Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diorio, Tatiele Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17322
Resumo: O tema deste trabalho é a relação dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com a produção do trabalho de monografia. Tem como principal objetivo, investigar, a partir da visão dos professores, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção de suas monografias – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso, mas que tem retido muitos alunos. Busca colaborar com a discussão acadêmica e com o desenvolvimento de políticas institucionais que visem à elaboração e execução de estratégias e práticas para se evitar a evasão e retenção de estudantes, melhorando os índices de permanência e conclusão no curso. Para empreender esta pesquisa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com docentes do curso em análise. Paralelamente às entrevistas, foi realizada uma análise de dados quantitativos sobre o fluxo dos estudantes no curso em foco nos últimos anos. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base nos estudos de Alain Coulon (1998) e Gabriela Honorato & Rosana Heringer (2015), que ampliaram a compreensão sobre as dificuldades que os estudantes encontram para seu ingresso e “permanência efetiva” na universidade do ponto de vista das “dimensões culturais” e da necessidade do desenvolvimento de uma “pedagogia da afiliação”. As entrevistas apontam para as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção do trabalho monográfico: a escrita acadêmica e o domínio dos métodos e saberes que auxiliam na elaboração de uma pesquisa científica.
id UFRJ_fb89a89136bf39a55d75064e9a84a0a4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17322
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJEscritaEnsino superiorPedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALO tema deste trabalho é a relação dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com a produção do trabalho de monografia. Tem como principal objetivo, investigar, a partir da visão dos professores, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção de suas monografias – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso, mas que tem retido muitos alunos. Busca colaborar com a discussão acadêmica e com o desenvolvimento de políticas institucionais que visem à elaboração e execução de estratégias e práticas para se evitar a evasão e retenção de estudantes, melhorando os índices de permanência e conclusão no curso. Para empreender esta pesquisa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com docentes do curso em análise. Paralelamente às entrevistas, foi realizada uma análise de dados quantitativos sobre o fluxo dos estudantes no curso em foco nos últimos anos. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base nos estudos de Alain Coulon (1998) e Gabriela Honorato & Rosana Heringer (2015), que ampliaram a compreensão sobre as dificuldades que os estudantes encontram para seu ingresso e “permanência efetiva” na universidade do ponto de vista das “dimensões culturais” e da necessidade do desenvolvimento de uma “pedagogia da afiliação”. As entrevistas apontam para as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção do trabalho monográfico: a escrita acadêmica e o domínio dos métodos e saberes que auxiliam na elaboração de uma pesquisa científica.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJHonorato, Gabriela de SouzaXavier, Giseli Pereli de MouraHouri, Mônica de SouzaBorges, Eduardo Hernique NarcisoDiorio, Tatiele Almeida2022-06-20T19:22:53Z2023-12-21T03:08:58Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDIORIO, Tatiele Almeida. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/17322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17322Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
title Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
spellingShingle Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
Diorio, Tatiele Almeida
Escrita
Ensino superior
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
title_short Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
title_full Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
title_fullStr Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
title_full_unstemmed Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
title_sort Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de pedagogia da UFRJ
author Diorio, Tatiele Almeida
author_facet Diorio, Tatiele Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Honorato, Gabriela de Souza
Xavier, Giseli Pereli de Moura
Houri, Mônica de Souza
Borges, Eduardo Hernique Narciso
dc.contributor.author.fl_str_mv Diorio, Tatiele Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ensino superior
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
topic Escrita
Ensino superior
Pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description O tema deste trabalho é a relação dos alunos do curso de Pedagogia da UFRJ com a produção do trabalho de monografia. Tem como principal objetivo, investigar, a partir da visão dos professores, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção de suas monografias – requisito parcial e obrigatório para conclusão do curso, mas que tem retido muitos alunos. Busca colaborar com a discussão acadêmica e com o desenvolvimento de políticas institucionais que visem à elaboração e execução de estratégias e práticas para se evitar a evasão e retenção de estudantes, melhorando os índices de permanência e conclusão no curso. Para empreender esta pesquisa, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com docentes do curso em análise. Paralelamente às entrevistas, foi realizada uma análise de dados quantitativos sobre o fluxo dos estudantes no curso em foco nos últimos anos. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base nos estudos de Alain Coulon (1998) e Gabriela Honorato & Rosana Heringer (2015), que ampliaram a compreensão sobre as dificuldades que os estudantes encontram para seu ingresso e “permanência efetiva” na universidade do ponto de vista das “dimensões culturais” e da necessidade do desenvolvimento de uma “pedagogia da afiliação”. As entrevistas apontam para as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ durante o processo de construção do trabalho monográfico: a escrita acadêmica e o domínio dos métodos e saberes que auxiliam na elaboração de uma pesquisa científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
2022-06-20T19:22:53Z
2023-12-21T03:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIORIO, Tatiele Almeida. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/17322
identifier_str_mv DIORIO, Tatiele Almeida. Desafios na construção do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/17322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456030276976640