Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Thainara Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19447
Resumo: Este trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades.
id UFRJ_f7f59f3966c9595ca48d45657aa88b91
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19447
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de JaneiroEducação infantilPedagogiaLiteraturaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCastro, Marcelo Macedo Corrêa eCerdas, LucieneBaroni, Patrícia RaquelCavalcante, Thainara Andrade2023-01-05T17:51:11Z2023-12-21T03:09:43Z2022-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:43Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19447Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
title Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
spellingShingle Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
Cavalcante, Thainara Andrade
Educação infantil
Pedagogia
Literatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
title_full Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
title_fullStr Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
title_sort Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro
author Cavalcante, Thainara Andrade
author_facet Cavalcante, Thainara Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Cerdas, Luciene
Baroni, Patrícia Raquel
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Thainara Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pedagogia
Literatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Pedagogia
Literatura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho tem como objeto as práticas literárias em sala de aula de uma professora que contribuem com a formação da identidade de seus alunos da educação infantil. A observação e a análise se deram através de relatos da professora atuante da Secretaria Municipal de Educação - SME do Rio de Janeiro, questionário realizado com as famílias que aceitaram participar do projeto e minha vivência na sala de aula de alunos com 3 e 4 anos, por um período de 6 meses com esta professora. O objetivo desta pesquisa é mostrar que é possível formar alunos na educação infantil que saibam se reconhecer individualmente e em sociedade. Este estudo traz as práticas da professora que contribuem para tal resultado e analisa como seu método de trabalhar a literatura com seus alunos ultrapassa a conhecida “contação de histórias” e contribui para a formação de suas identidades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
2023-01-05T17:51:11Z
2023-12-21T03:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19447
identifier_str_mv CAVALCANTE, Thainara Andrade. Literatura na educação infantil: práticas de uma docente da rede municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456039661731840