Mapas mentais: uma ferramenta para o desenvolvimento da competência em informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1218 |
Resumo: | A Sociedade da Informação pode ser traduzida como o novo formato de organização social surgido no final do século XX e baseada no paradigma econômico – tecnológico da informação que se traduz, não apenas em novas práticas sociais, mas em alterações da própria vivencia do espaço e do tempo com parâmetros da experiência social. Torna-se uma sociedade globalizada e centrada no uso e aplicação da informação. Neste sentido, para a sobrevivência dos indivíduos é importante que os mesmos desenvolvam diversas competências (literacies), e entre elas a mais significativa é a Information Literacy, ou como é também chamada: competência em informação, surgida em 1974. Ela consiste na habilidade de reconhecer quando existe a necessidade de se buscar a informação, estando em condições de identificá-la, localizá-la e utilizá-la efetivamente para um objetivo específico. O desenvolvimento dessa competência implica na abordagem da aprendizagem significativa para a construção de novos conhecimentos a partir de informações assimiladas àquelas já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Neste sentido, derivado dessa abordagem, os mapas mentais, idealizados por Tony Buzan, surgem como uma ferramenta de fácil construção cujo objetivo principal é desenvolver as capacidades de aprendizado e aprimorar as habilidades de gerenciamento de informações, através do pensamento criativo. |
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