Contextualização dos medicamentos no ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6419 |
Resumo: | Ensinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais. |
id |
UFRJ_d4a1d294cf58cba6b66bcbf6c1359f8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6419 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização dos medicamentos no ensino de químicaMedicamentosEnsino de químicaInterdisciplinariedadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEnsinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJTurci, Cássia Curanhttp://lattes.cnpq.br/1296702009754084http://lattes.cnpq.br/0777101006640063Silva, Joab Trajanohttp://lattes.cnpq.br/0836964905424972Takase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051Venâncio, Lilian de Figueiredo2019-02-07T21:23:52Z2023-12-21T03:00:49Z2007-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6419porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:49Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6419Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
title |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
spellingShingle |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química Venâncio, Lilian de Figueiredo Medicamentos Ensino de química Interdisciplinariedade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
title_full |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
title_fullStr |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
title_full_unstemmed |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
title_sort |
Contextualização dos medicamentos no ensino de química |
author |
Venâncio, Lilian de Figueiredo |
author_facet |
Venâncio, Lilian de Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Turci, Cássia Curan http://lattes.cnpq.br/1296702009754084 http://lattes.cnpq.br/0777101006640063 Silva, Joab Trajano http://lattes.cnpq.br/0836964905424972 Takase, Iracema http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Lilian de Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicamentos Ensino de química Interdisciplinariedade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Medicamentos Ensino de química Interdisciplinariedade CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Ensinar Química, assim como as demais ciências exatas e da natureza, tem sido motivo de preocupação de educadores desta área de conhecimento. No entanto, o professor deve buscar formas alternativas e criativas para que seu aluno aprenda, além de relacionar a aprendizagem com o processo de conhecimento prévio e utilizar uma linguagem clara e acessível à compreensão do aluno. Este trabalho pretende inserir os medicamentos no ensino de química, para que se torne uma ferramenta de contextualização. Desta forma, o professor poderá relacionar os conteúdos com a realidade do aluno, para despertar a atenção dele, e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Como os medicamentos, muitas vezes, fazem parte do dia-a-dia de muitas pessoas, e são utilizados para salvar vidas e melhorar as condições de saúde destas, seria importante relacioná-los aos conteúdos escolares do ensino médio, pois trata-se de algo presente no cotidiano destes jovens a quem devemos ensinar e informar alguns cuidados importantes em prol do bem-estar da humanidade. Assim, o Ensino de Química poderá ajudar a preparar o indivíduo para fazer uso racional dos remédios, e desenvolver nele a necessidade de atuar de forma consciente, de buscar melhorias para a sua vida, e a partir dessa perspectiva aproximar o ensino de química e a realidade. Estas são algumas das formas de levar o aluno a perceber que os conhecimentos adquiridos podem ser aplicados na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-20 2019-02-07T21:23:52Z 2023-12-21T03:00:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6419 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981205716992 |