A representatividade negra na educação: um caminho necessário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19451 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a representatividade negra influencia nos processos formativos de cada sujeito, seja por se fazer presente em suas trajetórias escolares, ou por sua ausência. A falta de representatividade negra nas escolas gera como consequência uma tardia identificação e pertencimento dessas pessoas dentro dos ambientes educacionais. É preciso seguir nas reformulações curriculares para que possamos, de forma democrática, oferecer diferentes referenciais para toda comunidade escolar. |
id |
UFRJ_f73b4abe0466cac7e627a1c7868312d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19451 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A representatividade negra na educação: um caminho necessárioEducaçãoNegrosRepresentatividadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a representatividade negra influencia nos processos formativos de cada sujeito, seja por se fazer presente em suas trajetórias escolares, ou por sua ausência. A falta de representatividade negra nas escolas gera como consequência uma tardia identificação e pertencimento dessas pessoas dentro dos ambientes educacionais. É preciso seguir nas reformulações curriculares para que possamos, de forma democrática, oferecer diferentes referenciais para toda comunidade escolar.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJPereira, Amilcar AraujoSantos, Vitoria Rosa Andrade dos2023-01-05T18:56:21Z2023-12-21T03:09:43Z2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Vitoria Rosa Andrade dos. A representatividade negra na educação: um caminho necessário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:43Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
title |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
spellingShingle |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário Santos, Vitoria Rosa Andrade dos Educação Negros Representatividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
title_full |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
title_fullStr |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
title_full_unstemmed |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
title_sort |
A representatividade negra na educação: um caminho necessário |
author |
Santos, Vitoria Rosa Andrade dos |
author_facet |
Santos, Vitoria Rosa Andrade dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Amilcar Araujo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vitoria Rosa Andrade dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Negros Representatividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Negros Representatividade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho tem como objetivo mostrar o quanto a representatividade negra influencia nos processos formativos de cada sujeito, seja por se fazer presente em suas trajetórias escolares, ou por sua ausência. A falta de representatividade negra nas escolas gera como consequência uma tardia identificação e pertencimento dessas pessoas dentro dos ambientes educacionais. É preciso seguir nas reformulações curriculares para que possamos, de forma democrática, oferecer diferentes referenciais para toda comunidade escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-08 2023-01-05T18:56:21Z 2023-12-21T03:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Vitoria Rosa Andrade dos. A representatividade negra na educação: um caminho necessário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19451 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Vitoria Rosa Andrade dos. A representatividade negra na educação: um caminho necessário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456039662780416 |