Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deliberato, Debora
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419
Resumo: Orientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalves
id UNICAMP-30_2dad8f648fd5223b5bc2697bc6e85582
oai_identifier_str oai::184780
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintesSurdezPercepção visual - TestesDeficientes auditivosCriançasOrientador: Vanda Maria Gimenes GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Os objetivos desta pesquisa foram avaliar as habilidades perceptivas visuais nas crianças surdas e comparar seus resultados com os das crianças ouvintes. Foram selecionadas 20 crianças surdas de seis anos de idade que apresentaram perda auditiva neurossensorial prélingüística de grau severo e profundo, que freqüentavam classes especiais ou pré-escola omum com reforço nas salas de recursos e 20 crianças ouvintes, também de seis anos, de uma pré-escola. Durante o processo de seleção dos sujeitos foram excluídas as crianças com malformações congênitas, alterações neurológicas ou comportamentais, por meio da anamnese com a família. Todas as crianças selecionadas realizaram triagem oftalmológica e avaliação audiológica, sendo excluídas, de ambos os grupos de crianças, as que apresentaram alterações oftalmológicas e, no grupo de crianças ouvintes, as que apresentaram alterações audiológicas. Para a avaliação da percepção visual selecionou-se dois testes: Developmental Test of Visual Perception (FROSTIG, 1964) e Developmental Visual Motor Integration (BEERY, 1989). O primeiro trata de um material específico para avaliar cinco habilidades perceptivas visuais: coordenação viso-motora; percepção de figura-fundo; percepção de constância de forma; percepção de posição espacial; e, percepção de relação espacial. O segundo teste teve por meta avaliar â integração viso-motora. A análise dos dados indicou diferenças significativas nos valores obtidos, do teste elaborado por FROSTIG (1964), entre os dois grupos avaliados com melhores resultados par os ouvintes. A tarefa de percepção da constância de forma foi uma atividade dificil para ambos os grupos, embora as crianças surdas tenham obtido resultados menos satisfatórios. As tarefas de percepção de figura-fundo e posição espacial foram de maior dificuldade para as crianças surdas. A coordenação viso-motora foi uma habilidade que contribuiu nos resultados do Quociente Perceptual Visual para ambos os grupos, embora com resultados mais significativos para as crianças ouvintes. Quanto aos resultados do Developmental Test Visual Motor Integration (BEERY, 1989) pôde-se constatar que, apesar de a análise estatística não indicar diferença significativa entre os dois grupos avaliados, as crianças surdas obtiveram resultados menos favoráveisAbstract: The objectives of this research were to evaluate the visual abilities perceptual of deaf and hearing children and to comparate the result ofthose assessments. For this, were selected' 20 several or profoundly deaf children with six year age. Deaf children studied in special class or comum preschool class associated special service. Were toe selected 20 hearing children with six years age that studied in normal preschool class. During the process of identitication of the subjects were excludingchildren that had congenital malformation, behaviors or neurologic deticits. Eliminated children that had ophthalmologic and audiologic problems. The assessment consisted of application of the Developmental Test of Visual Perception (FROSTIG, 1964) and Developmental Visual Motor Integration (BEERY, 1989). The tirst test searched tive abilities: visual motor coordination, figure-ground perception, forms constancy , perception, spatial position perception, spatial perception, The second test searched the visual motor integration. The results suggested meaningful of scores in the Frostig's test (1964) in both groups. The assessment of the form constancy perception showed difficulty for both groups, although deaf children had worse resulted. The assessment of the tigure-ground perception and spatial position were the more difficulty to deaf children. The results"of the assessment of the visual motor coordination were important for balanced the Visual Perceptual Quotient to both groups, however the hearing children group had best resulted. The result of the Developmental Test Visual Motor Integration (BEERY, 1989) indicated no significant score to both groupsDoutoradoNeurologiaDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDeliberato, Debora20002000-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf134p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419DELIBERATO, Debora. Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes. 2000. 134p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184780porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T18:06:24Zoai::184780Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T18:06:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
title Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
spellingShingle Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
Deliberato, Debora
Surdez
Percepção visual - Testes
Deficientes auditivos
Crianças
title_short Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
title_full Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
title_fullStr Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
title_sort Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes
author Deliberato, Debora
author_facet Deliberato, Debora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Vanda Maria Gimenes, 1949-2010
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Deliberato, Debora
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Percepção visual - Testes
Deficientes auditivos
Crianças
topic Surdez
Percepção visual - Testes
Deficientes auditivos
Crianças
description Orientador: Vanda Maria Gimenes Gonçalves
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419
DELIBERATO, Debora. Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes. 2000. 134p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DELIBERATO, Debora. Aspectos da percepção visual em pre-escolares surdos e ouvintes. 2000. 134p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/184780
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
134p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188832857292800