A representatividade negra na educação: um caminho necessário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vitoria Rosa Andrade dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19451
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a representatividade negra influencia nos processos formativos de cada sujeito, seja por se fazer presente em suas trajetórias escolares, ou por sua ausência. A falta de representatividade negra nas escolas gera como consequência uma tardia identificação e pertencimento dessas pessoas dentro dos ambientes educacionais. É preciso seguir nas reformulações curriculares para que possamos, de forma democrática, oferecer diferentes referenciais para toda comunidade escolar.
id UFRJ_f73b4abe0466cac7e627a1c7868312d0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19451
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A representatividade negra na educação: um caminho necessárioEducaçãoNegrosRepresentatividadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a representatividade negra influencia nos processos formativos de cada sujeito, seja por se fazer presente em suas trajetórias escolares, ou por sua ausência. A falta de representatividade negra nas escolas gera como consequência uma tardia identificação e pertencimento dessas pessoas dentro dos ambientes educacionais. É preciso seguir nas reformulações curriculares para que possamos, de forma democrática, oferecer diferentes referenciais para toda comunidade escolar.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJPereira, Amilcar AraujoSantos, Vitoria Rosa Andrade dos2023-01-05T18:56:21Z2023-12-21T03:09:43Z2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Vitoria Rosa Andrade dos. A representatividade negra na educação: um caminho necessário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:43Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A representatividade negra na educação: um caminho necessário
title A representatividade negra na educação: um caminho necessário
spellingShingle A representatividade negra na educação: um caminho necessário
Santos, Vitoria Rosa Andrade dos
Educação
Negros
Representatividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A representatividade negra na educação: um caminho necessário
title_full A representatividade negra na educação: um caminho necessário
title_fullStr A representatividade negra na educação: um caminho necessário
title_full_unstemmed A representatividade negra na educação: um caminho necessário
title_sort A representatividade negra na educação: um caminho necessário
author Santos, Vitoria Rosa Andrade dos
author_facet Santos, Vitoria Rosa Andrade dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Amilcar Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vitoria Rosa Andrade dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Negros
Representatividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Negros
Representatividade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a representatividade negra influencia nos processos formativos de cada sujeito, seja por se fazer presente em suas trajetórias escolares, ou por sua ausência. A falta de representatividade negra nas escolas gera como consequência uma tardia identificação e pertencimento dessas pessoas dentro dos ambientes educacionais. É preciso seguir nas reformulações curriculares para que possamos, de forma democrática, oferecer diferentes referenciais para toda comunidade escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08
2023-01-05T18:56:21Z
2023-12-21T03:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Vitoria Rosa Andrade dos. A representatividade negra na educação: um caminho necessário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19451
identifier_str_mv SANTOS, Vitoria Rosa Andrade dos. A representatividade negra na educação: um caminho necessário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456039662780416