Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6485 |
Resumo: | Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida. |
id |
UFRJ_e1a761b16ec50cda613889b15e9017be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6485 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobiaEnsino de químicaQuímiofobiaFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEste trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJCasellato, Annelisehttp://lattes.cnpq.br/6666301937868490http://lattes.cnpq.br/2385568582050971Peres, Rosa Cristina Diashttp://lattes.cnpq.br/8854435583690741Barros, Joanna Maria Teixeira de Azeredo RamosPeixoto, Bruno dos Santos2019-02-13T01:04:53Z2023-12-21T03:03:49Z2012-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
title |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
spellingShingle |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia Peixoto, Bruno dos Santos Ensino de química Químiofobia Formação de professores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
title_full |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
title_fullStr |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
title_full_unstemmed |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
title_sort |
Contextualização do ensino de química: uma proposta para o fim da quimiofobia |
author |
Peixoto, Bruno dos Santos |
author_facet |
Peixoto, Bruno dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casellato, Annelise http://lattes.cnpq.br/6666301937868490 http://lattes.cnpq.br/2385568582050971 Peres, Rosa Cristina Dias http://lattes.cnpq.br/8854435583690741 Barros, Joanna Maria Teixeira de Azeredo Ramos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Bruno dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Químiofobia Formação de professores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Ensino de química Químiofobia Formação de professores CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Este trabalho toma a educação como objeto de reflexão científica e elege a contextualização do ensino de química como tema de pesquisa. Trata-se da análise dos possíveis meios educacionais e das respostas da escola quando convocada a intervir no processo de construção do conhecimento científico, a partir de uma abordagem voltada para a integração do eixo “sociedade, ciência e tecnologia”. Aqui são analisados os significados sociais da quimiofobia – a tendência da população em associar a química a venenos, desastres ambientais e cientistas loucos e mal intencionados – e como a escola pode, desde o início, mostrar aos estudantes que a química é fundamental para resolver alguns dos principais desafios da humanidade, como o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a crise energética. Assim, espera-se chamar a atenção para a criação de métodos de ensino menos conteudistas e mais interdisciplinares/contextualizados, em que o objetivo principal seja conscientizar os estudantes sobre a importância de se aprender ciência, e como isso influencia e é influenciado pela própria sociedade e seus anseios por novas tecnologias e melhores condições de vida. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-13 2019-02-13T01:04:53Z 2023-12-21T03:03:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6485 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981637730304 |