Medicamento como tema de contextualização no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6944 |
Resumo: | A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida. |
id |
UFRJ_0dfed57487beb049dd753b159da6b896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6944 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de químicaMedicamentoEnsino de químicaInteração socialCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJTeixeira, Viviane Gomeshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254ttp://lattes.cnpq.br/1729469101722856Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães doshttp://lattes.cnpq.br/3917562414471620Takase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051Vale, Daniella Lopezhttp://lattes.cnpq.br/9219419085511667Nascimento, Viviane de Assis2019-04-03T15:46:59Z2023-12-21T03:01:33Z2014-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6944Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
title |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
spellingShingle |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química Nascimento, Viviane de Assis Medicamento Ensino de química Interação social CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
title_full |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
title_fullStr |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
title_full_unstemmed |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
title_sort |
Medicamento como tema de contextualização no ensino de química |
author |
Nascimento, Viviane de Assis |
author_facet |
Nascimento, Viviane de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Viviane Gomes http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 ttp://lattes.cnpq.br/1729469101722856 Santos, Victor Hugo Paes de Magalhães dos http://lattes.cnpq.br/3917562414471620 Takase, Iracema http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 Vale, Daniella Lopez http://lattes.cnpq.br/9219419085511667 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Viviane de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicamento Ensino de química Interação social CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Medicamento Ensino de química Interação social CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
A importância do ensino de química no ensino médio vem sendo justificada pela necessidade de se formar um aluno participativo na sociedade atual, além de desenvolver as habilidades de compreensão e criticidade através da contextualização de assuntos presentes no seu cotidiano. O presente trabalho propõe uma atividade didática abordando o tema “medicamentos” a fim de promover a articulação dos conteúdos de Química pelo aluno de forma contextualizada e dinâmica. Além da aprendizagem, a interação social entre os alunos deve ser explorada, já que a atividade propõe a formação de grupos através da identificação das classes de medicamentos utilizando suas respectivas bulas como material de apoio para explorar os conteúdos de ligações químicas, concentração e estruturas de substâncias orgânicas. A atividade proposta deve ser aplicada no terceiro ano do ensino médio público, pois permite que o aluno desenvolva a habilidade de articular o conhecimento químico já adquirido previamente desenvolvido com situações que estão presentes em seu cotidiano. A proposta desenvolve no aluno a percepção da utilidade dos saberes escolares e as conexões existentes entre os conteúdos disciplinares e o conhecimento desenvolvido ao longo de sua vida. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-11 2019-04-03T15:46:59Z 2023-12-21T03:01:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6944 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455982682112000 |