõe a analisar a trajetória que deu origem ao greenwash, a importância da comunicação nesse processo, abordando temas como sociedade de consumo, desenvolvimento sustentável, movimento de ecologização da sociedade, mercado verde, marketing ambiental, e por fim, como alternativa em contramão ao greenwash a perspectiva do Marketing 3.0. O projeto apresenta como exemplo uma análise pontual de como a Nike, migrou de acusações de greenwash ao marketing 3.0, incorporando a sustentabilidade e inovação no âmago da empresa. |
id |
UFRJ_e10c1cea4e58074ce918f76eb761bb15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1401 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Póvoa, JonasAraújo, Raphaelahttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Silva Junior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Machado, Monicahttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Tavares Junior, Frederico Augusto2017-02-10T15:52:44Z2023-11-30T03:01:53Z2011-07-13PÓVOA, Jonas; ARAÚJO, Raphaela. Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/1401Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-04T15:45:26Z No. of bitstreams: 1 JPóvoa.pdf: 898873 bytes, checksum: 7a6d67e57850cefe0c595c5ac5600c7a (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-10T15:52:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JPóvoa.pdf: 898873 bytes, checksum: 7a6d67e57850cefe0c595c5ac5600c7a (MD5) Previous issue date: 2011-07-13Grandes questões desafiam o século XXI, certamente conciliar progresso econômico à preservação dos recursos naturais é uma delas. Desde que foi criado em 1987, o termo “desenvolvimento sustentável” vem ganhando mais importância e ocupando o topo das agendas corporativas. A mídia, as ONGs, o setor público e sobretudo a iniciativa privada vem se apropriando do discurso “sustentável” como uma grife, uma marca a ser usada, na maioria das vezes em troco de respaldo social. Ocasionalmente esses atores utilizam a “linguagem verde” como discurso infundado, transmitindo uma imagem ambientalmente responsável que não condiz com a realidade. Nesses casos, entra em cena o greenwash. O trabalho se propõe a analisar a trajetória que deu origem ao greenwash, a importância da comunicação nesse processo, abordando temas como sociedade de consumo, desenvolvimento sustentável, movimento de ecologização da sociedade, mercado verde, marketing ambiental, e por fim, como alternativa em contramão ao greenwash a perspectiva do Marketing 3.0. O projeto apresenta como exemplo uma análise pontual de como a Nike, migrou de acusações de greenwash ao marketing 3.0, incorporando a sustentabilidade e inovação no âmago da empresa.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketingSustentabilidadeInovaçãoDo Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALJPóvoa.pdfJPóvoa.pdfapplication/pdf898873http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1401/1/JP%C3%B3voa.pdf7a6d67e57850cefe0c595c5ac5600c7aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1401/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTJPóvoa.pdf.txtJPóvoa.pdf.txtExtracted texttext/plain243812http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1401/3/JP%C3%B3voa.pdf.txt058b732de58a61b5bf4519c298792259MD5311422/14012023-11-30 00:01:53.393oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
title |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
spellingShingle |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável Póvoa, Jonas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing Sustentabilidade Inovação |
title_short |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
title_full |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
title_fullStr |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
title_full_unstemmed |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
title_sort |
Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável |
author |
Póvoa, Jonas |
author_facet |
Póvoa, Jonas Araújo, Raphaela |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Raphaela |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1047267549932423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Póvoa, Jonas Araújo, Raphaela |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva Junior, Amaury Fernandes da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Machado, Monica |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tavares Junior, Frederico Augusto |
contributor_str_mv |
Silva Junior, Amaury Fernandes da Machado, Monica Tavares Junior, Frederico Augusto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing Sustentabilidade Inovação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Sustentabilidade Inovação |
description |
Grandes questões desafiam o século XXI, certamente conciliar progresso econômico à preservação dos recursos naturais é uma delas. Desde que foi criado em 1987, o termo “desenvolvimento sustentável” vem ganhando mais importância e ocupando o topo das agendas corporativas. A mídia, as ONGs, o setor público e sobretudo a iniciativa privada vem se apropriando do discurso “sustentável” como uma grife, uma marca a ser usada, na maioria das vezes em troco de respaldo social. Ocasionalmente esses atores utilizam a “linguagem verde” como discurso infundado, transmitindo uma imagem ambientalmente responsável que não condiz com a realidade. Nesses casos, entra em cena o greenwash. O trabalho se propõe a analisar a trajetória que deu origem ao greenwash, a importância da comunicação nesse processo, abordando temas como sociedade de consumo, desenvolvimento sustentável, movimento de ecologização da sociedade, mercado verde, marketing ambiental, e por fim, como alternativa em contramão ao greenwash a perspectiva do Marketing 3.0. O projeto apresenta como exemplo uma análise pontual de como a Nike, migrou de acusações de greenwash ao marketing 3.0, incorporando a sustentabilidade e inovação no âmago da empresa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-10T15:52:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PÓVOA, Jonas; ARAÚJO, Raphaela. Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1401 |
identifier_str_mv |
PÓVOA, Jonas; ARAÚJO, Raphaela. Do Greenwash ao Marketing 3.0: uma análise de como a Nike se transformou em referência de empresa sustentável. 2011. 106 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1401/1/JP%C3%B3voa.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1401/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1401/3/JP%C3%B3voa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a6d67e57850cefe0c595c5ac5600c7a dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 058b732de58a61b5bf4519c298792259 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097066192994304 |