Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirola, Daiani Lodete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96199
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_7a6989e0d4aa8d2d07f54a20387c79b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96199
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visualEducaçãoGeometriaEstudo e ensinoPercepção visualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaEste estudo ressalta a importância da visualização para a aprendizagem em geometria nos primeiros anos de escolaridade. Fundamenta-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (1998, 1994, 1995, 1997) relativa às apreensões - perceptiva, operatória, discursiva e sequencial - de uma figura na resolução de problemas geométricos. Também se baseia na categorização proposta por Hoffer (apud TEIXEIRA, 2008) para as capacidades de percepção visual: coordenação visual motora, percepção figura/fundo, constância perceptual, percepção da posição no espaço, percepção das relações espaciais, discriminação visual e memória visual. Esta pesquisa tem como objetivo explorar as relações entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual em um conjunto de atividades aplicado a crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. A hipótese inicial deste trabalho é de que no conjunto de atividades proposto as apreensões em geometria aparecem de forma integrada às capacidades de percepção visual. Caracteriza-se como um estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 2005), e os sujeitos da pesquisa são alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do município de Meleiro - SC. Desenvolveu-se em duas fases (Fase 1 e Fase 2). A coleta de dados deu-se através de observação, registro de áudio e documentos. O conjunto de atividades geométricas da Fase 2 foi elaborado a partir do estudo-piloto (Fase 1), e a aplicação dessas atividades deu-se com apenas um aluno. A análise permitiu que se observasse que, no conjunto de atividades proposto, as apreensões em geometria podem aparecer de forma integrada às capacidades de percepção visual.This study emphasizes the importance of visualization for learning geometry in elementary school. It is based on the Theory of Registers of Semiotic Representation by Raymond Duval (1998, 1994, 1995, 1997) concerning the perceptive, operatory, discursive and sequential apprehensions of a figure in the resolution of geometric problems. It is also based on the categorization proposed by Hoffer (apud TEIXEIRA, 2008) for visual perception capacities: visual motor coordination, figure-background perception, perceptual constance, perception of position in space, perception of spatial relations, visual discrimination and visual memory. The purpose of this study is to explore the relationships between apprehensions in geometry and visual perception capacities in a set of activities conducted with elementary school students. The initial hypothesis of this study is that in the set of activities proposed, the apprehensions in geometry are integrated to visual perception capacities. It is a case study (LÜDKE; ANDRÉ, 2005), and the research subjects are 5th grade students in a municipal school in Meleiro, SC. It was conducted in two phases (Phase 1 and Phase 2). The data collection took place through observation, audio registration and document research. The set of geometric activities in Phase 2 was based on a pilot study (Phase 1) and the application of these activities took place with only one student. The analysis allowed observing that, in the set of activities proposed, apprehension in geometry can be integrated to visual perception capacities.FlorianópolisUniversidade Federal de Santa CatarinaPirola, Daiani Lodete2012-10-26T09:44:35Z2012-10-26T09:44:35Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 p.| il.application/pdf310076http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96199porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T18:52:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96199Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T18:52:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
title Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
spellingShingle Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
Pirola, Daiani Lodete
Educação
Geometria
Estudo e ensino
Percepção visual
title_short Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
title_full Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
title_fullStr Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
title_full_unstemmed Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
title_sort Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual
author Pirola, Daiani Lodete
author_facet Pirola, Daiani Lodete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirola, Daiani Lodete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Geometria
Estudo e ensino
Percepção visual
topic Educação
Geometria
Estudo e ensino
Percepção visual
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T09:44:35Z
2012-10-26T09:44:35Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 310076
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96199
identifier_str_mv 310076
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652261354635264