Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19447 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades. |
id |
UFRJ_f7f59f3966c9595ca48d45657aa88b91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19447 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de JaneiroEducação infantilPedagogiaLiteraturaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCastro, Marcelo Macedo Corrêa eCerdas, LucieneBaroni, Patrícia RaquelCavalcante, Thainara Andrade2023-01-05T17:51:11Z2023-12-21T03:09:43Z2022-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:43Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
title |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro Cavalcante, Thainara Andrade Educação infantil Pedagogia Literatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_full |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro |
author |
Cavalcante, Thainara Andrade |
author_facet |
Cavalcante, Thainara Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e Cerdas, Luciene Baroni, Patrícia Raquel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Thainara Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pedagogia Literatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Pedagogia Literatura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-21 2023-01-05T17:51:11Z 2023-12-21T03:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19447 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456039661731840 |