O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gabriel Corrêa de Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14964
Resumo: O processo de criação de artigos, a mensuração de resultados e o SEO on-page - como são trabalhados por pequenas empresas B2B dentro do espectro do blog. Diferente de uma revisão de literatura optou-se por produzir um informe prático de atividade: relatório técnico de survey (entrevista ou enquete) – supervisionado (através de sessão de conferência remota, utilizando o aplicativo Zoom), de modo a analisar diferentes opiniões individuais, com objetivo de integrá- los, combinando e resumindo seus resultados. Pesquisa exploratória qualitativa semiestruturada com oito profissionais de marketing de negócios que se enquadram no recorte deste trabalho. O fluxo de etapas para a confecção de artigos, diferente para cada lugar, todas terminando por uma revisão por parte da equipe de marketing. As ferramentas utilizadas (Google Analytics e Google Search Console). Sugestão de um questionário quantitativo fechado para aplicação futura para quantificar as percepções encontradas nas entrevistas.
id UFRJ_f2585513966aa5b6791bbdd4c0ca26e8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14964
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Moreira, Gabriel Corrêa de SouzaAzevedo, Sandro Tôrres deCarneiro, Mario Rubens de OliveiraSerpa, Marcelo Helvecio Navarro2021-08-31T01:28:57Z2023-11-30T03:04:25Z2021-07-23MOREIRA, Gabriel Corrêa de Souza. O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14964Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-08-24T16:29:05Z No. of bitstreams: 1 GMoreira.pdf: 615713 bytes, checksum: 0116cca823609510d8dded5b0ce3b062 (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-31T01:28:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GMoreira.pdf: 615713 bytes, checksum: 0116cca823609510d8dded5b0ce3b062 (MD5) Previous issue date: 2021-07-23O processo de criação de artigos, a mensuração de resultados e o SEO on-page - como são trabalhados por pequenas empresas B2B dentro do espectro do blog. Diferente de uma revisão de literatura optou-se por produzir um informe prático de atividade: relatório técnico de survey (entrevista ou enquete) – supervisionado (através de sessão de conferência remota, utilizando o aplicativo Zoom), de modo a analisar diferentes opiniões individuais, com objetivo de integrá- los, combinando e resumindo seus resultados. Pesquisa exploratória qualitativa semiestruturada com oito profissionais de marketing de negócios que se enquadram no recorte deste trabalho. O fluxo de etapas para a confecção de artigos, diferente para cada lugar, todas terminando por uma revisão por parte da equipe de marketing. As ferramentas utilizadas (Google Analytics e Google Search Console). Sugestão de um questionário quantitativo fechado para aplicação futura para quantificar as percepções encontradas nas entrevistas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarketing digitalBlogsB2BPequenas e médias empresasO blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2Binfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14964/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALGMoreira.pdfGMoreira.pdfapplication/pdf615713http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14964/1/GMoreira.pdf0116cca823609510d8dded5b0ce3b062MD5111422/149642023-11-30 00:04:25.944oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
title O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
spellingShingle O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
Moreira, Gabriel Corrêa de Souza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing digital
Blogs
B2B
Pequenas e médias empresas
title_short O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
title_full O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
title_fullStr O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
title_full_unstemmed O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
title_sort O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B
author Moreira, Gabriel Corrêa de Souza
author_facet Moreira, Gabriel Corrêa de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gabriel Corrêa de Souza
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azevedo, Sandro Tôrres de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
contributor_str_mv Azevedo, Sandro Tôrres de
Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Marketing digital
Blogs
B2B
Pequenas e médias empresas
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Blogs
B2B
Pequenas e médias empresas
description O processo de criação de artigos, a mensuração de resultados e o SEO on-page - como são trabalhados por pequenas empresas B2B dentro do espectro do blog. Diferente de uma revisão de literatura optou-se por produzir um informe prático de atividade: relatório técnico de survey (entrevista ou enquete) – supervisionado (através de sessão de conferência remota, utilizando o aplicativo Zoom), de modo a analisar diferentes opiniões individuais, com objetivo de integrá- los, combinando e resumindo seus resultados. Pesquisa exploratória qualitativa semiestruturada com oito profissionais de marketing de negócios que se enquadram no recorte deste trabalho. O fluxo de etapas para a confecção de artigos, diferente para cada lugar, todas terminando por uma revisão por parte da equipe de marketing. As ferramentas utilizadas (Google Analytics e Google Search Console). Sugestão de um questionário quantitativo fechado para aplicação futura para quantificar as percepções encontradas nas entrevistas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T01:28:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-23
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Gabriel Corrêa de Souza. O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14964
identifier_str_mv MOREIRA, Gabriel Corrêa de Souza. O blog como estratégia de conteúdo para pequenas empresas B2B. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14964/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14964/1/GMoreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
0116cca823609510d8dded5b0ce3b062
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097213077520384