Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Thairine Christine Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14891
Resumo: A preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas.
id UFRJ_e75210e0c5616cd058d0d9fa39309eb0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14891
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumoSustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelConsumo conscienteConsumidorSustainabilitySustainable developmentConsumerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSilva, Marcelo Almeida de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0801150037821077Oliva, Thairine Christine Fernandes2021-08-26T12:53:59Z2023-12-21T03:08:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/14891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14891Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
title Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
spellingShingle Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
Oliva, Thairine Christine Fernandes
Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Consumo consciente
Consumidor
Sustainability
Sustainable development
Consumer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
title_full Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
title_fullStr Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
title_full_unstemmed Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
title_sort Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
author Oliva, Thairine Christine Fernandes
author_facet Oliva, Thairine Christine Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcelo Almeida de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/0801150037821077
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliva, Thairine Christine Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Consumo consciente
Consumidor
Sustainability
Sustainable development
Consumer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Consumo consciente
Consumidor
Sustainability
Sustainable development
Consumer
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-08-26T12:53:59Z
2023-12-21T03:08:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/14891
identifier_str_mv OLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/14891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456019423166464