Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14891 |
Resumo: | A preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas. |
id |
UFRJ_e75210e0c5616cd058d0d9fa39309eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14891 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumoSustentabilidadeDesenvolvimento sustentávelConsumo conscienteConsumidorSustainabilitySustainable developmentConsumerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSilva, Marcelo Almeida de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0801150037821077Oliva, Thairine Christine Fernandes2021-08-26T12:53:59Z2023-12-21T03:08:09Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/14891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14891Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
title |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
spellingShingle |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo Oliva, Thairine Christine Fernandes Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Consumo consciente Consumidor Sustainability Sustainable development Consumer CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
title_full |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
title_fullStr |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
title_full_unstemmed |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
title_sort |
Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo |
author |
Oliva, Thairine Christine Fernandes |
author_facet |
Oliva, Thairine Christine Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcelo Almeida de Carvalho http://lattes.cnpq.br/0801150037821077 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliva, Thairine Christine Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Consumo consciente Consumidor Sustainability Sustainable development Consumer CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Consumo consciente Consumidor Sustainability Sustainable development Consumer CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
A preocupação com a sustentabilidade é um tema que vem sendo debatido de uma forma crescente na sociedade. Isso acontece porque, cada vez mais, o consumidor se torna bem informado, fazendo com que seja exigência e cobre uma postura sustentável das empresas. Disto isso, o presente trabalho procura entender o que o consumidor final compreende como sustentabilidade e como espera que as empresas a coloquem em prática no sistema de produção. Tendo esses aspectos como contexto, para a compreensão dos objetivos da pesquisa, foram realizadas 16 entrevistas com consumidores com hábitos de consumo semelhantes, que frequentam supermercados, lojas de roupa e fazem o uso de aparelho celular. A partir disso, buscou-se categorizar conceitos e práticas sustentáveis para que a interpretação dos discursos fosse feita, atrelando essas informações às relações de consumo dos entrevistados. Como uma breve descrição do resultado, foi possível identificar que os consumidores entendem sustentabilidade sob ótica ambiental, enquanto as dimensões econômicas e sociais são pouco citadas e/ou conhecidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-08-26T12:53:59Z 2023-12-21T03:08:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/14891 |
identifier_str_mv |
OLIVA, Thairine Christine Fernandes. Percepção do consumidor em relação à sustentabilidade e sua relação com o consumo. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456019423166464 |