Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Fernando Melo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cosme, Tainá Alborghetti
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17732
Resumo: A tecnologia de produção de combustíveis sintéticos vem sendo estudada como forma de conseguir combustíveis mais limpos, que atendam à demanda ambiental crescente e que diminuam a dependência dos combustíveis provenientes do petróleo. A tecnologia Gas-To- Liquid (GTL) envolve um conjunto de processos que levam à transformação química do gás natural em combustíveis líquidos isentos de enxofre. No presente trabalho foi realizada uma revisão dos processos envolvidos pela tecnologia GTL e então foi proposta melhor a rota tecnológica. O óleo cru formado pela tecnologia GTL é uma mistura de hidrocarbonetos, que sem o devido processamento tem pouquíssimas aplicações. Para que o potencial energético desse óleo seja aproveitado ao máximo e as frações sejam obtidas, ele deve ser submetido a um processo de separação. Aqui foi estudado a separação do óleo obtido pela tecnologia GTL em suas frações básicas (leves, nafta, querosene, diesel e resíduo), através de uma coluna de destilação atmosférica. De acordo com a importância do processo de separação, um estudo foi realizado para avaliar as condições desse processo e a influência de algumas variáveis de processo sobre os parâmetros de diâmetro e custo da coluna e cargas térmicas (relativas ao refervedor e condensador). As simulações computacionais foram realizadas através do simulador comercial UNISIM. E ainda, para facilitar os cálculos e automatizar as simulações, foi introduzida uma ferramenta de comunicação UNISIM-Excel. A análise dos resultados das simulações permitiu verificar quais as variáveis que mais afetam os parâmetros de avaliação e possibilitou propor qual seria a melhor configuração dentre as estudadas.
id UFRJ_fc7351fc7d9eefedf34415d3a69be3b7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17732
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Coutinho, Fernando MeloCosme, Tainá Alborghettihttp://lattes.cnpq.br/9251265662493279http://lattes.cnpq.br/3236872409209216Perlingeiro, Carlos Augusto GuimarãesVaz Júnior, Carlos Andréhttp://lattes.cnpq.br/1862808949097711Hermes, Carlos Henrique Montenegro FonsecaSilva, Sílvia Maria Cruzeiro da2022-07-19T17:03:47Z2023-11-30T03:05:02Z2009-12http://hdl.handle.net/11422/17732Submitted by Adriana Emerich (adriana@eq.ufrj.br) on 2022-07-19T17:03:47Z No. of bitstreams: 1 FCoutinho_compressed.pdf: 716040 bytes, checksum: 4128922cf94ff9b106de1080557753e2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-19T17:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FCoutinho_compressed.pdf: 716040 bytes, checksum: 4128922cf94ff9b106de1080557753e2 (MD5) Previous issue date: 2009-12A tecnologia de produção de combustíveis sintéticos vem sendo estudada como forma de conseguir combustíveis mais limpos, que atendam à demanda ambiental crescente e que diminuam a dependência dos combustíveis provenientes do petróleo. A tecnologia Gas-To- Liquid (GTL) envolve um conjunto de processos que levam à transformação química do gás natural em combustíveis líquidos isentos de enxofre. No presente trabalho foi realizada uma revisão dos processos envolvidos pela tecnologia GTL e então foi proposta melhor a rota tecnológica. O óleo cru formado pela tecnologia GTL é uma mistura de hidrocarbonetos, que sem o devido processamento tem pouquíssimas aplicações. Para que o potencial energético desse óleo seja aproveitado ao máximo e as frações sejam obtidas, ele deve ser submetido a um processo de separação. Aqui foi estudado a separação do óleo obtido pela tecnologia GTL em suas frações básicas (leves, nafta, querosene, diesel e resíduo), através de uma coluna de destilação atmosférica. De acordo com a importância do processo de separação, um estudo foi realizado para avaliar as condições desse processo e a influência de algumas variáveis de processo sobre os parâmetros de diâmetro e custo da coluna e cargas térmicas (relativas ao refervedor e condensador). As simulações computacionais foram realizadas através do simulador comercial UNISIM. E ainda, para facilitar os cálculos e automatizar as simulações, foi introduzida uma ferramenta de comunicação UNISIM-Excel. A análise dos resultados das simulações permitiu verificar quais as variáveis que mais afetam os parâmetros de avaliação e possibilitou propor qual seria a melhor configuração dentre as estudadas.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de QuímicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURACNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOSGás NaturalDestilaçãoCombustíveis líquidosIndústria petroquímicaEstudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTLinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17732/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALFCoutinho_compressed.pdfFCoutinho_compressed.pdfapplication/pdf716040http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17732/1/FCoutinho_compressed.pdf4128922cf94ff9b106de1080557753e2MD5111422/177322023-11-30 00:05:02.195oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
title Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
spellingShingle Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
Coutinho, Fernando Melo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Gás Natural
Destilação
Combustíveis líquidos
Indústria petroquímica
title_short Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
title_full Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
title_fullStr Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
title_full_unstemmed Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
title_sort Estudo da obtenção e separação do diesel pela tecnologia GTL
author Coutinho, Fernando Melo
author_facet Coutinho, Fernando Melo
Cosme, Tainá Alborghetti
author_role author
author2 Cosme, Tainá Alborghetti
author2_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9251265662493279
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3236872409209216
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Fernando Melo
Cosme, Tainá Alborghetti
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Perlingeiro, Carlos Augusto Guimarães
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vaz Júnior, Carlos André
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1862808949097711
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Hermes, Carlos Henrique Montenegro Fonseca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Sílvia Maria Cruzeiro da
contributor_str_mv Perlingeiro, Carlos Augusto Guimarães
Vaz Júnior, Carlos André
Hermes, Carlos Henrique Montenegro Fonseca
Silva, Sílvia Maria Cruzeiro da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Gás Natural
Destilação
Combustíveis líquidos
Indústria petroquímica
dc.subject.por.fl_str_mv Gás Natural
Destilação
Combustíveis líquidos
Indústria petroquímica
description A tecnologia de produção de combustíveis sintéticos vem sendo estudada como forma de conseguir combustíveis mais limpos, que atendam à demanda ambiental crescente e que diminuam a dependência dos combustíveis provenientes do petróleo. A tecnologia Gas-To- Liquid (GTL) envolve um conjunto de processos que levam à transformação química do gás natural em combustíveis líquidos isentos de enxofre. No presente trabalho foi realizada uma revisão dos processos envolvidos pela tecnologia GTL e então foi proposta melhor a rota tecnológica. O óleo cru formado pela tecnologia GTL é uma mistura de hidrocarbonetos, que sem o devido processamento tem pouquíssimas aplicações. Para que o potencial energético desse óleo seja aproveitado ao máximo e as frações sejam obtidas, ele deve ser submetido a um processo de separação. Aqui foi estudado a separação do óleo obtido pela tecnologia GTL em suas frações básicas (leves, nafta, querosene, diesel e resíduo), através de uma coluna de destilação atmosférica. De acordo com a importância do processo de separação, um estudo foi realizado para avaliar as condições desse processo e a influência de algumas variáveis de processo sobre os parâmetros de diâmetro e custo da coluna e cargas térmicas (relativas ao refervedor e condensador). As simulações computacionais foram realizadas através do simulador comercial UNISIM. E ainda, para facilitar os cálculos e automatizar as simulações, foi introduzida uma ferramenta de comunicação UNISIM-Excel. A análise dos resultados das simulações permitiu verificar quais as variáveis que mais afetam os parâmetros de avaliação e possibilitou propor qual seria a melhor configuração dentre as estudadas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-19T17:03:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/17732
url http://hdl.handle.net/11422/17732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17732/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/17732/1/FCoutinho_compressed.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
4128922cf94ff9b106de1080557753e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097257023340544