“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriane Soares dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12719
Resumo: A presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade.
id UFRJ_fbc43ca66a5a32da2b4a0b8fd1f98df2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12719
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantilEducação infantilCorporeidadeLinguagem corporalCriançasCuidadosEducadoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeiseGuimarães, Daniela de OliveiraBocchetti, AndréSantos, Adriane Soares dos2020-07-13T22:10:04Z2023-12-21T03:01:10Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12719Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
title “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
spellingShingle “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
Santos, Adriane Soares dos
Educação infantil
Corporeidade
Linguagem corporal
Crianças
Cuidados
Educadores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
title_full “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
title_fullStr “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
title_full_unstemmed “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
title_sort “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
author Santos, Adriane Soares dos
author_facet Santos, Adriane Soares dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arenhart, Deise
Guimarães, Daniela de Oliveira
Bocchetti, André
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriane Soares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Corporeidade
Linguagem corporal
Crianças
Cuidados
Educadores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação infantil
Corporeidade
Linguagem corporal
Crianças
Cuidados
Educadores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2020-07-13T22:10:04Z
2023-12-21T03:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12719
identifier_str_mv SANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456008822063104