Contextualização dos medicamentos no ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Lilian de Figueiredo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6419
Resumo: Ensinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais.
id UFRJ_d4a1d294cf58cba6b66bcbf6c1359f8e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6419
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Contextualização dos medicamentos no ensino de químicaMedicamentosEnsino de químicaInterdisciplinariedadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEnsinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJTurci, Cássia Curanhttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084http://lattes.cnpq.br/0777101006640063Silva, Joab Trajanohttp://lattes.cnpq.br/0836964905424972Takase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051Venâncio, Lilian de Figueiredo2019-02-07T21:23:52Z2023-12-21T03:00:49Z2007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6419Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização dos medicamentos no ensino de química
title Contextualização dos medicamentos no ensino de química
spellingShingle Contextualização dos medicamentos no ensino de química
Venâncio, Lilian de Figueiredo
Medicamentos
Ensino de química
Interdisciplinariedade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Contextualização dos medicamentos no ensino de química
title_full Contextualização dos medicamentos no ensino de química
title_fullStr Contextualização dos medicamentos no ensino de química
title_full_unstemmed Contextualização dos medicamentos no ensino de química
title_sort Contextualização dos medicamentos no ensino de química
author Venâncio, Lilian de Figueiredo
author_facet Venâncio, Lilian de Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Turci, Cássia Curan
http://lattes.cnpq.br/1296702009754084
http://lattes.cnpq.br/0777101006640063
Silva, Joab Trajano
http://lattes.cnpq.br/0836964905424972
Takase, Iracema
http://lattes.cnpq.br/2649970541946051
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Lilian de Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamentos
Ensino de química
Interdisciplinariedade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Medicamentos
Ensino de química
Interdisciplinariedade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Ensinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-20
2019-02-07T21:23:52Z
2023-12-21T03:00:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6419
url http://hdl.handle.net/11422/6419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981205716992