A importância do uso de experimentos no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Geciane Aparecida Rosa dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16811
Resumo: Ao longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem.
id UFRJ_f746a3af54e8f23137c56d4d609d7428
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16811
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A importância do uso de experimentos no ensino de ciênciasExperimentaçãoEnsino e aprendizagemEnsino médioCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALAo longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJMedeiros, Leticia Piedade dehttp://lattes.cnpq.br/8217434026796724Domingues, Carolina Salleshttp://lattes.cnpq.br/7536652094424249Lopes, LeilianeDomingues, CarolinaSantos, Geciane Aparecida Rosa dos2022-05-09T19:30:06Z2023-12-21T03:02:28Z2016-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/16811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
title A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
spellingShingle A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
Santos, Geciane Aparecida Rosa dos
Experimentação
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
title_full A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
title_fullStr A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
title_full_unstemmed A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
title_sort A importância do uso de experimentos no ensino de ciências
author Santos, Geciane Aparecida Rosa dos
author_facet Santos, Geciane Aparecida Rosa dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Leticia Piedade de
http://lattes.cnpq.br/8217434026796724
Domingues, Carolina Salles
http://lattes.cnpq.br/7536652094424249
Lopes, Leiliane
Domingues, Carolina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Geciane Aparecida Rosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Experimentação
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description Ao longo dos anos o Ensino de Ciências passou por diversas mudanças com o intuito de elevar a qualidade do ensino e tornar o aprendizado mais prazeroso para os alunos. A utilização de atividades experimentais no Ensino de Ciências é uma alternativa significativamente reconhecida como aliada dos docentes na construção do conhecimento. Este trabalho discorre sobre o papel dessas atividades no Ensino de Ciências, ancorado no referencial teórico e em pesquisa exploratória com discentes do ensino fundamental, com o objetivo de averiguar a relevância da utilização dessa ferramenta didática para a construção do conhecimento. De acordo com os autores a utilização de Experimentos no Ensino de Ciências propicia uma aprendizagem significativa, pois requer a participação do aluno valorizando seu conhecimento empírico e destacando aspectos do cotidiano com a nova informação, pois seus conhecimentos prévios é que direcionam o processo de aprendizagem. Através dos resultados da pesquisa pode-se perceber que os alunos são muito suscetíveis à prática de atividades experimentais, que não se traduz na única, mas numa importante ferramenta didática que corrobora com o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-10
2022-05-09T19:30:06Z
2023-12-21T03:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/16811
identifier_str_mv SANTOS, Geciane Aparecida Rosa dos. importância do uso de experimentos no ensino de ciências. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/16811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456027860008960