Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7825 |
Resumo: | Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol. |
id |
UFRJ_f3be79e8536381a99de6da45dd992d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7825 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Rafael Debetto Cabralhttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845Fernandes, Amauryhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Serpa, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642ElHajji, Mohammed ElHajji2019-05-08T21:10:17Z2023-11-30T03:03:27Z2017-11-30REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017http://hdl.handle.net/11422/7825Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2018-04-09T15:43:10Z No. of bitstreams: 1 Rreis.pdf: 3313401 bytes, checksum: 7b00c0dc32c06554050778329eb8cb74 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-08T21:10:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rreis.pdf: 3313401 bytes, checksum: 7b00c0dc32c06554050778329eb8cb74 (MD5) Previous issue date: 2017-11-30Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAFutebolTorcidas organizadasVendasMarketing esportivoIsso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALRreis.pdfRreis.pdfapplication/pdf1647617http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7825/3/Rreis.pdf23b54d8e6a4f18633ee9bd13d11029e2MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7825/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/78252023-11-30 00:03:27.066oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
spellingShingle |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos Reis, Rafael Debetto Cabral CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Futebol Torcidas organizadas Vendas Marketing esportivo |
title_short |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_full |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_fullStr |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_full_unstemmed |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_sort |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
author |
Reis, Rafael Debetto Cabral |
author_facet |
Reis, Rafael Debetto Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1461763145344845 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Rafael Debetto Cabral |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernandes, Amaury |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Serpa, Marcelo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ElHajji, Mohammed ElHajji |
contributor_str_mv |
Fernandes, Amaury Serpa, Marcelo ElHajji, Mohammed ElHajji |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Futebol Torcidas organizadas Vendas Marketing esportivo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Torcidas organizadas Vendas Marketing esportivo |
description |
Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-08T21:10:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7825 |
identifier_str_mv |
REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7825/3/Rreis.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7825/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23b54d8e6a4f18633ee9bd13d11029e2 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097108418101248 |