Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rafael Debetto Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7825
Resumo: Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol.
id UFRJ_f3be79e8536381a99de6da45dd992d7a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7825
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivosFutebolTorcidas organizadasVendasMarketing esportivoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDADurante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJElHajji, Mohammed ElHajjihttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845Fernandes, Amauryhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Serpa, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Reis, Rafael Debetto Cabral2019-05-08T21:10:17Z2023-12-21T03:05:52Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017http://hdl.handle.net/11422/7825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:52Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
title Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
spellingShingle Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
Reis, Rafael Debetto Cabral
Futebol
Torcidas organizadas
Vendas
Marketing esportivo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
title_full Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
title_fullStr Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
title_full_unstemmed Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
title_sort Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
author Reis, Rafael Debetto Cabral
author_facet Reis, Rafael Debetto Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ElHajji, Mohammed ElHajji
http://lattes.cnpq.br/1461763145344845
Fernandes, Amaury
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006
Serpa, Marcelo
http://lattes.cnpq.br/8325860870973642
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rafael Debetto Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol
Torcidas organizadas
Vendas
Marketing esportivo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Futebol
Torcidas organizadas
Vendas
Marketing esportivo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
2019-05-08T21:10:17Z
2023-12-21T03:05:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
http://hdl.handle.net/11422/7825
identifier_str_mv REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017
url http://hdl.handle.net/11422/7825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455972937695232