Percepção visual de obras concretistas: um olhar sobre a abstração de formas geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Danielle Reis de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16972
Resumo: Este trabalho insere-se no escopo dos estudos em percepção visual, na medida em que toma como objeto a maneira como podem ser vislumbrados conceitos caros a esse campo do conhecimento a partir da análise de obras concretistas e de respostas a testes de percepção. Tem como objetivo pressupor aspectos relativos à percepção de espaços, à bi e tridimensionalidade, à emergência de formas geométricas e de movimentos e ao ilusionismo em obras pertencentes ao movimento artístico concreto, desenvolvido a partir da segunda metade do século XX. Para tanto, parte-se do arcabouço teórico dos estudos da percepção visual com vistas à articulação entre reflexões teórico-críticas sobre estilística e percepção. Em termos de escolhas metodológicas, o trabalho compreende: (i) revisão bibliográfica fundamentada no referencial teórico elencado; (ii) levantamento e análise crítica de obras concretistas no que tange a estética ilusionista; (iii) produção e aplicação de um teste experimental de percepção visual desses mesmos materiais; e (iv) análise qualitativa dos resultados desses instrumentos coletados. Assim, pretende-se tecer considerações apreciativas sobre a abstração de processos criativos envolvendo formas geométricas notadas em obras concretistas em duas instâncias, quais sejam: (a) do ponto de vista do referencial teórico a ser utilizado; e (b) dos pontos de vista de expectadores, entendendo que o processo de percepção/interpretação de imagens ambíguas ocorre a partir das realidades dos indivíduos que interferem no processo de apreensão visual. O trabalho, assim, corrobora discussões capazes de elevar os estudos em técnicas de representação geométricas a contextos dotados de maior potencial explanatório no campo da arte e suas interfaces.
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Para tanto, parte-se do arcabouço teórico dos estudos da percepção visual com vistas à articulação entre reflexões teórico-críticas sobre estilística e percepção. Em termos de escolhas metodológicas, o trabalho compreende: (i) revisão bibliográfica fundamentada no referencial teórico elencado; (ii) levantamento e análise crítica de obras concretistas no que tange a estética ilusionista; (iii) produção e aplicação de um teste experimental de percepção visual desses mesmos materiais; e (iv) análise qualitativa dos resultados desses instrumentos coletados. Assim, pretende-se tecer considerações apreciativas sobre a abstração de processos criativos envolvendo formas geométricas notadas em obras concretistas em duas instâncias, quais sejam: (a) do ponto de vista do referencial teórico a ser utilizado; e (b) dos pontos de vista de expectadores, entendendo que o processo de percepção/interpretação de imagens ambíguas ocorre a partir das realidades dos indivíduos que interferem no processo de apreensão visual. O trabalho, assim, corrobora discussões capazes de elevar os estudos em técnicas de representação geométricas a contextos dotados de maior potencial explanatório no campo da arte e suas interfaces.This work is part of the scope of studies in visual perception, insofar as it takes as its object the way in which concepts dear to this field of knowledge can be glimpsed from the analysis of concrete works and responses to perception tests. Its objective is to presuppose aspects related to the perception of spaces, bi and three-dimensionality, the emergence of geometric shapes and movements and illusionism in works belonging to the concrete artistic movement, developed from the second half of the 20th century onwards. In order to do so, it starts from the theoretical framework of the studies of visual perception with a view to the articulation between theoretical-critical reflections on stylistics and perception. In terms of methodological choices, the work comprises: (i) literature review based on the theoretical framework listed; (ii) survey and critical analysis of concrete works in terms of illusionist aesthetics; (iii) production and application of an experimental test of visual perception of these same materials; and (iv) qualitative analysis of the results of these collected instruments. Thus, we intend to make appreciative considerations about the abstraction of creative processes involving geometric shapes noted in concrete works in two instances, namely: (a) from the point of view of the theoretical framework to be used; and (b) from the spectators' point of view, understanding that the process of perception/interpretation of ambiguous images occurs from the realities of individuals that interfere in the process of visual apprehension. The work, therefore, corroborates discussions capable of elevating studies in geometric representation techniques to contexts endowed with greater explanatory potential in the field of art and its interfaces.Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2022-05-24T13:44:02Z No. of bitstreams: 1 DRAraújo.pdf: 1048356 bytes, checksum: 5d83a4fb504eab7bb683b7991b7d9e70 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-24T13:44:02Z (GMT). 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