Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12032 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel dos videogames na construção de conhecimento, estimulando raciocínio lógico e memória, e despertando emoções causadas por estímulos visuais. Tem-se como foco verificar as situações em que os jogos estão envolvidos na construção de conhecimento, sensações e estímulos perpassando por diversas áreas do saber, analisando relatos, livros, artigos, notícias, pesquisas, teses e dissertações encontradas tanto em websites quanto nas bases de dados do Google Acadêmico, da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e até mesmo da base bibliográfica da Scopus que possam elucidar a questão chave deste trabalho: o videogame, como fonte de informação, pode ser capaz de despertar além da aprendizagem, sensações que vão da alegria ao choro, da raiva à compaixão, do medo à gargalhada? A abordagem deste trabalho não terá o intuito de obter números como resultados, mas insights (percepções) que possam indicar o caminho para uma conclusão a respeito da questão problema. |
id |
UFRJ_f16f89afe607b59dc8f42e6ff5155b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12032 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardes, Djalma Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7170723845748247Oliveira, Antonio José Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/6981609595879671Sobral, Fabrícia Carla Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7248687096598672Sá, Maria Irene da Fonseca e2020-04-27T23:20:47Z2023-11-30T03:03:56Z2017http://hdl.handle.net/11422/12032Submitted by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2019-10-15T12:53:57Z No. of bitstreams: 1 DPBernardes.pdf: 436330 bytes, checksum: ab0e59f53efb52527113451947095c86 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-27T23:20:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DPBernardes.pdf: 436330 bytes, checksum: ab0e59f53efb52527113451947095c86 (MD5) Previous issue date: 2017Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel dos videogames na construção de conhecimento, estimulando raciocínio lógico e memória, e despertando emoções causadas por estímulos visuais. Tem-se como foco verificar as situações em que os jogos estão envolvidos na construção de conhecimento, sensações e estímulos perpassando por diversas áreas do saber, analisando relatos, livros, artigos, notícias, pesquisas, teses e dissertações encontradas tanto em websites quanto nas bases de dados do Google Acadêmico, da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e até mesmo da base bibliográfica da Scopus que possam elucidar a questão chave deste trabalho: o videogame, como fonte de informação, pode ser capaz de despertar além da aprendizagem, sensações que vão da alegria ao choro, da raiva à compaixão, do medo à gargalhada? A abordagem deste trabalho não terá o intuito de obter números como resultados, mas insights (percepções) que possam indicar o caminho para uma conclusão a respeito da questão problema.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAConsolesVideogameConstrução de conhecimentoSensaçõesVideogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALDPBernardes.pdfDPBernardes.pdfapplication/pdf436330http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12032/1/DPBernardes.pdfab0e59f53efb52527113451947095c86MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12032/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/120322023-11-30 00:03:56.969oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
title |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
spellingShingle |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações Bernardes, Djalma Pereira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Consoles Videogame Construção de conhecimento Sensações |
title_short |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
title_full |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
title_fullStr |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
title_full_unstemmed |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
title_sort |
Videogame: um estudo sobre a construção de conhecimento e despertar de sensações |
author |
Bernardes, Djalma Pereira |
author_facet |
Bernardes, Djalma Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7170723845748247 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Djalma Pereira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Antonio José Barbosa de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6981609595879671 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sobral, Fabrícia Carla Ferreira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7248687096598672 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sá, Maria Irene da Fonseca e |
contributor_str_mv |
Oliveira, Antonio José Barbosa de Sobral, Fabrícia Carla Ferreira Sá, Maria Irene da Fonseca e |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Consoles Videogame Construção de conhecimento Sensações |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consoles Videogame Construção de conhecimento Sensações |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel dos videogames na construção de conhecimento, estimulando raciocínio lógico e memória, e despertando emoções causadas por estímulos visuais. Tem-se como foco verificar as situações em que os jogos estão envolvidos na construção de conhecimento, sensações e estímulos perpassando por diversas áreas do saber, analisando relatos, livros, artigos, notícias, pesquisas, teses e dissertações encontradas tanto em websites quanto nas bases de dados do Google Acadêmico, da Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) e até mesmo da base bibliográfica da Scopus que possam elucidar a questão chave deste trabalho: o videogame, como fonte de informação, pode ser capaz de despertar além da aprendizagem, sensações que vão da alegria ao choro, da raiva à compaixão, do medo à gargalhada? A abordagem deste trabalho não terá o intuito de obter números como resultados, mas insights (percepções) que possam indicar o caminho para uma conclusão a respeito da questão problema. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-27T23:20:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/12032 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12032/1/DPBernardes.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12032/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab0e59f53efb52527113451947095c86 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097164295667712 |