Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Güttler, Julia Maços de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2976
Resumo: Analisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa.
id UFRJ_f0dbcff384fc5534f40b37f1701f40e4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2976
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?SustentabilidadeResponsabilidade social corporativaSociedade de consumoPropagandaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJTavares Junior, Frederico Augustohttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Aragão Júnior, Octavio Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4061559997085242Junqueira, Maria HelenaGüttler, Julia Maços de Oliveira2017-10-03T20:18:06Z2023-12-21T03:03:39Z2011-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://hdl.handle.net/11422/2976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:39Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2976Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
title Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
spellingShingle Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
Güttler, Julia Maços de Oliveira
Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Sociedade de consumo
Propaganda
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
title_full Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
title_fullStr Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
title_full_unstemmed Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
title_sort Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?
author Güttler, Julia Maços de Oliveira
author_facet Güttler, Julia Maços de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares Junior, Frederico Augusto
http://lattes.cnpq.br/1047267549932423
Aragão Júnior, Octavio Carvalho
http://lattes.cnpq.br/4061559997085242
Junqueira, Maria Helena
dc.contributor.author.fl_str_mv Güttler, Julia Maços de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Sociedade de consumo
Propaganda
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Sustentabilidade
Responsabilidade social corporativa
Sociedade de consumo
Propaganda
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Analisa como a percepção ambiental, provocada por um alarmante cenário de catástrofes, impactou o comportamento empresarial nas últimas décadas, transformando a gestão dos negócios e a comunicação institucional. A metodologia adotada consistiu, inicialmente, em uma investigação exploratória e, por fim, no estudo de caso da Petrobras. O objeto de estudo utilizado para análise da empresa foram as capas da Revista Petrobras Magazine, edições 20-60. O trabalho investigou os paradoxos da comunicação de responsabilidade ambiental e até que ponto o discurso “verde” está sendo apropriado pelas empresas que usufruem desse argumento, no intuito de estimular seus lucros e sobreviver diante da demanda de stakeholders mais atentos aos condicionantes relativos à temática. O questionamento surge a partir da constatação de que o discurso da responsabilidade ambiental vem sendo cada vez mais apropriado pela publicidade de modo a estimular o consumo que, por sua vez, é uma das principais causas da degradação ambiental. Nesse sentido, a pesquisa fundamenta-se nas contradições que permeiam o discurso “verde” e avança na análise do papel da comunicação frente ao paradigma ambiental. O trabalho traz uma nova perspectiva da empresa Petrobras, apresentada por pesquisas de opinião como uma das mais responsáveis e admiradas no Brasil. Contraditoriamente, a monografia apontou que a companhia aplica em sua comunicação elementos que sugerem o uso de maquiagem verde, levando ao questionamento da visão usual da empresa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-07
2017-10-03T20:18:06Z
2023-12-21T03:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
http://hdl.handle.net/11422/2976
identifier_str_mv GÜTTLER, Julia Maços de Oliveira. Responsabilidade ambiental da empresa: um discurso insustentável?. 2011. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://hdl.handle.net/11422/2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958622535680