Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3548 |
Resumo: | Qual a função da avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Ao observar que os educandos da turma de alfabetização que por dois anos atuei como alfabetizadora ao serem avaliados demonstrava medo e tensão, busquei aprofundar-me neste tema, com o objetivo de descobrir por quais motivos os educados, mesmos cientes que o instrumento de avaliação, não tinha como finalidade a aprovação ou reprovação, não superavam o temor de estarem sendo avaliados. O presente trabalho discorrerá sobre este assunto, no entanto antes de respondermos a esta pergunta, vamos conhecer sucintamente a história da educação no Brasil, para poder melhor entender como se deu a Educação de Jovens e Adultos em nosso País. Após isso estudaremos as primeiras iniciativas do governo federal, em prol da EJA e faremos uma breve descrição das principais campanhas do Ministério da Educação para a alfabetização de jovens e adultos. Após isso, com o fim das campanhas ministeriais, conhecer os principais movimentos sociais de educação e o novo paradigma de ensino trazido ao povo por estes setores. Neste contexto da educação popular, Paulo Freire será um ícone na alfabetização de jovens e adultos. Portanto falar do seu trabalho e contribuição para a educação popular é relevante em um trabalho como este. Por fim, definimos a avaliação diagnóstica e analiso baseado no conceito trazido por Cipriano Luckesi sobre a avaliação da aprendizagem a minha experiência como alfabetizadora na educação de jovens e adultos, fazendo uma ação-reflexão-ação da minha prática docente. |
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Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJAEducação de jovens e adultosAprendizagemAvaliação da educaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALQual a função da avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)? Ao observar que os educandos da turma de alfabetização que por dois anos atuei como alfabetizadora ao serem avaliados demonstrava medo e tensão, busquei aprofundar-me neste tema, com o objetivo de descobrir por quais motivos os educados, mesmos cientes que o instrumento de avaliação, não tinha como finalidade a aprovação ou reprovação, não superavam o temor de estarem sendo avaliados. O presente trabalho discorrerá sobre este assunto, no entanto antes de respondermos a esta pergunta, vamos conhecer sucintamente a história da educação no Brasil, para poder melhor entender como se deu a Educação de Jovens e Adultos em nosso País. Após isso estudaremos as primeiras iniciativas do governo federal, em prol da EJA e faremos uma breve descrição das principais campanhas do Ministério da Educação para a alfabetização de jovens e adultos. Após isso, com o fim das campanhas ministeriais, conhecer os principais movimentos sociais de educação e o novo paradigma de ensino trazido ao povo por estes setores. Neste contexto da educação popular, Paulo Freire será um ícone na alfabetização de jovens e adultos. Portanto falar do seu trabalho e contribuição para a educação popular é relevante em um trabalho como este. Por fim, definimos a avaliação diagnóstica e analiso baseado no conceito trazido por Cipriano Luckesi sobre a avaliação da aprendizagem a minha experiência como alfabetizadora na educação de jovens e adultos, fazendo uma ação-reflexão-ação da minha prática docente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJSouza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Silva, Fátima Maria Santos da2018-01-25T18:25:10Z2023-12-21T03:04:11Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Fátima Maria Santos da. Programa integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos (EJA-PI) e a avaliação diagnóstica: caminhos para a compreensão sobre a prática docente na EJA. 2016. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/3548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3548Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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