Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Bruno dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6485
Resumo: Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.
id UFRJ_e1a761b16ec50cda613889b15e9017be
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6485
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobiaEnsino de químicaQuímiofobiaFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEste trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJCasellato, Annelisehttp://lattes.cnpq.br/6666301937868490http://lattes.cnpq.br/2385568582050971Peres, Rosa Cristina Diashttp://lattes.cnpq.br/8854435583690741Barros, Joanna Maria Teixeira de Azeredo RamosPeixoto, Bruno dos Santos2019-02-13T01:04:53Z2023-12-21T03:03:49Z2012-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
title Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
spellingShingle Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
Peixoto, Bruno dos Santos
Ensino de química
Químiofobia
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
title_full Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
title_fullStr Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
title_full_unstemmed Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
title_sort Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
author Peixoto, Bruno dos Santos
author_facet Peixoto, Bruno dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casellato, Annelise
http://lattes.cnpq.br/6666301937868490
http://lattes.cnpq.br/2385568582050971
Peres, Rosa Cristina Dias
http://lattes.cnpq.br/8854435583690741
Barros, Joanna Maria Teixeira de Azeredo Ramos
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Bruno dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Químiofobia
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de química
Químiofobia
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-13
2019-02-13T01:04:53Z
2023-12-21T03:03:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6485
url http://hdl.handle.net/11422/6485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981637730304