Place brading: qual é a marca do Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassano, Carina Curzio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/859
Resumo: O avanço tecnológico contribuiu para a unificação do espaço fazendo com que as localidades se globalizassem. Como consequência, percebe-se a homogeneização das regiões, que perdem seus significados particulares transformando-se em internacionais e anônimas. Diante dessa padronização, para que não sejam apenas mais um, os lugares precisam se posicionar e tendem a fortalecer suas identidades, pois assim como produtos e serviços, eles também competem para serem escolhidos e admirados. Nesse estudo, compreendem-se as teorias de place branding e verifica-se se estão sendo ou não aplicadas à cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi realizada a análise de algumas marcas presentes no município, principalmente a da atual prefeitura e a Rio 450 anos, além de uma pesquisa qualitativa, a qual possibilitou explorar a imagem, representatividade e senso de pertencimento dos cariocas diante delas. Na investigação foi possível descobrir que não há uniformidade na identidade do Rio e que os cariocas não se sentem representados por essas marcas.
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