Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2976 |
Resumo: | Analisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa. |
id |
UFRJ_f0dbcff384fc5534f40b37f1701f40e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2976 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?SustentabilidadeResponsabilidade social corporativaSociedade de consumoPropagandaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJTavares Junior, Frederico Augustohttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Aragão Júnior, Octavio Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242Junqueira, Maria HelenaGüttler, Julia Maços de Oliveira2017-10-03T20:18:06Z2023-12-21T03:03:39Z2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/2976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2976Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
title |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
spellingShingle |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? Güttler, Julia Maços de Oliveira Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Sociedade de consumo Propaganda CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
title_full |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
title_fullStr |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
title_sort |
Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável? |
author |
Güttler, Julia Maços de Oliveira |
author_facet |
Güttler, Julia Maços de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares Junior, Frederico Augusto http://lattes.cnpq.br/1047267549932423 Aragão Júnior, Octavio Carvalho http://lattes.cnpq.br/4061559997085242 Junqueira, Maria Helena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Güttler, Julia Maços de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Sociedade de consumo Propaganda CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Sociedade de consumo Propaganda CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Analisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-07 2017-10-03T20:18:06Z 2023-12-21T03:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. http://hdl.handle.net/11422/2976 |
identifier_str_mv |
GÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958622535680 |