Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/599 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito discutir e analisar o rejuvenescimento de marcas. Essa ação de marketing representa uma solução para os problemas decorrentes da grande competição dos mercados. E também uma forma de conquistar novos públicos. Busca-se transformar um produto em declínio – considerado antiquado para o mercado e sua época - em atual e desejável pelo consumidor. Essa ação também se justifica quando o produto, embora se mantenha com sucesso de vendas, apresenta claramente uma defasagem num dos elementos de seu mix. O que faz do rejuvenescimento de marca uma forma de protegê-la de ações da concorrência. Baseando-se nos conceitos estudados na literatura relacionada a marketing, propaganda e publicidade apresenta-se o caso do Leite Moça, que acaba de revolucionar não somente o layout de rótulo como também o design da embalagem. Através deste caso, percebem-se diversos aspectos que fazem parte do jogo e da estratégia de mercado atual. Inovação e rejuvenescimento de marca são utilizados como forma de convencer e atrair os consumidores. Eles aparecem como soluções para manter um produto com boas vendas e trazer lucros para a empresa, mantendo e reforçando de forma segura o posicionamento de marca no mercado. |
id |
UFRJ_f40f924bf65427be4d9ea72f35ac2d85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/599 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Thereza Cristina Françahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Lima, Regina Celia Montenegro dehttp://lattes.cnpq.br/5594794149144945Silva, Claudete Lima da Silva2016-06-29T17:34:44Z2023-11-30T03:03:03Z2005-06-30CORREA, Thereza Cristina França. Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça. 2005. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/599Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-20T19:14:08Z No. of bitstreams: 1 TCorrêa.pdf: 1121297 bytes, checksum: ad33179d070dcef8f26a54d90d21adc5 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-29T17:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCorrêa.pdf: 1121297 bytes, checksum: ad33179d070dcef8f26a54d90d21adc5 (MD5) Previous issue date: 2005-06-30Este trabalho tem como propósito discutir e analisar o rejuvenescimento de marcas. Essa ação de marketing representa uma solução para os problemas decorrentes da grande competição dos mercados. E também uma forma de conquistar novos públicos. Busca-se transformar um produto em declínio – considerado antiquado para o mercado e sua época - em atual e desejável pelo consumidor. Essa ação também se justifica quando o produto, embora se mantenha com sucesso de vendas, apresenta claramente uma defasagem num dos elementos de seu mix. O que faz do rejuvenescimento de marca uma forma de protegê-la de ações da concorrência. Baseando-se nos conceitos estudados na literatura relacionada a marketing, propaganda e publicidade apresenta-se o caso do Leite Moça, que acaba de revolucionar não somente o layout de rótulo como também o design da embalagem. Através deste caso, percebem-se diversos aspectos que fazem parte do jogo e da estratégia de mercado atual. Inovação e rejuvenescimento de marca são utilizados como forma de convencer e atrair os consumidores. Eles aparecem como soluções para manter um produto com boas vendas e trazer lucros para a empresa, mantendo e reforçando de forma segura o posicionamento de marca no mercado.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMarcaRejuvenescimento de marcaMarketingLeite moçaRejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moçainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTCorrêa.pdfTCorrêa.pdfapplication/pdf1121297http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/599/1/TCorr%C3%AAa.pdfad33179d070dcef8f26a54d90d21adc5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/599/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTTCorrêa.pdf.txtTCorrêa.pdf.txtExtracted texttext/plain140330http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/599/3/TCorr%C3%AAa.pdf.txt30ef67424fbcd3a13511ba104e2e344eMD5311422/5992023-11-30 00:03:03.556oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
title |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
spellingShingle |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça Corrêa, Thereza Cristina França CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marca Rejuvenescimento de marca Marketing Leite moça |
title_short |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
title_full |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
title_fullStr |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
title_full_unstemmed |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
title_sort |
Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça |
author |
Corrêa, Thereza Cristina França |
author_facet |
Corrêa, Thereza Cristina França |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3297000216106768 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Thereza Cristina França |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Regina Celia Montenegro de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5594794149144945 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Claudete Lima da Silva |
contributor_str_mv |
Strozenberg, Ilana Lima, Regina Celia Montenegro de Silva, Claudete Lima da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Marca Rejuvenescimento de marca Marketing Leite moça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Rejuvenescimento de marca Marketing Leite moça |
description |
Este trabalho tem como propósito discutir e analisar o rejuvenescimento de marcas. Essa ação de marketing representa uma solução para os problemas decorrentes da grande competição dos mercados. E também uma forma de conquistar novos públicos. Busca-se transformar um produto em declínio – considerado antiquado para o mercado e sua época - em atual e desejável pelo consumidor. Essa ação também se justifica quando o produto, embora se mantenha com sucesso de vendas, apresenta claramente uma defasagem num dos elementos de seu mix. O que faz do rejuvenescimento de marca uma forma de protegê-la de ações da concorrência. Baseando-se nos conceitos estudados na literatura relacionada a marketing, propaganda e publicidade apresenta-se o caso do Leite Moça, que acaba de revolucionar não somente o layout de rótulo como também o design da embalagem. Através deste caso, percebem-se diversos aspectos que fazem parte do jogo e da estratégia de mercado atual. Inovação e rejuvenescimento de marca são utilizados como forma de convencer e atrair os consumidores. Eles aparecem como soluções para manter um produto com boas vendas e trazer lucros para a empresa, mantendo e reforçando de forma segura o posicionamento de marca no mercado. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-29T17:34:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CORREA, Thereza Cristina França. Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça. 2005. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/599 |
identifier_str_mv |
CORREA, Thereza Cristina França. Rejuvenescimento de marca: estudo de caso do leite moça. 2005. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/599/1/TCorr%C3%AAa.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/599/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/599/3/TCorr%C3%AAa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad33179d070dcef8f26a54d90d21adc5 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 30ef67424fbcd3a13511ba104e2e344e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097064287731712 |