“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12719 |
Resumo: | A presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade. |
id |
UFRJ_fbc43ca66a5a32da2b4a0b8fd1f98df2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12719 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantilEducação infantilCorporeidadeLinguagem corporalCriançasCuidadosEducadoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJArenhart, DeiseGuimarães, Daniela de OliveiraBocchetti, AndréSantos, Adriane Soares dos2020-07-13T22:10:04Z2023-12-21T03:01:10Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12719Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
title |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
spellingShingle |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil Santos, Adriane Soares dos Educação infantil Corporeidade Linguagem corporal Crianças Cuidados Educadores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
title_full |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
title_fullStr |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
title_full_unstemmed |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
title_sort |
“Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil |
author |
Santos, Adriane Soares dos |
author_facet |
Santos, Adriane Soares dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arenhart, Deise Guimarães, Daniela de Oliveira Bocchetti, André |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriane Soares dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Corporeidade Linguagem corporal Crianças Cuidados Educadores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Corporeidade Linguagem corporal Crianças Cuidados Educadores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente monografia consiste em um estudo qualitativo que busca refletir sobre as relações corporais que acontecem entre os sujeitos crianças e adultos educadores na educação infantil, a partir de observações realizadas com um grupo de crianças de 2 anos e seus educadores na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ). Nessa direção para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Foucault, Tiriba, Le Breton, Guimarães, Ogêda, Arenhart, Sayão, entre outros que abordam questões pertinentes ao tema no que tange a relação entre corpo, corporeidade e educação. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e registro em caderno de campo do contato entre crianças e educadores no período correspondente a 2018.2. Outro instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista semi-estruturada com as educadoras do grupo pesquisado, assim como a utilização da fotografia. No decorrer da pesquisa ao olharmos de forma atenta para as relações corporais no grupo de 2 anos percebemos que elas se desenvolvem a partir de 3 movimentos relacionais: o movimento criança-criança na qual a dimensão do afeto, cuidado, força e poder se destacam; o movimento criança-adulto em que sublinhamos a dimensão do afeto, da confiança e da transgressão; e o movimento relacional adulto-criança no qual ressaltamos a dimensão do afeto, cuidado, poder e controle. Além disso, se destacou no percurso investigativo, as relações corporais das crianças com os espaços e a natureza. Ao final do estudo concluímos pontuando a importância de uma formação docente que valorize as questões corporais, sendo de extrema importância que os educadores conheçam e explorem seus próprios corpos, compreendendo seus limites para que assim possam estar com seus corpos disponíveis para as crianças e as trocas e descobertas cotidianas que emanam na Educação Infantil. Compreendemos no estudo que o corpo é o meio pelo qual descobrimos o mundo, o corpo é potência e ânsia por experiências e vivências, sendo necessário ser visto e valorizado como ele é, em sua multiplicidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2020-07-13T22:10:04Z 2023-12-21T03:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12719 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adriane Soares dos. “Cuidado com o seu corpo e com o corpo do seu amigo”: as relações corporais na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008822063104 |