A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16811 |
Resumo: | Ao longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem. |
id |
UFRJ_f746a3af54e8f23137c56d4d609d7428 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16811 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciênciasExperimentaçãoEnsino e aprendizagemEnsino médioCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALAo longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJMedeiros, Leticia Piedade dehttp://lattes.cnpq.br/8217434026796724Domingues, Carolina Salleshttp://lattes.cnpq.br/7536652094424249Lopes, LeilianeDomingues, CarolinaSantos, Geciane Aparecida Rosa dos2022-05-09T19:30:06Z2023-12-21T03:02:28Z2016-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/16811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
title |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
spellingShingle |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências Santos, Geciane Aparecida Rosa dos Experimentação Ensino e aprendizagem Ensino médio CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
title_full |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
title_fullStr |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
title_sort |
A importância do uso de experimentos no ensino de ciências |
author |
Santos, Geciane Aparecida Rosa dos |
author_facet |
Santos, Geciane Aparecida Rosa dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Leticia Piedade de http://lattes.cnpq.br/8217434026796724 Domingues, Carolina Salles http://lattes.cnpq.br/7536652094424249 Lopes, Leiliane Domingues, Carolina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Geciane Aparecida Rosa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Ensino e aprendizagem Ensino médio CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Experimentação Ensino e aprendizagem Ensino médio CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
Ao longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-10 2022-05-09T19:30:06Z 2023-12-21T03:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/16811 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456027860008960 |