Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Souza da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18366
Resumo: O objetivo deste trabalho é promover a reflexão acerca da possibilidade de implementação do Blended Learning – ou Ensino Híbrido – no ensino de línguas na educação básica. Através da revisão de literatura incluindo diversos estudiosos do campo da Educação e da Linguística Aplicada, esta pesquisa bibliográfica investiga os principais benefícios do Blended Learning, os desafios em sua implementação, o papel do professor e as possibilidades práticas para o contexto escolar. A análise da literatura acerca do tema aponta que, apesar dos desafios, esse tipo de ensino contribui para uma aprendizagem de línguas mais eficiente, motivadora, contextualizada e autônoma, além de trazer benefícios ao corpo docente. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a melhor formação de seus discentes aos construir com eles metodologias que levem em consideração necessidades atuais relacionadas ao uso das novas tecnologias. Podendo, inclusive, optar pela incorporação do Ensino Híbrido de modo a melhor trabalhar tais necessidades.
id UFRJ_f44a687af983293ac8cd4acda6f5947a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18366
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básicaEducação básicaEnsino híbridoLinguística aplicadaTecnologias digitaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO objetivo deste trabalho é promover a reflexão acerca da possibilidade de implementação do Blended Learning – ou Ensino Híbrido – no ensino de línguas na educação básica. Através da revisão de literatura incluindo diversos estudiosos do campo da Educação e da Linguística Aplicada, esta pesquisa bibliográfica investiga os principais benefícios do Blended Learning, os desafios em sua implementação, o papel do professor e as possibilidades práticas para o contexto escolar. A análise da literatura acerca do tema aponta que, apesar dos desafios, esse tipo de ensino contribui para uma aprendizagem de línguas mais eficiente, motivadora, contextualizada e autônoma, além de trazer benefícios ao corpo docente. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a melhor formação de seus discentes aos construir com eles metodologias que levem em consideração necessidades atuais relacionadas ao uso das novas tecnologias. Podendo, inclusive, optar pela incorporação do Ensino Híbrido de modo a melhor trabalhar tais necessidades.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJSantos, William Soares doshttp://lattes.cnpq.br/6192261516741890Silva, Carolina Souza da2022-08-21T19:25:11Z2023-12-21T03:09:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
title Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
spellingShingle Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
Silva, Carolina Souza da
Educação básica
Ensino híbrido
Linguística aplicada
Tecnologias digitais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
title_full Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
title_fullStr Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
title_full_unstemmed Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
title_sort Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
author Silva, Carolina Souza da
author_facet Silva, Carolina Souza da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, William Soares dos
http://lattes.cnpq.br/6192261516741890
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Ensino híbrido
Linguística aplicada
Tecnologias digitais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Educação básica
Ensino híbrido
Linguística aplicada
Tecnologias digitais
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O objetivo deste trabalho é promover a reflexão acerca da possibilidade de implementação do Blended Learning – ou Ensino Híbrido – no ensino de línguas na educação básica. Através da revisão de literatura incluindo diversos estudiosos do campo da Educação e da Linguística Aplicada, esta pesquisa bibliográfica investiga os principais benefícios do Blended Learning, os desafios em sua implementação, o papel do professor e as possibilidades práticas para o contexto escolar. A análise da literatura acerca do tema aponta que, apesar dos desafios, esse tipo de ensino contribui para uma aprendizagem de línguas mais eficiente, motivadora, contextualizada e autônoma, além de trazer benefícios ao corpo docente. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a melhor formação de seus discentes aos construir com eles metodologias que levem em consideração necessidades atuais relacionadas ao uso das novas tecnologias. Podendo, inclusive, optar pela incorporação do Ensino Híbrido de modo a melhor trabalhar tais necessidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-21T19:25:11Z
2022
2023-12-21T03:09:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18366
url http://hdl.handle.net/11422/18366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456035502030848