Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17139 |
Resumo: | A área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação. |
id |
UFRJ_fd40d9fdfcf4a8ab3afd2d5526db0e60 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17139 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivasEducação corporativaPedagogosFormação e capacitação de recursos humanosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEA área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJAmaral, Daniela Patti doMoehlecke, SabrinaSouza, Marta Lima deOliveira, Gabriela Ribeiro de2022-06-10T20:16:07Z2023-12-21T03:08:53Z2022-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/17139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17139Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
title |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
spellingShingle |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas Oliveira, Gabriela Ribeiro de Educação corporativa Pedagogos Formação e capacitação de recursos humanos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
title_short |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
title_full |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
title_fullStr |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
title_sort |
Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas |
author |
Oliveira, Gabriela Ribeiro de |
author_facet |
Oliveira, Gabriela Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Daniela Patti do Moehlecke, Sabrina Souza, Marta Lima de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gabriela Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação corporativa Pedagogos Formação e capacitação de recursos humanos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
topic |
Educação corporativa Pedagogos Formação e capacitação de recursos humanos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE |
description |
A área de pedagogia corporativa é um campo considerado relativamente novo seja no debate teórico seja na prática da formação universitária. Esta monografia teve como problema discorrer sobre a atuação do profissional de pedagogia em ambientes corporativos, seus limites e possibilidades e buscou esclarecer e mostrar a atuação do pedagogo em empresas, em específico na Transpetro. Buscou-se mostrar que o papel do pedagogo ultrapassa os limites do muro da escola e se faz muito importante dentro de uma organização empresarial. A metodologia se deu através de análise documental, análise bibliográfica e entrevistas realizadas com duas pedagogas atuantes na Transpetro. Em relação à atuação em ambientes corporativos, acreditamos que o Pedagogo tem um papel essencial e de grande responsabilidade no sentido de transformação de pessoas e, consequentemente do ambiente em que estão inseridos. Consideramos que o Pedagogo possui grandes possibilidades de atuação nas empresas, trabalhando em conjunto com outros profissionais, possibilitando que o processo de desenvolvimento e treinamento de pessoas tragam melhores resultados. É notório o diferencial que o Pedagogo traz para as organizações empresariais por oportunizar propostas educativas que vão ao/de encontro aos fundamentos e propósitos das empresas, valorizando as pessoas e a aquisição de novas aprendizagens. Seu papel, portanto, está ligado às ações que contemplem a aprendizagem, com o objetivo de alinhar os talentos dos colaboradores com as estratégias das empresas. O que se pode pontuar é que, em decorrência da sua formação, de seus saberes específicos, voltados para a formação dos sujeitos, para humanização e a emancipação do homem, o pedagogo tem condições de atuar com competência em uma empresa. Por mais que não tenha uma definição exata das atribuições de um pedagogo na empresa, existem várias possibilidades de atuação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-10T20:16:07Z 2022-01-06 2023-12-21T03:08:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/17139 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Gabriela Ribeiro de. Atuação do profissional da pedagogia em espaços corporativos: limites e perspectivas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456029877469184 |