Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18366 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é promover a reflexão acerca da possibilidade de implementação do Blended Learning – ou Ensino Híbrido – no ensino de línguas na educação básica. Através da revisão de literatura incluindo diversos estudiosos do campo da Educação e da Linguística Aplicada, esta pesquisa bibliográfica investiga os principais benefícios do Blended Learning, os desafios em sua implementação, o papel do professor e as possibilidades práticas para o contexto escolar. A análise da literatura acerca do tema aponta que, apesar dos desafios, esse tipo de ensino contribui para uma aprendizagem de línguas mais eficiente, motivadora, contextualizada e autônoma, além de trazer benefícios ao corpo docente. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a melhor formação de seus discentes aos construir com eles metodologias que levem em consideração necessidades atuais relacionadas ao uso das novas tecnologias. Podendo, inclusive, optar pela incorporação do Ensino Híbrido de modo a melhor trabalhar tais necessidades. |
id |
UFRJ_f44a687af983293ac8cd4acda6f5947a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18366 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básicaEducação básicaEnsino híbridoLinguística aplicadaTecnologias digitaisCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO objetivo deste trabalho é promover a reflexão acerca da possibilidade de implementação do Blended Learning – ou Ensino Híbrido – no ensino de línguas na educação básica. Através da revisão de literatura incluindo diversos estudiosos do campo da Educação e da Linguística Aplicada, esta pesquisa bibliográfica investiga os principais benefícios do Blended Learning, os desafios em sua implementação, o papel do professor e as possibilidades práticas para o contexto escolar. A análise da literatura acerca do tema aponta que, apesar dos desafios, esse tipo de ensino contribui para uma aprendizagem de línguas mais eficiente, motivadora, contextualizada e autônoma, além de trazer benefícios ao corpo docente. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a melhor formação de seus discentes aos construir com eles metodologias que levem em consideração necessidades atuais relacionadas ao uso das novas tecnologias. Podendo, inclusive, optar pela incorporação do Ensino Híbrido de modo a melhor trabalhar tais necessidades.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJSantos, William Soares doshttp://lattes.cnpq.br/6192261516741890Silva, Carolina Souza da2022-08-21T19:25:11Z2023-12-21T03:09:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18366Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
title |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
spellingShingle |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica Silva, Carolina Souza da Educação básica Ensino híbrido Linguística aplicada Tecnologias digitais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
title_full |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
title_fullStr |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
title_full_unstemmed |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
title_sort |
Reflexões a respeito da possibilidade do uso do blended learning no ensino de línguas na educação básica |
author |
Silva, Carolina Souza da |
author_facet |
Silva, Carolina Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, William Soares dos http://lattes.cnpq.br/6192261516741890 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Ensino híbrido Linguística aplicada Tecnologias digitais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Educação básica Ensino híbrido Linguística aplicada Tecnologias digitais CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O objetivo deste trabalho é promover a reflexão acerca da possibilidade de implementação do Blended Learning – ou Ensino Híbrido – no ensino de línguas na educação básica. Através da revisão de literatura incluindo diversos estudiosos do campo da Educação e da Linguística Aplicada, esta pesquisa bibliográfica investiga os principais benefícios do Blended Learning, os desafios em sua implementação, o papel do professor e as possibilidades práticas para o contexto escolar. A análise da literatura acerca do tema aponta que, apesar dos desafios, esse tipo de ensino contribui para uma aprendizagem de línguas mais eficiente, motivadora, contextualizada e autônoma, além de trazer benefícios ao corpo docente. Nesse sentido, a escola pode contribuir para a melhor formação de seus discentes aos construir com eles metodologias que levem em consideração necessidades atuais relacionadas ao uso das novas tecnologias. Podendo, inclusive, optar pela incorporação do Ensino Híbrido de modo a melhor trabalhar tais necessidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-21T19:25:11Z 2022 2023-12-21T03:09:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/18366 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456035502030848 |