Medicamento como tema de contextualização no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Viviane de Assis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6944
Resumo: A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.
id UFRJ_0dfed57487beb049dd753b159da6b896
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6944
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Medicamento como tema de contextualização no ensino de químicaMedicamentoEnsino de químicaInteração socialCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJTeixeira, Viviane Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254ttp://lattes.cnpq.br/1729469101722856Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães doshttp://lattes.cnpq.br/3917562414471620Takase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051Vale, Daniella Lopezhttp://lattes.cnpq.br/9219419085511667Nascimento, Viviane de Assis2019-04-03T15:46:59Z2023-12-21T03:01:33Z2014-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6944Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
title Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
spellingShingle Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
Nascimento, Viviane de Assis
Medicamento
Ensino de química
Interação social
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
title_full Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
title_fullStr Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
title_full_unstemmed Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
title_sort Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
author Nascimento, Viviane de Assis
author_facet Nascimento, Viviane de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Viviane Gomes
http://lattes.cnpq.br/1229963402809254
ttp://lattes.cnpq.br/1729469101722856
Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos
http://lattes.cnpq.br/3917562414471620
Takase, Iracema
http://lattes.cnpq.br/2649970541946051
Vale, Daniella Lopez
http://lattes.cnpq.br/9219419085511667
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Viviane de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamento
Ensino de química
Interação social
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Medicamento
Ensino de química
Interação social
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11
2019-04-03T15:46:59Z
2023-12-21T03:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6944
url http://hdl.handle.net/11422/6944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455982682112000