Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14269 |
Resumo: | Com o advento da globalização, a sociedade passou por diversas mudanças que possibilitaram a inserção de novas tecnologias. No início dos anos 2000, o termo Web 2.0 começou a ser disseminado e trouxe novas possibilidades de interfaces digitais. A utilização dos recursos ofertados pela Web 2.0 permite a adoção de estratégias para facilitar a implementação do marketing digital nas organizações, contribuindo, assim, para a divulgação dos produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar estratégias de Marketing Digital no contexto da Web 2.0 que podem ser implementadas para a promoção de produtos e serviços das Bibliotecas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir da percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da instituição. Destacando os conceitos de marketing digital e sua aplicação em bibliotecas universitárias, bem como apresentando os conceitos de redes sociais e Web 2.0. Como meio para desenvolver os requisitos metodológicos foi selecionada a pesquisa de abordagem qualitativa, de nível descritivo e de natureza empírica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Instagram seguido pelo Facebook são as mais adequadas para serem implementadas nas bibliotecas. Conclui-se que para promover os seus serviços e produtos é necessário a inserção das bibliotecas nas mídias sociais, podendo proporcionar inúmeros benefícios. A partir das informações, espera-se com este estudo contribuir com ideias e sugestões para melhoria das estratégias de promoção e divulgação das bibliotecas universitárias. |
id |
UFRJ_eba8bbd9ba1d8de85ec2b33f4a52528c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14269 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0Marketing culturalRedes sociaisWeb 2.0Biblioteca universitáriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIACom o advento da globalização, a sociedade passou por diversas mudanças que possibilitaram a inserção de novas tecnologias. No início dos anos 2000, o termo Web 2.0 começou a ser disseminado e trouxe novas possibilidades de interfaces digitais. A utilização dos recursos ofertados pela Web 2.0 permite a adoção de estratégias para facilitar a implementação do marketing digital nas organizações, contribuindo, assim, para a divulgação dos produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar estratégias de Marketing Digital no contexto da Web 2.0 que podem ser implementadas para a promoção de produtos e serviços das Bibliotecas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir da percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da instituição. Destacando os conceitos de marketing digital e sua aplicação em bibliotecas universitárias, bem como apresentando os conceitos de redes sociais e Web 2.0. Como meio para desenvolver os requisitos metodológicos foi selecionada a pesquisa de abordagem qualitativa, de nível descritivo e de natureza empírica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Instagram seguido pelo Facebook são as mais adequadas para serem implementadas nas bibliotecas. Conclui-se que para promover os seus serviços e produtos é necessário a inserção das bibliotecas nas mídias sociais, podendo proporcionar inúmeros benefícios. A partir das informações, espera-se com este estudo contribuir com ideias e sugestões para melhoria das estratégias de promoção e divulgação das bibliotecas universitárias.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJOliveira, Delana Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/4058667694057120Villa Verde, Catarine Souza Oliveira2021-05-11T15:14:33Z2023-12-21T03:07:46Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVILLA VERDE, Catarine Souza Oliveira. Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da WEB 2.0. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:46Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14269Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
title |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
spellingShingle |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 Villa Verde, Catarine Souza Oliveira Marketing cultural Redes sociais Web 2.0 Biblioteca universitária CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
title_short |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
title_full |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
title_fullStr |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
title_full_unstemmed |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
title_sort |
Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da Web 2.0 |
author |
Villa Verde, Catarine Souza Oliveira |
author_facet |
Villa Verde, Catarine Souza Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Delana Galdino de http://lattes.cnpq.br/4058667694057120 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villa Verde, Catarine Souza Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing cultural Redes sociais Web 2.0 Biblioteca universitária CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
Marketing cultural Redes sociais Web 2.0 Biblioteca universitária CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
Com o advento da globalização, a sociedade passou por diversas mudanças que possibilitaram a inserção de novas tecnologias. No início dos anos 2000, o termo Web 2.0 começou a ser disseminado e trouxe novas possibilidades de interfaces digitais. A utilização dos recursos ofertados pela Web 2.0 permite a adoção de estratégias para facilitar a implementação do marketing digital nas organizações, contribuindo, assim, para a divulgação dos produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar estratégias de Marketing Digital no contexto da Web 2.0 que podem ser implementadas para a promoção de produtos e serviços das Bibliotecas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir da percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da instituição. Destacando os conceitos de marketing digital e sua aplicação em bibliotecas universitárias, bem como apresentando os conceitos de redes sociais e Web 2.0. Como meio para desenvolver os requisitos metodológicos foi selecionada a pesquisa de abordagem qualitativa, de nível descritivo e de natureza empírica. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o Instagram seguido pelo Facebook são as mais adequadas para serem implementadas nas bibliotecas. Conclui-se que para promover os seus serviços e produtos é necessário a inserção das bibliotecas nas mídias sociais, podendo proporcionar inúmeros benefícios. A partir das informações, espera-se com este estudo contribuir com ideias e sugestões para melhoria das estratégias de promoção e divulgação das bibliotecas universitárias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11T15:14:33Z 2021-02-25 2023-12-21T03:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILLA VERDE, Catarine Souza Oliveira. Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da WEB 2.0. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/14269 |
identifier_str_mv |
VILLA VERDE, Catarine Souza Oliveira. Marketing digital em bibliotecas universitárias: uma análise no contexto da WEB 2.0. 2021. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidade de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456014884929536 |