Deusas: entre dores, perfumes e negrumes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabi Gabriela Aparecida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20107
Resumo: Deusas: entre dores, perfumes e negrumes”, nasce do desejo de escrever/dançar as histórias de mulheres pretas atravessadas pela simbologia das rainhas de blocos afro, mais especificamente do concurso Deusa do Ébano, realizado pelo bloco afro Ilê Ayê na cidade de Salvador e reproduzido pelo bloco afro Orumillá na cidade do Rio de Janeiro. Nesse trabalho trago narrativas atemporais de corpos pretas que trazem no seu fazer/existir histórias de potências e resistências que contrapõem o apagamento que o colonialismo e o patriarcado impôs sobre esses corpos. Nos entres de uma trajetória pra se encontrar a realeza compartilho da escrevivência de tantos corpos pretas a certeza da força em suas falas e histórias. Percebo que anterior ao desdobramento e uso da palavra empoderamento, estas mulheres já exerciam um poderoso papel transformador, para além dos linguísticos dos pesquisadores. Com o profundo respeito que sinto pela entidade Ilê Ayê e uma das maiores políticas públicas dentro da cidade de Salvador para mulheres pretas que é o concurso da beleza Negra, ouso a me apropriar do termo “Deusa do Ébano” e expandi-lo para outros lugares. Lugar esse retratado sensivelmente na construção de um memorial audiovisual, aonde quatro mulheres tiveram seus corpos e histórias atravessadas pela simbologia de suas coroas, entendendo que essas experiências eram para além de um título ou de um concurso, era sobre ser história e memória ancestral. A dança de seus corpos carregam gestos que vem de longe, e através de um olhar mulherista sobre o movimento,a titulação de Deusa do Ébano é ressignificada para tal entendimento que já somos rainhas do que quisermos, sobretudo, de nossas próprias vidas.
id UFRJ_e369f92143a38e4ebc8c7da47c750f87
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20107
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Gabi Gabriela Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/6089052857078946http://lattes.cnpq.br/2981885044638828Silva, Renato Mendonça Barreto da2023-04-04T16:46:23Z2023-11-30T03:00:35Z2022-07-22SOUZA, Gabi Gabriela Aparecida de. Deusas: entre dores, perfumes e negrumes.2022.46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/20107Submitted by Marcos Gomes (marcos.pacheco@eefd.ufrj.br) on 2023-03-21T16:42:19Z No. of bitstreams: 1 GGASouza.pdf: 1072357 bytes, checksum: 50c5e8ab9b19159c158605486458587e (MD5)Approved for entry into archive by Márcia Barcelos Gomes Silvares (marciabarcelos@ccsdecania.ufrj.br) on 2023-04-04T16:46:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GGASouza.pdf: 1072357 bytes, checksum: 50c5e8ab9b19159c158605486458587e (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-04T16:46:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GGASouza.pdf: 1072357 bytes, checksum: 50c5e8ab9b19159c158605486458587e (MD5) Previous issue date: 2022-07-22Deusas: entre dores, perfumes e negrumes”, nasce do desejo de escrever/dançar as histórias de mulheres pretas atravessadas pela simbologia das rainhas de blocos afro, mais especificamente do concurso Deusa do Ébano, realizado pelo bloco afro Ilê Ayê na cidade de Salvador e reproduzido pelo bloco afro Orumillá na cidade do Rio de Janeiro. Nesse trabalho trago narrativas atemporais de corpos pretas que trazem no seu fazer/existir histórias de potências e resistências que contrapõem o apagamento que o colonialismo e o patriarcado impôs sobre esses corpos. Nos entres de uma trajetória pra se encontrar a realeza compartilho da escrevivência de tantos corpos pretas a certeza da força em suas falas e histórias. Percebo que anterior ao desdobramento e uso da palavra empoderamento, estas mulheres já exerciam um poderoso papel transformador, para além dos linguísticos dos pesquisadores. Com o profundo respeito que sinto pela entidade Ilê Ayê e uma das maiores políticas públicas dentro da cidade de Salvador para mulheres pretas que é o concurso da beleza Negra, ouso a me apropriar do termo “Deusa do Ébano” e expandi-lo para outros lugares. Lugar esse retratado sensivelmente na construção de um memorial audiovisual, aonde quatro mulheres tiveram seus corpos e histórias atravessadas pela simbologia de suas coroas, entendendo que essas experiências eram para além de um título ou de um concurso, era sobre ser história e memória ancestral. A dança de seus corpos carregam gestos que vem de longe, e através de um olhar mulherista sobre o movimento,a titulação de Deusa do Ébano é ressignificada para tal entendimento que já somos rainhas do que quisermos, sobretudo, de nossas próprias vidas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Educação Física e DesportosCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIADançaMulheresMulherismo AfricanaCulturaCorpo HumanoDancingWomenAfrican WomanismCultureHuman BodyDeusas: entre dores, perfumes e negrumesGoddesses: among pains, perfumes and mirkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20107/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALGGASouza.pdfGGASouza.pdfapplication/pdf1072357http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20107/1/GGASouza.pdf50c5e8ab9b19159c158605486458587eMD5111422/201072023-11-30 00:00:35.826oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Goddesses: among pains, perfumes and mirk
title Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
spellingShingle Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
Souza, Gabi Gabriela Aparecida de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Dança
Mulheres
Mulherismo Africana
Cultura
Corpo Humano
Dancing
Women
African Womanism
Culture
Human Body
title_short Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
title_full Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
title_fullStr Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
title_full_unstemmed Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
title_sort Deusas: entre dores, perfumes e negrumes
author Souza, Gabi Gabriela Aparecida de
author_facet Souza, Gabi Gabriela Aparecida de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6089052857078946
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2981885044638828
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabi Gabriela Aparecida de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Renato Mendonça Barreto da
contributor_str_mv Silva, Renato Mendonça Barreto da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Dança
Mulheres
Mulherismo Africana
Cultura
Corpo Humano
Dancing
Women
African Womanism
Culture
Human Body
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Mulheres
Mulherismo Africana
Cultura
Corpo Humano
dc.subject.eng.fl_str_mv Dancing
Women
African Womanism
Culture
Human Body
description Deusas: entre dores, perfumes e negrumes”, nasce do desejo de escrever/dançar as histórias de mulheres pretas atravessadas pela simbologia das rainhas de blocos afro, mais especificamente do concurso Deusa do Ébano, realizado pelo bloco afro Ilê Ayê na cidade de Salvador e reproduzido pelo bloco afro Orumillá na cidade do Rio de Janeiro. Nesse trabalho trago narrativas atemporais de corpos pretas que trazem no seu fazer/existir histórias de potências e resistências que contrapõem o apagamento que o colonialismo e o patriarcado impôs sobre esses corpos. Nos entres de uma trajetória pra se encontrar a realeza compartilho da escrevivência de tantos corpos pretas a certeza da força em suas falas e histórias. Percebo que anterior ao desdobramento e uso da palavra empoderamento, estas mulheres já exerciam um poderoso papel transformador, para além dos linguísticos dos pesquisadores. Com o profundo respeito que sinto pela entidade Ilê Ayê e uma das maiores políticas públicas dentro da cidade de Salvador para mulheres pretas que é o concurso da beleza Negra, ouso a me apropriar do termo “Deusa do Ébano” e expandi-lo para outros lugares. Lugar esse retratado sensivelmente na construção de um memorial audiovisual, aonde quatro mulheres tiveram seus corpos e histórias atravessadas pela simbologia de suas coroas, entendendo que essas experiências eram para além de um título ou de um concurso, era sobre ser história e memória ancestral. A dança de seus corpos carregam gestos que vem de longe, e através de um olhar mulherista sobre o movimento,a titulação de Deusa do Ébano é ressignificada para tal entendimento que já somos rainhas do que quisermos, sobretudo, de nossas próprias vidas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-04T16:46:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:00:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Gabi Gabriela Aparecida de. Deusas: entre dores, perfumes e negrumes.2022.46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/20107
identifier_str_mv SOUZA, Gabi Gabriela Aparecida de. Deusas: entre dores, perfumes e negrumes.2022.46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/20107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação Física e Desportos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20107/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20107/1/GGASouza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
50c5e8ab9b19159c158605486458587e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097282741764096