Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/547 |
Resumo: | Este trabalho analisa as propagandas de cerveja veiculadas em mídia impressa no período dos últimos 8 anos, em revistas de grande circulação, com grande parcela de leitores do sexo masculino, como Veja e Época, através da visão da Análise de Discursos. Compara as principais características desse tipo de anúncio e as diferenças de posicionamento entre as marcas concorrentes pesquisadas. Identifica os elementos da comunicação recorrentemente utilizados pelos anunciantes e busca revelar as intenções comerciais neles presentes. Estuda a linguagem utilizada nas veiculações, procurando encontrar os objetivos motivadores das escolhas de vocabulário, bem como o tipo de aproximação com o público. Analisa que características do público-alvo se pretende atingir e identifica quem é esse público-alvo, bem como os valores predominantes para ele. Define que posição, dentro do discurso, o emissor cria para si e em que posição tenta colocar seu receptor, e os meios textuais e gráficos/não-verbais que utiliza nessa tentativa de persuasão/sedução. Utiliza as técnicas da Análise de Discurso francesa para ler o subtexto das referidas publicações, identificando posições ideológicas de emissor e receptor através das escolhas semânticas feitas na produção dos textos. |
id |
UFRJ_f51351c2ee7fd4dbfafd830d4d23fe2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/547 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Dorneles, Victor Augusto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8346143179360768Pinto, Milton José2016-06-23T15:34:26Z2023-11-30T03:02:45Z2006-11-22DORNELES, Victor Augusto da Silva. Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo. 2006. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/547Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-06-22T15:03:24Z No. of bitstreams: 1 VDorneles.pdf: 1351017 bytes, checksum: c5466153421d7c71b924e5e063e09c91 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-23T15:34:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VDorneles.pdf: 1351017 bytes, checksum: c5466153421d7c71b924e5e063e09c91 (MD5) Previous issue date: 2006-11-22Este trabalho analisa as propagandas de cerveja veiculadas em mídia impressa no período dos últimos 8 anos, em revistas de grande circulação, com grande parcela de leitores do sexo masculino, como Veja e Época, através da visão da Análise de Discursos. Compara as principais características desse tipo de anúncio e as diferenças de posicionamento entre as marcas concorrentes pesquisadas. Identifica os elementos da comunicação recorrentemente utilizados pelos anunciantes e busca revelar as intenções comerciais neles presentes. Estuda a linguagem utilizada nas veiculações, procurando encontrar os objetivos motivadores das escolhas de vocabulário, bem como o tipo de aproximação com o público. Analisa que características do público-alvo se pretende atingir e identifica quem é esse público-alvo, bem como os valores predominantes para ele. Define que posição, dentro do discurso, o emissor cria para si e em que posição tenta colocar seu receptor, e os meios textuais e gráficos/não-verbais que utiliza nessa tentativa de persuasão/sedução. Utiliza as técnicas da Análise de Discurso francesa para ler o subtexto das referidas publicações, identificando posições ideológicas de emissor e receptor através das escolhas semânticas feitas na produção dos textos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAMídiaCervejaPropagandaPropagandas de cerveja: o discurso que não desce redondoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVDorneles.pdfVDorneles.pdfapplication/pdf1351017http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/547/1/VDorneles.pdfc5466153421d7c71b924e5e063e09c91MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/547/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTVDorneles.pdf.txtVDorneles.pdf.txtExtracted texttext/plain59276http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/547/3/VDorneles.pdf.txt78f8338304cc3479eb619ee5cf11049eMD5311422/5472023-11-30 00:02:45.39oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
title |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
spellingShingle |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo Dorneles, Victor Augusto da Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mídia Cerveja Propaganda |
title_short |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
title_full |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
title_fullStr |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
title_full_unstemmed |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
title_sort |
Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo |
author |
Dorneles, Victor Augusto da Silva |
author_facet |
Dorneles, Victor Augusto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8346143179360768 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorneles, Victor Augusto da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Milton José |
contributor_str_mv |
Pinto, Milton José |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Mídia Cerveja Propaganda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Cerveja Propaganda |
description |
Este trabalho analisa as propagandas de cerveja veiculadas em mídia impressa no período dos últimos 8 anos, em revistas de grande circulação, com grande parcela de leitores do sexo masculino, como Veja e Época, através da visão da Análise de Discursos. Compara as principais características desse tipo de anúncio e as diferenças de posicionamento entre as marcas concorrentes pesquisadas. Identifica os elementos da comunicação recorrentemente utilizados pelos anunciantes e busca revelar as intenções comerciais neles presentes. Estuda a linguagem utilizada nas veiculações, procurando encontrar os objetivos motivadores das escolhas de vocabulário, bem como o tipo de aproximação com o público. Analisa que características do público-alvo se pretende atingir e identifica quem é esse público-alvo, bem como os valores predominantes para ele. Define que posição, dentro do discurso, o emissor cria para si e em que posição tenta colocar seu receptor, e os meios textuais e gráficos/não-verbais que utiliza nessa tentativa de persuasão/sedução. Utiliza as técnicas da Análise de Discurso francesa para ler o subtexto das referidas publicações, identificando posições ideológicas de emissor e receptor através das escolhas semânticas feitas na produção dos textos. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-23T15:34:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DORNELES, Victor Augusto da Silva. Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo. 2006. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/547 |
identifier_str_mv |
DORNELES, Victor Augusto da Silva. Propagandas de cerveja: o discurso que não desce redondo. 2006. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/547/1/VDorneles.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/547/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/547/3/VDorneles.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5466153421d7c71b924e5e063e09c91 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 78f8338304cc3479eb619ee5cf11049e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097065138126848 |