Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15055 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a utilização do Social Media Marketing como estratégia de marketing digital do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no Instagram. O objetivo deste trabalho é analisar a comunicação digital empreendida pela agremiação e mensurar como as postagens foram recebidas pelos seus seguidores. A pesquisa bibliográfica traz temas como marketing digital, social media marketing e Instagram para fundamentar a análise. Posteriormente, é apresentada a temática das escolas de samba por meio de um breve histórico das agremiações e do Salgueiro, bem como a utilização das redes sociais por parte desse segmento. A análise da comunicação digital foi realizada a partir de postagens publicadas no perfil oficial da escola no Instagram e da categorização dos conteúdos a partir da intenção da mensagem que se pretendia veicular. A partir dos resultados, foi possível identificar os tipos de conteúdo que mais obtiveram êxito de receptividade, ajudando a estabelecer o Social Media Marketing como uma estratégia vantajosa para fortalecer o relacionamento da escola com seus seguidores. |
id |
UFRJ_e1d5a8b65b76ca4a3958f1688f1b1e3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15055 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Veiga, Jéssica AlvesCarneiro, Mario Rubens de OliveiraCarrera, Fernanda Ariane SilvaRibeiro, Tadeu CarvãoSerpa, Marcelo Helvecio Navarro2021-09-03T23:28:18Z2023-11-30T03:04:26Z2021-08-10VEIGA, Jéssica Alves. Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15055Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-24T16:39:08Z No. of bitstreams: 1 JVeiga.pdf: 1508134 bytes, checksum: ac7a9ba144ac723528f4233314d4ed1f (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-03T23:28:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JVeiga.pdf: 1508134 bytes, checksum: ac7a9ba144ac723528f4233314d4ed1f (MD5) Previous issue date: 2021-08-10Esta pesquisa aborda a utilização do Social Media Marketing como estratégia de marketing digital do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no Instagram. O objetivo deste trabalho é analisar a comunicação digital empreendida pela agremiação e mensurar como as postagens foram recebidas pelos seus seguidores. A pesquisa bibliográfica traz temas como marketing digital, social media marketing e Instagram para fundamentar a análise. Posteriormente, é apresentada a temática das escolas de samba por meio de um breve histórico das agremiações e do Salgueiro, bem como a utilização das redes sociais por parte desse segmento. A análise da comunicação digital foi realizada a partir de postagens publicadas no perfil oficial da escola no Instagram e da categorização dos conteúdos a partir da intenção da mensagem que se pretendia veicular. A partir dos resultados, foi possível identificar os tipos de conteúdo que mais obtiveram êxito de receptividade, ajudando a estabelecer o Social Media Marketing como uma estratégia vantajosa para fortalecer o relacionamento da escola com seus seguidores.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketing digitalInstagramEscolas de sambaAcadêmicos do Salgueiro (Escola de samba)Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15055/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALJVeiga.pdfJVeiga.pdfapplication/pdf1508134http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15055/1/JVeiga.pdfac7a9ba144ac723528f4233314d4ed1fMD5111422/150552023-11-30 00:04:26.959oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
title |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
spellingShingle |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro Veiga, Jéssica Alves CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing digital Escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (Escola de samba) |
title_short |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
title_full |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
title_fullStr |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
title_sort |
Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro |
author |
Veiga, Jéssica Alves |
author_facet |
Veiga, Jéssica Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv |
Carneiro, Mario Rubens de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Jéssica Alves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Carrera, Fernanda Ariane Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ribeiro, Tadeu Carvão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro |
contributor_str_mv |
Carrera, Fernanda Ariane Silva Ribeiro, Tadeu Carvão Serpa, Marcelo Helvecio Navarro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marketing digital Escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (Escola de samba) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (Escola de samba) |
description |
Esta pesquisa aborda a utilização do Social Media Marketing como estratégia de marketing digital do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro no Instagram. O objetivo deste trabalho é analisar a comunicação digital empreendida pela agremiação e mensurar como as postagens foram recebidas pelos seus seguidores. A pesquisa bibliográfica traz temas como marketing digital, social media marketing e Instagram para fundamentar a análise. Posteriormente, é apresentada a temática das escolas de samba por meio de um breve histórico das agremiações e do Salgueiro, bem como a utilização das redes sociais por parte desse segmento. A análise da comunicação digital foi realizada a partir de postagens publicadas no perfil oficial da escola no Instagram e da categorização dos conteúdos a partir da intenção da mensagem que se pretendia veicular. A partir dos resultados, foi possível identificar os tipos de conteúdo que mais obtiveram êxito de receptividade, ajudando a estabelecer o Social Media Marketing como uma estratégia vantajosa para fortalecer o relacionamento da escola com seus seguidores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-03T23:28:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VEIGA, Jéssica Alves. Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/15055 |
identifier_str_mv |
VEIGA, Jéssica Alves. Estratégias de Social Media Marketing no Instagram do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15055/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15055/1/JVeiga.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 ac7a9ba144ac723528f4233314d4ed1f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097213088006144 |