Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7825 |
Resumo: | Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol. |
id |
UFRJ_f3be79e8536381a99de6da45dd992d7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7825 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivosFutebolTorcidas organizadasVendasMarketing esportivoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDADurante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJElHajji, Mohammed ElHajjihttp://lattes.cnpq.br/1461763145344845Fernandes, Amauryhttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Serpa, Marcelohttp://lattes.cnpq.br/8325860870973642Reis, Rafael Debetto Cabral2019-05-08T21:10:17Z2023-12-21T03:05:52Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017http://hdl.handle.net/11422/7825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:52Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7825Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:52Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
spellingShingle |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos Reis, Rafael Debetto Cabral Futebol Torcidas organizadas Vendas Marketing esportivo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_full |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_fullStr |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_full_unstemmed |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
title_sort |
Isso aqui é flamengo - 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos |
author |
Reis, Rafael Debetto Cabral |
author_facet |
Reis, Rafael Debetto Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ElHajji, Mohammed ElHajji http://lattes.cnpq.br/1461763145344845 Fernandes, Amaury http://lattes.cnpq.br/4122556035502006 Serpa, Marcelo http://lattes.cnpq.br/8325860870973642 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Rafael Debetto Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Futebol Torcidas organizadas Vendas Marketing esportivo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Futebol Torcidas organizadas Vendas Marketing esportivo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Durante a Copa do Mundo de 2014, o craque colombiano James Rodrigues executou uma das “ações de marketing” mais eficientes daquele ano: o gol vencedor do prêmio Puskas de 2014, no estádio do Maracanã lotado, resultando na venda de todas as camisas da seleção da Colômbia no dia seguinte. Baseado nesta case de sucesso, o presente trabalho avalia a campanha “Isto aqui é Flamengo”, promovida, em 2015 pelo Clube de Regatas do Flamengo e sua patrocinadora de material esportivo, adidas, no intuito de estabelecer possíveis relações causais entre as ativações de marca, o desempenho dos jogadores em campo e o resultado de vendas de produtos oficiais. Com base nos conceitos de valor, objetiva-se compreender a influência do desejo e contextualização sobre o consumo no segmento do futebol. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-30 2019-05-08T21:10:17Z 2023-12-21T03:05:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 http://hdl.handle.net/11422/7825 |
identifier_str_mv |
REIS, Rafael Debetto Cabral. Isso aqui é Flamengo – 2015: uma análise da campanha sobre a paixão do torcedor de futebol e sua influência no mercado de vendas de produtos esportivos. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455972937695232 |