Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Milena da Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1218
Resumo: A Sociedade da Informação pode ser traduzida como o novo formato de organização social surgido no final do século XX e baseada no paradigma econômico – tecnológico da informação que se traduz, não apenas em novas práticas sociais, mas em alterações da própria vivencia do espaço e do tempo com parâmetros da experiência social. Torna-se uma sociedade globalizada e centrada no uso e aplicação da informação. Neste sentido, para a sobrevivência dos indivíduos é importante que os mesmos desenvolvam diversas competências (literacies), e entre elas a mais significativa é a Information Literacy, ou como é também chamada: competência em informação, surgida em 1974. Ela consiste na habilidade de reconhecer quando existe a necessidade de se buscar a informação, estando em condições de identificá-la, localizá-la e utilizá-la efetivamente para um objetivo específico. O desenvolvimento dessa competência implica na abordagem da aprendizagem significativa para a construção de novos conhecimentos a partir de informações assimiladas àquelas já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Neste sentido, derivado dessa abordagem, os mapas mentais, idealizados por Tony Buzan, surgem como uma ferramenta de fácil construção cujo objetivo principal é desenvolver as capacidades de aprendizado e aprimorar as habilidades de gerenciamento de informações, através do pensamento criativo.
id UFRJ_e8ab6d68f536c08cfe18fd41394daed8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1218
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informaçãoMapas mentaisInformação (uso)Competência informacionalSociedade da informaçãoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAA Sociedade da Informação pode ser traduzida como o novo formato de organização social surgido no final do século XX e baseada no paradigma econômico – tecnológico da informação que se traduz, não apenas em novas práticas sociais, mas em alterações da própria vivencia do espaço e do tempo com parâmetros da experiência social. Torna-se uma sociedade globalizada e centrada no uso e aplicação da informação. Neste sentido, para a sobrevivência dos indivíduos é importante que os mesmos desenvolvam diversas competências (literacies), e entre elas a mais significativa é a Information Literacy, ou como é também chamada: competência em informação, surgida em 1974. Ela consiste na habilidade de reconhecer quando existe a necessidade de se buscar a informação, estando em condições de identificá-la, localizá-la e utilizá-la efetivamente para um objetivo específico. O desenvolvimento dessa competência implica na abordagem da aprendizagem significativa para a construção de novos conhecimentos a partir de informações assimiladas àquelas já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Neste sentido, derivado dessa abordagem, os mapas mentais, idealizados por Tony Buzan, surgem como uma ferramenta de fácil construção cujo objetivo principal é desenvolver as capacidades de aprendizado e aprimorar as habilidades de gerenciamento de informações, através do pensamento criativo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves deGuedes, Vânia Lisbôa da SilveiraFilho, Maria das Graças Freitas SouzaSilva, Milena da Costa2017-01-06T12:19:34Z2023-12-21T03:03:11Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1218Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
title Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
spellingShingle Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
Silva, Milena da Costa
Mapas mentais
Informação (uso)
Competência informacional
Sociedade da informação
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
title_full Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
title_fullStr Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
title_full_unstemmed Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
title_sort Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
author Silva, Milena da Costa
author_facet Silva, Milena da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de
Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Filho, Maria das Graças Freitas Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Milena da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas mentais
Informação (uso)
Competência informacional
Sociedade da informação
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Mapas mentais
Informação (uso)
Competência informacional
Sociedade da informação
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description A Sociedade da Informação pode ser traduzida como o novo formato de organização social surgido no final do século XX e baseada no paradigma econômico – tecnológico da informação que se traduz, não apenas em novas práticas sociais, mas em alterações da própria vivencia do espaço e do tempo com parâmetros da experiência social. Torna-se uma sociedade globalizada e centrada no uso e aplicação da informação. Neste sentido, para a sobrevivência dos indivíduos é importante que os mesmos desenvolvam diversas competências (literacies), e entre elas a mais significativa é a Information Literacy, ou como é também chamada: competência em informação, surgida em 1974. Ela consiste na habilidade de reconhecer quando existe a necessidade de se buscar a informação, estando em condições de identificá-la, localizá-la e utilizá-la efetivamente para um objetivo específico. O desenvolvimento dessa competência implica na abordagem da aprendizagem significativa para a construção de novos conhecimentos a partir de informações assimiladas àquelas já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Neste sentido, derivado dessa abordagem, os mapas mentais, idealizados por Tony Buzan, surgem como uma ferramenta de fácil construção cujo objetivo principal é desenvolver as capacidades de aprendizado e aprimorar as habilidades de gerenciamento de informações, através do pensamento criativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
2017-01-06T12:19:34Z
2023-12-21T03:03:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1218
url http://hdl.handle.net/11422/1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952625729536