Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villa Verde, Catarine Souza Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14269
Resumo: Com o advento da globalização, a sociedade passou por diversas mudanças que possibilitaram a inserção de novas tecnologias. No início dos anos 2000, o termo Web 2.0 começou a ser disseminado e trouxe novas possibilidades de interfaces digitais. A utilização dos recursos ofertados pela Web 2.0 permite a adoção de estratégias para facilitar a implementação do marketing digital nas organizações, contribuindo, assim, para a divulgação dos produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar estratégias de Marketing Digital no contexto da Web 2.0 que podem ser implementadas para a promoção de produtos e serviços das Bibliotecas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir da percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da instituição. Destacando os conceitos de marketing digital e sua aplicação em bibliotecas universitárias, bem como apresentando os conceitos de redes sociais e Web 2.0. Como meio para desenvolver os requisitos metodológicos foi selecionada a pesquisa de abordagem qualitativa, de nível descritivo e de natureza empírica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Instagram seguido pelo Facebook são as mais adequadas para serem implementadas nas bibliotecas. Conclui-se que para promover os seus serviços e produtos é necessário a inserção das bibliotecas nas mídias sociais, podendo proporcionar inúmeros benefícios. A partir das informações, espera-se com este estudo contribuir com ideias e sugestões para melhoria das estratégias de promoção e divulgação das bibliotecas universitárias.
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